Currículo de Supervisor Financeiro
Mini-currículo: Negociação para captação de recursos de terceiros enfatizando melhores condições em taxas e prazos; Busca de parcerias sólidas com agentes financeiros, onde o grande termo utilizado é o da reciprocidade;
Realização de relatórios gerenciais e analíticos para subsidiar a diretoria para tomada de decisão;
Implantação de modelos acadêmicos na rotina financeira, fiscal e contábil; Realização de análise Swot com a equipe, trabalhando naquilo que pode ser aperfeiçoado;
Elaboração de budget, forecast e planejamento financeiro, realizando análise do previsto x realizado, adaptando as necessidades da empresa com os recursos disponíveis;
Análise do estoque através do conceito de custo médio e análise lucratividade das vendas;
Forte atuação em toda rotina operacional e estratégica da empresa, atuando diretamente com diretoria financeira; Responsável por toda rotina financeira, tesouraria, cobrança (clientes privados e órgãos públicos), análise de crédito e conciliação bancária;
Negociação com fornecedores e clientes buscando melhores condições para a empresa juntos aos principais parceiros.
Análise de balanço, balancete e DRE para apuração de resultado (lucro real, apuração mensal).
Conhecimento na rotina de estocagem, logística e inventário;
Implantação de meios de pagamentos e cobrança bancária através de CNABs;
Responsável pelo departamento fiscal; Forte atuação com decretos e protocolos de ICMS substituição tributária.
Liderança e forte atuação no incentivo dos colaboradores;
Dados Pessoais
- Data de Nascimento:
- (37 anos)
- Estado Civil:
- Solteiro
- Sexo:
- Masculino
Endereço
- Bairro:
- Alves Dias
- Cidade:
- SBC - SP
- País:
- Brasil
- CEP:
- 09851-100
Dados Profissionais
- Faixa Salarial:
- De 6.001 até 7.000
- Trabalha Atualmente:
- não
Experiências Profissionais
Supervisor Financeiro (2012 - 2015)
- Cargo:
- Supervisor Financeiro
- Período:
- até
- Empresa:
- SG Tecnologia Clinica Ltda
- Segmento:
- Saúde
- Porte:
- Pequena - entre 20 e 99 funcionários
- Origem:
- Nacional
Atividades: Responsável por toda rotina do departamento financeiro, contábil e fiscal, atuando fortemente na melhoria de processos, como cobrança mais eficiente, contas a pagar mais criterioso e atento as mudanças na legislação tributária.
Análise de DRE e balancete entregues pela contabilidade externa; Solução dos questionamentos e ajustes nas contas para apresentação de um balancete mensal com veracidade nas informações.
Atuação no fechamento do balanço patrimonial, elaboração em conjunto com diretoria financeira e departamento comercial para definição do Mark-up de vendas.
Planejamento tributário eficiente praticando a elisão fiscal, cuja aplicabilidade de forma correta reduz significativamente despesas tributárias da empresa; Análise de lucratividade das vendas, custos e controle do estoque, precificado através do custo médio.
Forte atuação na elaboração de relatórios gerencias diários e mensais para subsidiar a diretoria de informações econômica/
Responsável pela elaboração cash flow diário, mensal e semestral, com base na sazonalidade das vendas, aumento de compras (estoque matéria-prima), estratégia comercial e marketing de incentivo.
Forte integração com departamento comercial no sentido de incentivar vendas apresentando planejamento financeiro sustentável que possa gerar resultado satisfatório.
Responsável por toda carteira de cobrança cujo maiores faturamentos são designados a órgãos públicos (65%), grandes laboratórios privados (20%) e pequenas redes de farmácias e revendedores de pequeno porte (15%).
Fechamento de câmbio (X e M).
Controle de empréstimos; negociação da precificação dos aportes; operações com garantia de recebimentos públicos (100% aval).
Apuração de impostos indiretos como PIS/
Análise dos CFOPs destacados em cada tipo de operação que a empresa trabalhe.
