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Mini-currículo: 40 anos de experiência profissional em Organizações de Saúde, tanto da área privada quanto da área pública, filantrópica e de COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO, atuando como Superintendente e Executivo em Fundações, Hospitais Privados, Hospitais Filantrópicos, operadoras de planos filantrópicos e de cooperativas médicas. Coordenação de Faturamento, Negociações com fornecedores, compras, negociações com tomadores de serviços, convênios e operadoras de planos. Processo de avaliação e de decisão. Coordenação de Gerentes, controller, coordenadores de todas as áreas administrativas e operacionais. Avaliação de desempenho, gestão por indicadores e visão sistêmica.

Larga experiência com Executivo de Grande e Médios Hospitais e de Operadora de Planos de Saúde (OPS) com conhecimentos e praticas sobre Gestão Administrativa, gestão comercial, Provimento de Saúde, auditoria medica e de Enfermagem, Negociações com tomadores e fornecedores, Logística de Suprimentos, controle de OPME, controle de intercambio, produção e pagamento de produção medica.

Conhecedor da legislação da ANS a respeito da gestão e controles de operadoras e de Hospitais Próprios de operadoras.

Acostumado com a gestão de operadoras e hospitais filantrópicos.Experiente e preparado para gestão de alta performance de OPS e HOSPITAIS

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileira
Data de Nascimento:
(70 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
ALTO BOA VISTA
Cidade:
Ribeirão Preto - ES
País:
Brasil
CEP:
14025-590

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
Não informado
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Superintendente Hospitalar (2015 - 2020)

Cargo:
Superintendente Hospitalar
Período:
até
Área de Atuação:
Administrativa (Administração)
Nível Hierárquico:
Diretoria (Profissional)
Empresa:
Hospital Infantil e Maternidade Femina
Segmento:
Saúde
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Superintendente Geral do Hospital. Reformulação completa dos processos de gestão, desenvolvimento da área organizacional, Superintendente direto dos gerentes e principais coordenadores, implantação de novos servidores, implantação do SOUL M na TI, Agendamento de Cirurgias, Sistemas de escalas pega plantão, Reorganização do faturamento, gestão de contas, gestão de internações e vagas, implantação da controladoria com indicadores, Gestão de custos, controle patrimonial. Ampliação do PA e implantação do Ambulatório Médico, Implantação de UTI Adulto, Organização do Parto Adequado com novo centro obstetrico humanizado, Elaboração de projeto e obtenção de financiamento FCO/BB implantação do sistema de bipagem beira leito, implantação de engenharia, acompanhamento das reformas e ampliações e especialmente Elevação significativa do EBTIDA.

Administrador Geral de Recursos Proprios (2013 - 2014)

Cargo:
Administrador Geral de Recursos Proprios
Período:
até
Área de Atuação:
Administrativa (Administração)
Nível Hierárquico:
Diretor (Informática)
Empresa:
Unimed Taubaté e HSL Taubaté
Segmento:
Saúde
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: EXECUTIVO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS PROPRIOS DA UNIMED TAUBATÉ, desde 02 de setembro de 2013. Composto por Hospital São Lucas 100 leitos e faturamento médio de 72 milhões ano; Cardiocentro com faturamento médio de R$ 11 milhões ano. Serviço de remoções próprio e Implantei o Laboratório Próprio e Centro de Imagem. Respondia diretamente à DIREX e participava das reuniões de Conselho de Administração e Conselho Fiscal e Reuniões de diretoria Executiva do grupo Unimed Taubaté.

Em um ano aumentei o faturamento do HSL em 53% mediante renegociação de tabelas com grandes convênios VW, QUALICORP, FORD, AVAMP, SUL AMERICA e inclusive com a própria Unimed.

