Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: Profissional experiente da área Industrial, como Coordenador da Qualidade de Planta, Engenheiro de Qualidade de Fornecedores, Supervisor da Qualidade de Fornecedores, Coordenador Nacional da Qualidade, Engenheiro da Qualidade, Técnico de Processo e Técnico da Qualidade, atuando em empresa Multinacional brasileira em SP e Mogi Mirim do segmento químico (borracha), Multinacional francesa do segmento de motores elétricos e limpadores e Multinacional americana e alemã do segmento de sistemas de freios.

Acompanhamento dos indicadores de produção como refugo (PPM), scrap, produtividade objetivando o MPS. Formação GRPs (grupo de resolução de problemas) para redução de refugo e scrap de componentes. Aplicação das principais ferramentas da qualidade suportando a produção para atingir as metas programadas e, suportando a gerência de novos desenvolvimentos/produtos realizando follow up dos prazos estratégicos para os lançamentos dos programas. Gerenciamento de conflitos de interesses e entre produção, logística, manutenção, ferramentaria, engenharia do produto e processo, suportado pelo sistema da qualidade e direção geral.

Desenvolvimento de equipes multifuncionais de engenheiros para desenvolvimento de fornecedores para novos produtos e, novos fornecedores aplicando auditorias de sistemas e de processo, acompanhamento de planos de ação/melhorias, realização e acompanhamento de contratos de progresso da qualidade para os principais fornecedores. Redução de reclamações internas e externas de fornecedores (PPM). Desenvolvimento de resposta rápida nos principais fornecedores. Coordenação Nacional de grupos auto-gerenciáveis de Supervisores da Qualidade desenvolvimento atividades que geram a padronização entre plantas e padronização de indicadores da qualidade

Acompanhamento do recebimento de matéria prima e componentes até a produção, criando indicadores necessários conforme assuntos pontuais. Gerenciamento de equipes de auditores, inspetores da qualidade suportando a produção e a logística (programação) quanto ao atendimento na entrega Milk Run.

Auditor do sistema da Qualidade ISOTS, ISO9001, ISO14000, QSB, VDA, planejando e aplicando auditorias internas e acompanhamento dos auditores externos e clientes para certificação, re-certificação e manutenção do sistema.

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileira
Data de Nascimento:
(55 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
vila nogueira
Cidade:
Campinas - SP
País:
Brasil
CEP:
13088004

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 6.000 até 8.000
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Supervisor (gerente Interino) Corporativo Coe - Centro de Exelência - Qualidade (2017 - atual)

Cargo:
Supervisor (gerente Interino) Corporativo Coe - Centro de Exelência - Qualidade
Período:
até Atual
Área de Atuação:
Qualidade (Administração)
Nível Hierárquico:
Supervisão / Chefia (Profissional)
Empresa:
Bpbunge Bioenergia – Multinacional Inglesa do Segmento de Petróleo, Biocombustív
Segmento:
Químico e Petroquímico
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Gestão de equipe multifuncional em três unidades – 2 em Goiás e 1 em Minas Gerais - para tratativas de controles e desenvolvimento de Fornecedores - Prestadores de Serviços e Qualidade de componentes para produção da Engenharia Agrícola, Industrial, Manutenção Automotiva, Projetos e Administrativo.

Identificar os riscos da cadeia de suprimentos e garantir que as expectativas BP sejam de conhecimento e atendidas pelos contratados. Responsável por avaliar a prontidão do fornecedor de serviços e assegurar a conformidade com HSSE e Código de Conduta da Empresa.

Gerenciamento com foco em segurança e resultados que impactem nos melhores níveis de serviço, fluxo de caixa, conformidade e custo, com o intuito de alavancar os resultados e padrões de E&C (Ética & Conformidade), Código de Conduta e Controles Internos.

Gestão de auditorias em Prestadores de Serviços quanto em Fornecedores de componentes coordenando junto aos demais Gerentes e Supervisores da área de Manutenção e Indústria os processos e procedimentos, assegurando a melhoria continua da área aplicando PDCA.

Gestão dos contratos vigentes e suas responsabilidades quanto a KPI no BI de performance e obrigações das contratadas nos diversos tipos de atividades na Indústria, Manutenção, Agrícola (Plantio, Colheita, Transbordo), Projetos, Administrativo, Transportes e outros.