Coordenador de Tesouraria (2005 - 2012)
- Cargo:
- Coordenador de Tesouraria
- Período:
- até
- Empresa:
- Nazca Distribuidora de Cosméticos Ltda
- Segmento:
- Comércio
- Porte:
- Média - entre 100 e 499 funcionários
- Origem:
- Nacional
Atividades: Gestão de todos o fluxo de caixa da empresa e elaboração de relatórios de projeções futuras e analise dos desvios quando necessário (acima de 5%).
Contato com instituições financeiras para alinhar modelos de linhas de crédito para a empresa que era tomadora no mercado devido construção de uma fábrica própria, atuando forte com capitais de giro de longo prazo, linhas de BNDES como finimp para máquinas e operações em moeda estrangeira como a conhecida 4131 (dinheiro do exterior com taxa mais atrativa com pagamento de médio prazo, que dependendo do prazo inicial, poderia ser prorrogação para um período de igual ao inicial) sempre com a trava cambial para não correr risco com variações cambiais.
Contato com fornecedores diversos para negociar prazos de pagamentos de títulos devido ao fluxo de caixa ser muito justo.
Estagiario Financeiro (2003 - 2005)
- Cargo:
- Estagiario Financeiro
- Período:
- até
- Empresa:
- Ingenico do Brasil Ltda
- Segmento:
- Tecnologia de Informação
- Origem:
- Multinacional
Atividades: •Emissão de notas fiscais no sistema integrado SAP.
Formação Acadêmica
Mba em Finanças
- Curso:
- Mba em Finanças
- Nível do Curso:
- Pós / Especialização
- Instituição:
- Universidade Municipal de SCS
- Período:
- até
Ciências Econômicas
- Curso:
- Ciências Econômicas
- Nível do Curso:
- Graduação
- Instituição:
- Fundação Santo André
- Período:
- até
Técnico em Administração de Empresas
- Curso:
- Técnico em Administração de Empresas
- Nível do Curso:
- 2º Grau / Técnico
- Instituição:
- Colégio Brasilia
- Período:
- até
Outros Cursos
Formação de Controller pela Saint Paul - Conclusão do curso: 07/
IFRS pela Fipecafi - conclusão do curso: Março/
Imersão de inglês pela English Camp - conclusão em fev/
Formação de Analista Financeiro pela Cenofisco –conclusão do curso: jul/
Work Shop pelo grupo Accelera: Parametrização e Customização sistema R/
Formação de Analista Financeiro pela Saint Paul – Institute of Finance – conclusão do curso nov/
HP 12C – Centro Universitário Fundação Santo André – utilização na rotina até presente momento;
Conhecimentos Gerais
Profissional com mais de 10 anos de experiência na área Administrativo-Financeira, com ampla atuação Contábil e Fiscal, Melhoria de Processos, Conciliação Bancária, Fluxo de Caixa, Controle de Budget, Negociação, Cobrança, Contas a Pagar, Legislação Tributária; com carreira ascendente em empresas do segmento de Cosméticos e Saúde.
Planejamento tributário eficiente praticando a elisão fiscal, cuja aplicabilidade de forma correta reduz significativamente despesas tributárias da empresa.
Aplicação de conceitos acadêmicos na rotina, trabalhando sempre dentro de uma base teórica sustentável.
Responsável pelo controle diário de movimentação de caixa, operações financeiras, investimentos, análise de aplicações/
Experiência no planejamento estratégico de atividades, sempre de acordo com o departamento específico, visando melhorias de processos e aumento da qualidade.
Acompanhamento e elaboração de relatórios, adequando as necessidades de informações, através de coleta de dados sobre despesas e receitas previstas e realizadas das diversas áreas, bem como auxiliar no planejamento financeiro, elaborando relatórios como: Demonstrativo Gerencial de Resultado, Relatório de Custos e Despesas, Orçamento Anual e implantação (budget).
Gestão de equipe aplicando o conceito de job rotation; atuando no controle e distribuição das atividades para os colaboradores; Análise swot com a equipe para apresentação de melhorias e soluções em conjunto.
Idiomas
- Inglês - Fluente
- Espanhol - Básico