Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: Como Engenheiro Eletricista Sênior, gerenciei e coordenei equipes de construção, instalações, melhorias contínuas e manutenção de sistemas prediais e industriais( facilities), destacando implantação, operacionalização e manutenção dos sistemas de geração de energia elétrica principal e emergencial até 2500KVAs(GN), em regime de autoprodução de energia elétrica; sistema central(até 1200TRs) de climatização em termoacumulação( aumento de eficiência energética – até 5000TRs); sistema de aproveitamento energético solar conjugado a sistema de caldeiras; reformulação de sistema de suprimento energético AC/DC e climatização para Data Center; revisão e integração de automação( supervisório/operacional); entre outros sistemas prediais, supervisionando equipes próprias e coordenando equipes de empresas contratadas, com foco em controle de indicadores de desempenho, com aumento de disponibilidades e redução de custos operacionais.

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileira
Data de Nascimento:
(48 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Copacacabana
Cidade:
Rio de Janeiro - RJ
País:
Brasil
CEP:
22050001

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
Não informado
Trabalha Atualmente:
sim

Experiências Profissionais

Supervisor Regional de Manutenção e Facilities (2018 - 2019)

Cargo:
Supervisor Regional de Manutenção e Facilities
Período:
até
Área de Atuação:
Engenharia Elétrica/ Eletrônica (Engenharia)
Nível Hierárquico:
Superv. / Chefe (Informática)
Empresa:
Confidencial
Segmento:
Energia Elétrica
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Gestão e coordenação técnica de 5 unidades prediais hospitalares e clínicas quanto a operação, manutenção e ano de melhoria continuada com levantamentos técnicos de necessidades de investimentos e melhorias/retrofit nos sistemas prediais de subestações, quadros elétricos, distribuição de energia elétrica, Sistema de geração de energia elétrica( GMG), aterramento elétrico, SPDA, sistema de NO BREAK e quadros

de energia estabilizada, sistema de alarme e detecção de incêndio( SDAI), Sistema de captação de águas pluviais e tratamento de reuso, central de água gelada e equipamentos de climatização. Implantação de sistema de manutenção predial com base no plano matriz em todos sistemas.

Coordenação de Manutenção e Engenharia (2015 - 2017)

Cargo:
Coordenação de Manutenção e Engenharia
Período:
até
Área de Atuação:
Técnica (Técnica)
Nível Hierárquico:
Supervisão / Chefia (Profissional)
Empresa:
Confidencial
Segmento:
Prestação de Serviços a Comunidade
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: SESC RJ / DN / ESEM COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA/ MANUTENÇÃO - desde Mar/2016 Coordenação de manutenção e projetos de melhorias em sistemas operacionais da Escola Sesc - ESEM, em autoprodução de energia elétrica com gerador CAT **** ****Kva's; implantação operacional de termoacumulação de água gelada para climatização central, com TAG de 5000TR's e 3 resfriadores chillers de 256TR's e redução de conta de consumo em cerca de 20%. Implantação de detalhamentos técnicos para melhoria funcional de equipamentos( motores, bombas, caldeiras, painéis elétricos de baixa e média tensões, No Breaks APC de 80KVAs do Data Center), e implantação parcial de plano de manutenção preventiva dos principais equipamentos. Apoio técnico para a implantação de sistema de gestão predial para todos os sistemas operacionais para supervisão e controle de facilidades. Foco em controle de indicadores de performance, com melhoria de disponibilidade, redução de consumo dos insumos energia elétrica, gás natural e água, e redução dos custos operacionais.

SESC RJ COORDENADOR DE MANUTENÇÃO - Abril/2015 a Mar/2016 Gerenciamento e coordenação de todo plano de manutenção de 23 unidades prediais, fazendo gestão com uma equipe de base técnica com 4 engenheiros, 12 técnicos e 140 prossionais executores( orgânicos)

distribuídos em todas as unidades prediais, com programações de manutenções corretivas e preventivas, em todas as áreas prediais( elétrica, hidráulica, civil, dados, telefonia, CFTV), e por gestão de serviços contratados para geradores, No Breaks, Elevadores, plataformas elevatórias, Centrais de refrigeração( água / ar). Toda gestão com foco em indicadores de tempo de atendimento, disponibilidade operacional, tempo médio entre falhas, e redução do índice de retrabalho

Gestor de Ativos (2011 - 2013)

Cargo:
Gestor de Ativos
Período:
até
Área de Atuação:
Engenharia Civil/Construção Civil (Engenharia)
Nível Hierárquico:
Superv. / Chefe (Informática)
Empresa:
Confidencial
Segmento:
Construção Civil
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Gestão de serviços de manutenção predial( gestão operacional das instalações), vigilância, limpeza, transporte( viário e aquático), conservação e paisagismo, no complexo de condomínios da Peninsula e Rio 2, nas instalações elétricas e geração de energia elétrica em auto-produção e de emergência, civil, ar condicionado central, No Breaks( Data Center) e especiais.

Assessoramento técnico e coordenação de melhoria e ampliação das instalações das unidades residenciais e comerciais( prediais).