Gestão de prospecção de novos Prestadores e Serviços e Fornecedores de componentes aplicando análises de estrutura empresarial; financeira, planejamento, responsabilidade social, qualidade e projetos e capacidade técnica. Construção do Manual de Fornecedores de Serviços e Fornecedores de Materiais.

Acompanhamento e monitoramento de não conformidades quanto ao atendimento aos Direitos Trabalhistas, obrigações contratuais, Legislação Trabalhista Vigente, Pagamentos de Encargos Trabalhista, falhas operacionais e de componentes.

Coordenador da Qualidade – Fornecedores, Insp.rec. – Itatiba - SP – 01/2015 a 08 (2015 - 2016)

Cargo:
Coordenador da Qualidade – Fornecedores, Insp.rec. – Itatiba - SP – 01/2015 a 08
Período:
até
Área de Atuação:
Qualidade (Administração)
Nível Hierárquico:
Supervisão / Chefia (Profissional)
Empresa:
Borgwarner – Multinacional Americana do Segmento Turbo, Termal (embreagem Viscos
Segmento:
Automotivo
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Estruturação e gerenciamento de equipe de Engenheiros da Qualidade do Supply Chain responsáveis pelo banco de fornecedores homologados em mais de 100 (Nacionais e Internacionais); processos de Fundição, Micro Fusão, Solda, Injeção de Alumínio, Usinagem, Plásticos, Estampagem entre outros.

Análises e planejamento e controle de conformidades para tratativas de incidentes provenientes da Inspeção de Recebimento (N3), de Fábrica (N2), Clientes e Garantia (N1) e, industrial, recuperação dos custos de não qualidade (Charge Back) decorrentes de incidentes de componentes Fundidos como Carcaça Turbina, Carcaça Central. Execução de auditorias de Processo conforme VDA 6.3 e Auditorias de Homologação.

Implementação de programa mensal com participação de fornecedores Top Worst (Piores), com apresentação da metodologia de análise de causa raiz e ações corretivas planejadas PDCA (Ishikawa, 5Porques, 8D) e, de programa semestral de Workshop com principais fornecedores como no Lean Manufacturing (TPS)

Gestão dos indicadores de performance de através do Scorecard Global quanto a QCD (Qualidade Custo, Entrega); Qualidade (PPM e Incidentes), Custo (Índice de Compras), Entrega (Taxa de Serviços e Frete Extra).

Gerente da Qualidade (sistema, Manufatura, Garantia, Fornecedores) – Araras - SP (2013 - 2015)

Cargo:
Gerente da Qualidade (sistema, Manufatura, Garantia, Fornecedores) – Araras - SP
Período:
até
Área de Atuação:
Qualidade (Administração)
Nível Hierárquico:
Gerente (Informática)
Empresa:
Abc Group do Brasil – Multinacional Canadense do Segmento de Plástico e Borracha
Segmento:
Automotivo
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Gerenciamento Industrial do Sistema da Qualidade ISO9001, TS16949 , ISO14001, Meio Ambiente, implementação de Sistema de Produção Coorporativa Lean Manufacturing, HSE, Cliente e Fornecedores mantendo os procedimentos e instruções de trabalho, registros disponíveis para análise crítica do sistema.

Aplicação das ferramentas da qualidade na produção para resolução de problemas (5Porques 3x, Ishikawa,8D) bem como manter o follow-up de ações corretivas e implementação de documentação de suporte à manufatura (Indústria, Manutenção).

Gerenciamento de KPI com foco estratégico elaborando análise crítica, elaborando planos de ação como PPM interno, OEE, MTBF, MTTR, On Time Delivery, Garantia e outros. Gestão dos custos da não qualidade, focando em ações na redução dos custos referente às inspeções adicionais e retrabalhos.