Desenvolvi projetos de expansão da rede própria assistencial e Integrei os dois Prontos Socorros, ampliei o Centro Medico e implantei o Centro Medico II com ampliação do numero de consultórios e de salas de exames de diagnósticos. Implantei o posto de coletas e ampliei o Laboratório próprio, reorganizei o serviço de remoções, ampliação do Ambulatorio de Gineco-obstetricia, reorganização das escalas de plantões médicos, apuração de produção e pagamentos para médicos e terceiros e outros. Preparei o Hospital para ser vendido. Atuei até o final de Setembro de 2014 e sai por acordo direto entre as partes DIREX com distrato em 30 de Outubro de 2014 e o Hospital foi vendido para reforçar a área financeira da Unimed

Superintendente Hub e Assessor Estratégico da Unimed Birigui (2009 - 2013)

Cargo:
Superintendente Hub e Assessor Estratégico da Unimed Birigui
Período:
até
Área de Atuação:
Administrativa (Administração)
Nível Hierárquico:
Diretor (Informática)
Empresa:
Hospital Unimed Birigui e Operadora Unimed Birigui
Segmento:
Saúde
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: GESTOR EXECUTIVO DE RECURSOS PROPRIOS E ASSESSOR ESTRATÉGICO DA DIRETORIA DA UNIMED BIRIGUI – SP, Superintendente de todas as atividades administrativas e operacionais do Hospital, laboratório e demais unidades de negócios de recursos próprios da Cooperativa. Dirigindo Departamento de contratos e convênios, faturamento compras e suprimentos, gerencia operacional (hotelaria,manutenção, higienização, transporte) Recursos Humanos e treinamentos. Gerencia de Enfermagem, Serviço Social, Controladoria, custos, financeira e relacionamento com o Corpo Clinico.

Atuei também como Assessor Estratégico da Diretoria da Unimed Birigui, participando como principal assessor na Gestão Direta da UNIMED e com atividades diretas com o Presidente, dr. Elias Antonio Neto e participação nas reuniões do Conselho de Administração

Realizei o planejamento estratégico e o Plano de ações imediatas

Participava do processo de orientação direta no Escritório de Qualidade para o desenvolvimento de processos na rede assistencial.

Implantação do novo ambulatório e da Oncologia Clinica com Quimioterapia

Mudança da Sede da Unimed e Implantação do espaço Viver bem


Outras Experiências Profissionais

BORBA CONSULTORIA HOSPITALAR – CONSULTORIA PROPRIA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA HOSPITAIS E OPERADORAS DE PLANOS DE SAUDE. PJ – PROFISSÃO REGULAMENTADA

Valdir R. Borba – ME – Microempresa inscrita no Simples Nacional -

CARGO: CONSULTOR SENIOR OU GESTOR EXECUTIVO

PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES: E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Gestão direta dos Recursos Próprios e Assessoria Estratégica para Unimed Birigui, e desenvolvimento de novos projetos para Recursos Próprios da Unimed.

Negociar, elaborar e desenvolver projetos para hospitais e operadoras de planos de saúde: Diagnostico situacional, Planejamento Estratégico com BSC, desenvolvimento de controladoria técnico-operacional hospitalar.

Diagnostico Situacional Hospitalar e a implantação do Planejamento Estratégico com BSC.

Realizei o Planejamento Estratégico e implantação do BSC na Unimed Costa do Sol de Macaé – RJ. Como consultoria nesse período.

Realizei um estudo de viabilidade técnica para Unimed de Teofilo Otonio

Estudo de Viabilidade operacional para Unimed de Ipameri.

Avaliação do projeto de indicadores e de gestão a vista para a MV no projeto especial da Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo

Realizando assessoria em Estratégias de mercado e Faturamento para o Hospital Santa Catarina S.A de Uberlândia-MG.

FUNDAÇÃO CASA DE MISERICORDIA DE FRANCA (JAN 1999 - AGO 2001)

FUNDAÇÃO FILANTRÓPICA COM 2 HOSPITAIS 400 LEITOS E 750 FUNCIONÁRIOS E MEDIA ANUAL DE FATURAMENTO DE US$ 70 MILHÕES.