Outras Experiências Profissionais

Gerenciamento de todas as atividades de facilities em prédios da VALE no RJ, envolvendo manutenção predial( gestão de preventivas e corretivas) e novas instalações prediais, serviços de portarias, estacionamento, limpeza. Elaboração e aplicação do plano matriz de manutenção preventiva e melhorias do sistemas prediais( elevadores, geradores, no breaks, bus way, e instalações gerais).

• Coordenei elaboração de projetos de infraestrutura para templos religiosos para 3000 pessoas, desde a subestação; sala de geradores( autoprodução c/ paralelismo) e distribuição elétrica convencional e estabilizada( retificadores de energia ), assim como, todo sistema de para-raios( SPDA); Supervisionei toda os processos de implantação junto às subcontratadas e coordenei, em co-responsabilidade, o plano de manutenção matriz anual da planta existente na parte elétrica( preventivo e preditivo).

•Responsável pela elaboração de projetos de infraestrutura elétrica em baixa tensão para Estações de Rádio Base( ERB´s) de telefonia celular, desde sistemas de distribuição aérea e/ou subterrânea; proteções até sistemas de proteção de descargas atmosféricas em prédios ou em construções típicas em terrenos. Além disso, reponsável pela implantação, fiscalização e coordenação de equipes técnicas de instalação e subcontratados. Suporte na implantação dos serviços de ordem civil( construções). Responsável técnico de engenharia elétrica( eletrotécnica) e telecomunicações junto ao CREA-RJ. Procurador técnico da empresa Telefônica Celular.

•Gerenciei e coordenei pessoal/equipes (próprias e subcontratadas) na execução de obras de infra-estrutura (civil e elétrica); instalação de fontes retificadoras; bancos de baterias, equipamentos de ar condicionado ( tipo WALLMONTED); sistema de alarme e detecção de incêndio( e infraestruturas correlatas) e manutenção de equipamentos de infraestrutura em Estações de Rádio Base (ERB’s), segundo o cronograma anual de serviços da Telefonia Celular (plano de metas ANATEL);

•Elaborei projetos de malhas de aterramento elétrico e de distribuição/proteção de energia elétrica (baixa e média tensões) em ERB’s, atendendo ao Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA) e ao fornecimento de energia junto às concessionárias de energia, para Estações de Telefonia Móvel (VIVO CELULAR);

Elaborei Diagnósticos Energéticos e implantação de Programas de Conservação de Energia em estabelecimentos industriais; comerciais e residenciais no Estado do Rio de Janeiro, objetivando a racionalização do uso de energia elétrica e a redução dos custos deste insumo nas instalações destas classes de consumidores que variam em torno de 30 a 40% de economia;

Gerenciei e supervisionei pessoal/equipes (contratadas) na operacionalização e manutenção (preventiva e corretiva) de equipamentos da planta externa de telefonia fixa na cidade do Rio de Janeiro (TELEMAR S/A), priorizando investimentos e execuções de acordo com indicadores locais de prestação de serviços (ANATEL), melhorando-os em cerca de 20% em cerca de1 ano (agilidade de novas instalações, tempo de reparo, quantidade de reparo e reclamações junto a ANATEL); estratificação de ofensores e acompanhamento do plano de serviços de melhorias (qualidade total).


Formação Acadêmica

Engenharia e Gerenciamento de Manutenção

Curso:
Engenharia e Gerenciamento de Manutenção
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Universidade Candido Mendes - Ucam
Período:
até

Engenharia Elétrica - Habilitação Industrial em Eletrotécnica

Curso:
Engenharia Elétrica - Habilitação Industrial em Eletrotécnica
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Cefet - RJ
Período:
até

Técnico em Eletrotécnica

Curso:
Técnico em Eletrotécnica
Nível do Curso:
2º Grau / Técnico
Instituição:
Cefet -RJ
Período:
até

Outros Cursos

• Curso de Operação e supervisão de serviços de manutenção de redes externas e Liderança – TELEMAR S/A

• Curso de Operação de sistemas principais e auxiliares de geração de energia elétrica – FURNAS S/A

* Certidões de Acervos Técnicos com averbação de atestados de capacidade técnica junto ao CREA-RJ, em projetos, instalações e manutenção de sistemas prediais, Estações de telefonias e sistemas de iluminação pública.

* Vistos adicionais nos CREA-SP e CREA-ES.

• Curso de manutenção de transformadores de potência - LIGHT S/A.

. GESTÃO ENERGÉTICA E HÍDRICA - CONSTRUÇÕES E MANUTENÇÃO – SUSTENTABILIDADE – SESC RJ ( 2015)

• Curso de WINDOWS; WORD; EXCEL; POWER POINT . e TECAT IV – CEFET/RJ


Conhecimentos Gerais

Como Engenheiro Eletricista Sênior, gerenciei e coordenei equipes próprias subcontratadas de até 140 profissionais em construções, instalações e manutenção de sistemas prediais e industriais( facilities), destacando implantação, operacionalização e manutenção dos sistemas de geração de energia elétrica principal e emergencial, com regime de autoprodução, e sistema central de climatização em termoacumulação( aumento de eficiência energética), supervisionando equipes próprias e coordenando equipes de empresas contratadas, com foco em controle de indicadores de desempenho, com aumento de disponibilidades e redução de custos operacionais.


Idiomas

  • Inglês - Básico
  • Espanhol - Básico
  • Português - Fluente