Outras Experiências Profissionais

PSA PEUGEOT CITROEN AUTOMÓVEIS Set/2011 – Mar/2012

Empresa Multinacional Francesa do segmento Montadora de Automóveis

Coordenador da Qualidade e Des.de Fornecedores e Industrial - Porto Real - RJ – 09/2011 a 03/2012

ATRIBUIÇÕES

Gestão da equipe na Engenharia da Qualidade Industrial executando análises e planejamento para tratativas de incidentes na usina, pós-venda e fornecedores do segmento mecânico e elétrico, acompanhando suas resoluções desde documentações até aos laboratórios com participação das animações da qualidade diárias através de registros de controles.

Aplicação das ferramentas da Qualidade para não conformidades identificadas na linha de produção e montagem afim de manter o Lean Manufacturing sem quebras como; FA (fichas de anomalias), 5 Porque, 8D, CAPDCA, 6M5Pq’s. Gestão dos custos de não qualidade de fornecedores decorrentes de anomalias de pane ou segurança e seu re-faturamento junto ao Metier de Compras.

Acompanhamento dos indicadores da qualidade da usina (Industrial) como Bom Direto, Lançamentos, Aceitação de Engenharia, Investigação e de fornecedores (PPM) bem como missões em fornecedores para desdobramento de melhoria contínua. Gestão de outros indicadores como derrogas e ensaios lançados internamente.

Gestão da equipe para aprovação de novos conjuntos e evoluções conforme demanda do Méier (Engª. Do Produto) através de documentação de fornecedores; PV (PPAP). Gerenciamento de equipe para identificar, executar e aprovar assuntos relacionados aos indicadores da Qualidade como custos da não qualidade.

SABÓ IND. COM. AUTOPEÇAS LTDA Dez/2006 – Jan/2011

Empresa Multinacional Brasileira de grande porte do segmento da Borracha - Automotivo

Coordenador da Qualidade – Industrial e Fornecedores (Mogi Mirim) – 12/2006 a 12/2008

Coordenador da Qualidade – Industrial e Fornecedores (São Paulo) – 12/2008 a 01/2011

ATRIBUIÇÕES

Responsável pela implementação e manutenção de certificação ISO 9001, ISOTS e Maio Ambiente (ISO14000) aplicando as ferramentas da Qualidade como auditoria de sistema, auditorias de processo, MASP, 5S, Limites de Alertas, PDCA, 6M5W, melhoria contínua e execução de treinamentos.

Formação e gerenciamento de indicadores da Qualidade como custos da Não Qualidade, Reclamações de Clientes, Performance de fornecedores, Análise de Garantia, Auditoria de Processo e Produto. Aplicação de documentação conforme requisitos do APQP (PPAP, FMEA, CEP, Fluxos de Processo, Plano de Controle).

Desenvolvimento de Engenheiros, Técnicos, Inspetores e Auditores focado em áreas distintas com implementação de Requisitos Específicos de clientes como VDA 6 VW, QSB GM, Fiat, Q1, Renault. Responsável pelo planejamento de aprovações de componentes e novos processos.

Acompanhar e analisar diversos relatórios de controle de produção e Não Conformidades de matérias primas, dispositivos e componentes, auditorias de processo e produto, retrabalhos, desperdícios e tomar ações corretivas e preventivas para continuidade da produção.

VALEO SISTEMAS AUTOMOTIVOS Ltda. (Limpadores e Motores Elétricos) Jan/2002 – Jul/2006

Empresa Multinacional Francesa de grande porte do segmento de Limpadores e Motores - Automotivo

Engenheiro da Qualidade de Fornecedores (Compras) – 01/2002 a 11/2003

Supervisor da Qualidade de Fornecedores, Inspeção de Recebimento – 11/2003 a 11/2006

Coordenador Nacional da Qualidade (Corporativo) – 03/2004 a 03/2006

ATRIBUIÇÕES

Desenvolvimento de novos processos de inspeção de recebimento/Metrologia atendendo os requisitos de um Sistema de Qualidade visando certificação de Qualidade Assegurada de componentes comprados, matéria prima, motores elétricos, Usinagem, Estamparia, Borracha e ferramentais aplicando o APQP e PPAP.

Gestão de equipe para aplicação das ferramentas da Qualidade para não conformidades identificadas na linha de produção, montagem e clientes como; 8D, 5W, FTA, Dono dos indicadores da Qualidade, redução de custos e melhoria contínua, recuperação dos custos de não qualidade, redução de base de fornecedores.