CARGO: SUPERINTENDENTE EXECUTIVO DA FUNDAÇÃO

PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES:

Superintendente de todas as atividades administrativas e operacionais dos Hospitais da Fundação. Laboratórios, serviço de imagem e demais unidades de negócios Dirigindo Departamentos de contratos e convênios, faturamento compras e suprimentos, gerencia operacional (hotelaria,manutenção, higienização, transporte) Recursos Humanos e treinamentos. Gerencia de Enfermagem, Serviço Social, Controladoria, custos, financeira e relacionamento com o Corpo Clinico.

Elaboração do planejamento estratégico, plano de investimentos, orçamentos, novos negócios, especialmente para abertura do Hospital do CANCER, como terceira unidade hospitalar.

Elaboração de Plano de contratualização e de pactuação com o SUS, através da SMS de FRANCA.

Implantação de custos, controladoria e analises de indicadores para gestão estratégica. Gestão Financeira e negociações em geral.

BORBA CONSULTORIA HOSPITALAR (MAR 1992 - JAN 1999)

CONSULTORIA PRÓPRIA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA HOSPITAIS E OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE. PJ – PROFISSÃO REGULAMENTADA

CARGO: CONSULTOR SENIOR

PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES:

Negociar, elaborar e desenvolver projetos para hospitais e operadoras de planos de saúde: Diagnostico situacional, Planejamento Estratégico com ou sem BSC,desenvolvimento de controladoria técnico-operacional hospitalar.

Desenvolvi diversos projetos de consultoria para hospitais e para implantação de Planos de Saúde de Hospitais Filantrópicos, dentre eles: VITAL SAUDE da Porto Seguro ( 2 anos), Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos em Brasília, (2 anos), Santa Casa de São José do Rio Preto (plano de saúde), Santa Casa de Campo Grande (Diagnostico e Gestão), Hospital Martagão Gestera de Salvador ( diagnostico e Gestão), Hospital Geral de Cuiabá ( diagnostico e Gestão), Santa Casa de Londrina ( consultoria), Santa Casa de Ponta Grossa ( Plano de Saúde) Santa Casa de Valinhos ( Plano de Saúde), Santa Casa de Tupã ( Diagnostico e Gestão), Santa Casa de Birigui ( Diagnostico), Fundação Padre Albino de Catanduva(Diagnostico), Hospital Santa Catarina de Uberlândia (diagnostico e Home Care), Santa Casa de Araçatuba ( Diagnostico e Gestão), Hospital Nossa Senhora das Graças de Sete Lagoas ( assessoria) Hospital Nossa Senhora das Dores de Itabira ( Plano de Saúde e assessoria a gestão), Hospital Santa Rosália de Teófilo Otoni ( plano de saúde)

SANTA CASA DE RIBEIRÃO PRETO (OUT 1987 - MAR 1992)

EMPRESA COM 250 LEITOS, 600 FUNCIONÁRIOS E FATURAMENTO MÉDIO ANUAL DE US$ 60 MILHÕES

CARGO: SUPERINTENDENTE EXECUTIVO DA SANTA CASA

PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES:

Superintendente de todas as atividades administrativas e operacionais da Santa Casa. Laboratórios e demais unidades de negócios Dirigindo gerencias e Departamentos de contratos e convênios, faturamento compras e suprimentos, gerencia operacional (hotelaria, manutenção, higienização, transporte) Recursos Humanos e treinamentos. Gerencia de Enfermagem, Serviço Social,Controladoria, custos, financeira e relacionamento com o Corpo Clinico.

Elaboração do planejamento, plano de investimentos, orçamentos, novos negócios, especialmente para o desenvolvimento do dos serviços de Cirurgia Cardíaca, Unidades de Imagem de alta resolução, ambulatórios especializados.

Elaboração de Plano de contratualização e de pactuação com o SUS, através da SMS de Ribeirão Preto

Analises de indicadores para gestão estratégica. Gestão administrativa e operacional e negociações em geral.

Participação no COAD – Conselho de Administração da Santa Casa

Concomitantemente com o cargo da Santa Casa, exerci também o cargo de DIRETOR EXECUTIVO DA REGIONAL DE Saúde DO SUS.( Nov 1988 a Fevereiro 1991) . Regional com 22 municípios e 27 hospitais. Desenvolvendo as principais atividades: Elaboração de planejamento e orçamentos públicos do SUS. Gestão integral de toda a REGIONAL DE Saúde de Ribeirão Preto.

Desenvolvimento na época do CACON e do Ambulatório de Arritmias.

UNICÓR S.A. SÃO PAULO – SP ( DEZ 1985 - OUT 1987)

EMPRESA HOSPITALAR COM 3 UNIDADES EM SÃO PAULO. + OU – 500 FUNCIONÁRIOS E FATURAMENTO APROXIMADO DE US$ 100 MILHÕES

CARGO: SUPERINTENDENTE ADMINISTRATIVO E DE MERCADOS

PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES:

Superintendente de todas as rotinas administrativas e operacionais ( excetuando financeiras), atuando na reorganização funcional de toda a organização: Atendimento, recepções, recursos humanos, faturamento, compras e suprimentos, laboratórios, unidades de diagnostico etc.

Implantação do Departamento de Marketing e do depto. comercial da empresa.

Participação na organização e Implantação da UTI no Ar, primeiro serviço de remoção Aero médica de São Paulo.

Implantação da Unidade de Negócio – CHECK-UP

Treinamento de gerentes, coordenadores e supervisores de áreas e de unidades de negócio.

Pesquisas e avaliação de mercados para implantação de novas unidades ( São José dos Campos, Campinas e Ribeirão Preto) decidindo pela implantação em São Jose dos Campos.

Implantação de controladoria técnico-administrativa na UNICOR central.

HOSPITAL DE CLINICAS DA UFPR - CURITIBA PR (AGO 1984 - DEZ 1985)

HOSPITAL PÚBLICO DA REDE FEDERAL DE ENSINO. COM 1000 LEITOS + OU – 5.000 FUNCIONÁRIOS. ORÇAMENTO PÚBLICO EM TORNO DE US$ 50 MILHÕES + A PARTICIPAÇÃO DA FUNDAÇÃO DE APOIO COM MAIS OU MENOS US$ 120 MILHÕES ANUAIS

CARGO: DIRETOR GERAL DO HOSPITAL DE CLINICAS DE CURITIBA ( CONCURSO NACIONAL) – CARGO DE CONFIANÇA DO REITOR. NOMEADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.

PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES:

Diretor Geral integral de todas as atividades assistenciais, administrativas e operacionais do Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Paraná HC UFPR. Ordenador de todas as despesas. Principal Executivo, gerindo planejamento e orçamento da unidade. Gestor dos recursos da Fundação de apoio na área da Saúde. Patrimônio, compras, suprimentos, faturamento, financeira, contabilidade, custos, recursos humanos, assistência

Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Clinicas da UFPR.

Concomitantemente exerci também o cargo de principal executivo no HC da Fundação de Apoio à Universidade Federal do Paraná

Membro do Conselho de Diretores de hospitais de Clinicas da rede federal no mesmo período.

HOSPITAL SANTA LUCINDA – SOROCABA – SP (OUT 1978 – AGO 1984)

HOSPITAL FILANTRÓPICO DA FUNDAÇÃO SÃO PAULO – PUCSP, COM 250 LEITOS + OU – 500 FUNCIONÁRIOS. FATURAMENTO MÉDIO APROXIMADO POR ANO DE US$ 20. MILHÕES.