Coordenação do time de Supervisores da Qualidade desenvolvendo procedimentos e instruções para padronização nacional das ferramentas da Qualidade, indicadores da qualidade na implantação do sistema SAP. Coordenação para implantação de indicadores disponíveis no site da Empresa.

ROBERT BOSCH LTDA - Bosch Freios (Allied Signal, Bendix) Jan/1995 – Jan/2002

Empresa Multinacional Alemã de grande porte do segmento de Freios

Técnico em Engª de Processos Industriais, Manufatura, Kaizen, Sistema da Qualidade - 04/1993 a 01/1995

Engenheiro da Qualidade de Fornecedores (Compras) - 01/1995 a 01/2002

ATRIBUIÇÕES

Desenvolvimento de processo industrial para implementação da ISO, QS, ISO TS e

ISO14001, elaborando instrução de trabalho, treinamento para auditorias internas. Manutenção de

Sistemas de qualidade em compras e fabrica.

Coordenação de grupos de melhoria no Processo; ferramentas de qualidade (FMEA, mapas, MSA, APQP), workshops na fábrica de fornecedores. Desenvolvimento e implementação de treinamento de funcionários.


Formação Acadêmica

Mba Gerenciamento de Projetos (em Andamento)

Curso:
Mba Gerenciamento de Projetos (em Andamento)
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Anhanguera
Período:
até

Engenharia de Produção - Mecânica

Curso:
Engenharia de Produção - Mecânica
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Unimep
Período:
até

Outros Cursos

- Treinamento de Instrutor (Bosch)

- Auditor Interno ISO 9000 (Vanzolini - USP)

- Auditor QS9000 (Eastern Michigan University)

- Auditor ISO 14001 (Kern & De Luca)

- Seis Sigma - Green Belt (Bosch)

- MS Project (Compucenter)

- Polímeros (Valeo)

- PDCA/ FTA (Bosch/Valeo)

- Negociação

- Sistema Produção Valeo (Valeo)

- Auditor de Processos e Gestão para Administração

- APQP, QFD, MSA, MASP, GD&T, FMEA, EAV, 5S e outras

- Inglês/Espanhol (Montana/Bosch)

- Auditor Interno QSB GM e Fiat (Plexus Interaction)

- Auditor Interno ISO TS 16949

- Pacote Office


Conhecimentos Gerais

Conhecedor de processos administrativos, e industriais; montagens de veículos, fundidos, usinagem, estampagem, injeção de plásticos, sopro, vulcanização de borracha, eletrônicos, químicos, embalagens. Planejamento e execução do orçamento anual (Budget).

Elaboração e acompanhamento dos indicadores chaves industriais de processos de manufatura, projetos, produção, treinamento, manutenção, logística, compras, fornecedores e clientes, PPM, OEE, MTBF, MTTR, On Time Delivery, Garantia e outros na plataforma BI.

Gestão de equipes de alta performance para desenvolvimento de novos produtos e de processos, auditorias (produto e serviços), acompanhamento de planos de ação para segurança do trabalho, melhorias de produtividade, scrap, entrega, realizando feedbacks.

Conhecedor e treinador das ferramentas da qualidade (brainstorming, espinha de peixe, PDCA, 5 porquês, 8D, FTA, QRQC, Histogramas) para resolução de problemas e aplicação de ferramentas Lean Manufacturing, 5S, Seis Sigma, Kaizen.

Certificações do Sistema da Qualidade-SGI- ISO9001, 16949, 14000, Sistemas de Manufatura, HSE Corporativas, atendimento a norma OHSAS18001, NR12, Requisitos Específicos de Clientes resultando em redução de reclamação de cliente na ordem de 75%, redução de reclamações de sistema em 90%.

Gestão dos prazos estratégicos para os lançamentos dos programas conforme documentação do APQP (PPAP, FMEA, CEP, MSA, Fluxos de Processo, Plano de Controle, CpK, PpK), auditoria de processo aplicando SA8000 e, em fornecedores.

Responsável pela Inspeção de recebimento/recepção de matéria prima e componentes acompanhando até a produção, criando indicadores necessários para Compras, PCP e Produção.


Idiomas

  • Inglês - Intermediário