CARGO: DIRETOR ADMINISTRATIVO DO HOSPITAL E ASSISTENTE ESPECIAL DA DIRETORIA DO CCMB/PUC

PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES:

Superintendente de todas as atividades administrativas e operacionais dos Hospital Santa Lucinda Dirigindo Departamentos de contratos e convênios, faturamento compras e suprimentos, gerencia operacional (hotelaria,manutenção, higienização, transporte) Recursos Humanos e treinamentos. Gerência de Enfermagem, Serviço Social, Controladoria, custos, financeira e relacionamento com o Corpo Clinico.

Elaboração do planejamento estratégico, plano de investimentos, orçamentos, novos negócios.

Elaboração de projetos para de desenvolvimento da gestão. Plano para reorganização físico-funcional, desenvolvimento de processos etc.

Implantação de custos, controladoria e analises de indicadores para gestão estratégica. Gestão Financeira e negociações em geral.

Membro do Conselho de Administração e Finanças da PUC em São Paulo.

HOSPITAL SANTA LÍDIA DE RIBEIRÃO PRETO – SP (FEV 1976 – AGO 1978)

CARGO : ADMINISTRADOR HOSPITALAR

PRINCIPAIS ATIVIDADES

Dirigir todas as atividades administrativas e operacionais do Hospital Santa Lydia de Ribeirão Preto. Dirigindo Departamentos de contratos e convênios, faturamento compras e suprimentos, gerencia operacional (hotelaria, manutenção, higienização, transporte) Recursos Humanos e treinamentos. Gerencia de Enfermagem, Serviço Social, Controladoria, custos, financeira e relacionamento com o Corpo Clinico.

Atividades de treinamentos cursos e preparo do pessoal. Atividades diretas de planejamento e de controle.

OUTRAS EMPRESAS ANTERIORES

HOSPITAL SÃO LUIZ DE PRESIDENTE PRUDENTE – CHEFE DE FATURAMENTO E ASSISTENTE ADMINISTRATIVO ( 1968 - 1972)

HOSPITAL SANTA CASA DE SÃO PAULO – ENCARREGADO ADMINISTRATIVO DO SETOR DE LABORATÓRIOS E POSTERIORMENTE DA REABILITAÇÃO ( 1972 - 1975)

FACULDADES BANDEIRANTES DE MEDICINA – HOSPITAL DE ENSINO DURANTE A INTERVENÇÃO FEDERAL. NOMEADO PELO INTERVENTOR ( MAR 1975 – FEV 1976)


Formação Acadêmica

Pos Graduação em Gestão de Negócios em Saúde

Curso:
Pos Graduação em Gestão de Negócios em Saúde
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Fundação Dom Cabral FDC Belo Horizonte
Período:
até

Mba em Gestão de Negócios e Processos

Curso:
Mba em Gestão de Negócios e Processos
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Ice Instituto Cuiabano de Educação
Período:
até

Mestre em Administração

Curso:
Mestre em Administração
Nível do Curso:
Mestrado
Instituição:
Centro Universitario Moura Lacerda - Ribeiro Preso
Período:
até

Outros Cursos

Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Sant' Anna de São Paulo, 1974.

Diplomado em Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Publica da USP São Paulo - 1969

CURSOS RECENTES:

Curso sobre Avaliador de Qualidade para Acreditação IBES 2018

Curso de Diretor Fiscal da ANS realizado pela DIPRO-ANS , 2009 e 2010 no Rio de Janeiro – RJ

Curso sobre a Implantação do QUALISS nos Hospitais Próprios, realizado pela ANS no Rio de Janeiro, em janeiro de 2012

Novas formas de procedimentos e pacotes na Saúde Suplementar 28\01\2011. Realizados pela ABRAMGE em 2011 e pela FESP ANS. Em 2012.

Multiplicador de requisitos de acreditação da ONA" - Fundação Vanzolini - Programa Qualificare da FESP, dias 16 a 18 de Fevereiro de 2011

Congresso de Recursos Próprios CNU – Maio 2011

Congresso CLASS SAUDE: realizado na HOSPITALAR - 2011

WORKSHOP “ Conhecer para Transformar” Unimed Brasil, Julho: 2011

Técnicas de Negociações de OPMEs e Material Descartável: ABRAMGE – 27/01/2012

Workshop sobre RECURSOS PRÓPRIOS – FESP outubro 2012 e abril de 2013.


Conhecimentos Gerais

RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES

RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES

Executivo em Gestão de Organizações de saúde com larga experiência como Superintendente de Grandes e Médios Hospitais e de Operadora de Planos de Saúde com conhecimentos e práticas sobre Gestão Administrativa, gestão comercial, Provimento de Saúde, auditoria medica e de Enfermagem, Negociações com tomadores e fornecedores, Logística de Suprimentos, controle de OPME, produção e pagamento de produção medica.

Acostumado com a gestão de hospitais privados, filantrópicos e próprios de operadoras privadas e de Cooperativas médicas.

Implantação, acompanhamento e desenvolvimento de indicadores operacionais, assistenciais, administrativos e financeiros para implantação do BSC.

Implantação de controladoria, custos e controles patrimoniais. Coordenação de planejamento estratégico com alinhamento por plataformas de controles por perspectivas – BSC

Orientação, acompanhamento e coordenação de implantação e desenvolvimento de marketing hospitalar, marketing de relacionamento, departamento de mercados e comercial em organizações de saúde. Negociações com terceiros e relacionamento com profissionais de saúde, desenvolvimento de parcerias. Gestão do Corpo Clinico e relacionamento em geral.

Desenvolvimento Organizacional com desenvolvimento de gestão estratégica, mudança do modelo organizacional e de gestão, gestão de processos, modelagem organizacional.

Experiência em desenvolvimento de novos serviços na área de saúde

Acostumado com a gestão de Hospitais privados, filantrópicos e de recursos próprios de operadoras.

Acompanhamento e orientação na implantação de controladoria operacional hospitalar com desenvolvimento de indicadores operacionais, assistenciais, administrativos e financeiros para implantação do BSC. Coordenação de planejamento estratégico com alinhamento por plataformas de controles por perspectivas – BSC

Orientação, acompanhamento e coordenação de implantação e desenvolvimento de marketing hospitalar, marketing de relacionamento, departamento de mercados e comercial em organizações de saúde. Negociações com terceiros e relacionamento com profissionais de saúde, desenvolvimento de parcerias. Gestão do Corpo Clinico e relacionamento em geral.

Desenvolvimento Organizacional com desenvolvimento de gestão estratégica, mudança do modelo organizacional e de gestão, gestão de processos, modelagem organizacional. Gestão com pessoas, com implantação de plano de avaliação de desempenho, sistema de avaliação de performance setorial, treinamentos em geral, Educação continuada, qualidade assistencial, desenvolvimento e retenção de talentos.

Visão Estratégica, estudo de cenários. Participação e relacionamento com órgãos do Governo, Secretarias de Saúde, Ministério da Saúde, ANVISA, ANS.

Participação no projeto de Plano de Saúde da Porto Seguro em conjunto com a Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do País

Superintendente de Recursos Próprios (Hospitais, laboratórios, farmácia privativa, medicina ocupacional, medicina preventiva e remoções) de Cooperativa Médica.

Experiência em desenvolvimento de novos serviços na área de saúde

Implantação de serviços de diagnostico e procedimentos: Hemodinâmica, oncologia, uti, centro de diagnósticos, centro médico, pronto atendimento, laboratório clinico e outros.

Experiência no Acompanhamento de projetos de Implantação de Laboratórios, Centro de Diagnostico e de Construção ou ampliação de Hospitais. Implantação de gestão compartilhada e de regionalização de operações Saude suplementar, promoção de saúde e unidades de rede própria e ou referenciada.


Idiomas

  • Inglês - Básico
  • Espanhol - Intermediário
  • Português - Fluente