Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo.

Possui vasta experiência em produção, edição e revisão de textos - didáticos, científicos, literários, de projetos, relatórios, atas e outros. Leitura dinâmica e excelente fluência escrita em língua portuguesa. Domínio de Pacote Office. Compromisso com prazos.

Experiência em coordenação de projetos, programas e equipes.

Dados Pessoais

Data de Nascimento:
(40 anos)
Sexo:
Feminino

Endereço

Cidade:
São Paulo - SP

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 3.001 até 4.000
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Sócia-proprietária (2017 - atual)

Cargo:
Sócia-proprietária
Período:
até Atual
Empresa:
Takahi Socioambiental Ltda

Atividades: 1) Janeiro-março 2020: Redação e revisão de textos para a publicação de e-book com 80 contos-depoimentos de refugiados venezuelanos em Roraima – Projeto Tech Lab UFRR/Ericsson/ Agência Quest (em finalização)

Regime: Prestação de serviços

Referência: Christiane Bacchin ( @ .***.**)

2) 2017-2019: Assessoria de valorização do patrimônio cultural e das organizações dos povos indígenas de Oiapoque para o Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena. Regime: prestação de serviços.

Referência: Rita Lewkowicz (****@ .***.**)

Coordenadora do Programa Oiapoque (2009 - 2017)

Cargo:
Coordenadora do Programa Oiapoque
Período:
até
Empresa:
Iepé - Instituto de Pesquisa e Formação Indígena

Atividades: Publicações realizadas pelo Programa Oiapoque no período:

• Uasei,o livro do Açaí

https://www.institutoiepe.org.br/infoteca/livros/uasei-livro-do-acai/

• A Roça e o Kahbe – A produção de farinha de mandioca entre os Povos Indígenas do Oiapoque

https://casadopatrimoniopa.files.wordpress.com/2013/09/casa-de-farinha11deoutubro-versc3a3o-final.pdf

• Artefatos e matérias primas dos Povos Indígenas do Oiapoque

https://www.institutoiepe.org.br/infoteca/livros/artefatos-e-materias-primas-dos-povos-indigenas-do-oiapoque/

• Waramwi, A Cobra Grande

https://www.institutoiepe.org.br/infoteca/livros/waramwi-cobra-grande/

• Boletim ambiental número 11 – Programa de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas do Oiapoque

https://www.institutoiepe.org.br/media/boletins_ambientais/Boletim_externo_numero_11-2010.pdf

• Boletim ambiental número 8 – Plano de Vida dos Povos Indígenas do Oiapoque

https://www.institutoiepe.org.br/media/boletins_ambientais/Boletim_iepe_externo_numero_8-2009.pdf

• Fôlder da exposição A Roça e o Kahbe

https://www.institutoiepe.org.br/infoteca/materiais-de-divulgacao/folder-da-exposicao-a-roca-e-o-kahbe/

• Fôlder da exposição Memória e Identidade dos Kali’na Tilewuyu

.https://www.institutoiepe.org.br/infoteca/materiais-de-divulgacao/folder-da-exposicao-memoria-e-identidade-dos-kalina-tilewuyu/

• Assessoria à elaboração de boletins informativos do Museu Kuahí dos Povos Indígenas do Oiapoque

(https://www.i(nstitutoiepe.org.br/infoteca/documentos-indigenas/boletim-museu-kuahi-artes-ciencia-e-tecnologia/

• Assessoria à elaboração de projetos voltados à valorização e comercialização da produção agrícola e artesanal dos Povos Indígenas do Oiapoque, dentre os quais: Açaí, Banana e Citros – ABC da Fruticultura Familiar Indígena de Oiapoque (Embrapa Amapá)

• Relatoria de assembleias anuais de avaliação e planejamento e assembleias bianuais gerais dos Povos Indígenas do Oiapoque;

• Relatoria da I Conferência Nacional de Política Indigenista – Etapa regional Amapá e Norte do Pará;

• Relatoria de diversas atividades da APOIANP – Articulação dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará;

• Relatoria de Encontros Transfronteiriços dos Povos Indígenas do Planalto das Guianas

• Relatoria de diversos cursos de formação de multiplicadores, encontros e seminários promovidos pelo Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena;

• Elaboração de 30 atas de reuniões do Comitê Gestor do Programa Indígena da BR-156 – COGEPI.

Docente (2003 - 2005)

Cargo:
Docente
Período:
até
Empresa:
Colégio Athenas S/C

Atividades: 2003 – 2005 - Docência das disciplinas Geografia, História, Filosofia e Educação Ambiental (Ensino Fundamental II). Revisão de material didático, elaboração de conteúdos inclusivos (alunos portadores de necessidades especiais e inclusão étnica de refugiados árabes).


Outras Experiências Profissionais

IBEAC – Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário

2002 - 2003 Assistente de formação em Direitos Humanos. Relatoria de cursos e elaboração de relatórios parciais e finais (estágio). Colaboração com a pesquisa “Outras Violências”.

Atividades autônomas

2007 – 2009 - Consultorias para a formação de técnicos e pesquisadores indígenas do Museu Kuahí dos Povos Indígenas do Oiapoque – SECULT / GEA e Iepé (História do Amapá, História da América Indígena, Leitura e Produção Textual, Organização de Arquivos);

Assessoria para as oficinas de elaboração do Plano de Vida dos Povos e Organizações Indígenas do Oiapoque – GIZ/Cooperação Técnica Alemã.

2003 – 2008 – Assessoria à Profa. Dra. Lux Vidal (Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo. Suporte à elaboração de pareceres para o CNPq, projetos e organização de cadernos de campo entre os anos 1990 até ****.

**** – Relatoria da oficina de elaboração da primeira proposta de Programa de Proteção à Criança e Adolescente Vítima e Testemunha da Prefeitura Municipal de São Paulo (documento confidencial).

1999 - 2001 – Transcrição de registros de áudio, revisão ortográfica de métodos de ensino, redações e trabalhos acadêmicos.

Produção bibliográfica

Livros publicados

1. FONTE, A. P. N.

Uasei, o livro do açaí. São Paulo: Iepé, 2015, v.1. p.76. https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_do_acai.pdf

ISBN: 198

Capítulos de livros publicados

1. FONTE, A. P. N. da; MAZUREK, R. R. S.

Experiências dos Povos Indígenas no Oiapoque In: Povos Indígenas no Brasil 2011-2016.12

São Paulo: Instituto Socioambiental, 2017, v.01, p. 341-345.

ISBN: 432

2. FONTE, A. P. N. da; VIDAL, L. B.

Plano de Vida dos Povos Indígenas In: Povos Indígenas no Brasil 2006-2010.1

São Paulo : Instituto Socioambiental, 2011, v.01, p. 337-339.

ISBN: 853

https://books.google.com.br/books?id=XXaFH9Y_z0sC&lpg=PP1&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q=plano%20de%20vida&f=false

3. FONTE, A. P. N. da

Impactos da Eletronorte In: Povos Indígenas no Brasil 2001-2005.1

São Paulo : Instituto Socioambiental, 2006, v.01, p. 399-401.

ISBN: 402

https://books.google.com.br/books?id=gL9OBAAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q=impactos%20da%20eletronorte&f=false

Produção técnica

Assessoria e consultoria

1. MAZUREK, R. R. S.; FONTE, A. P. N. da

Programa de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas de Oiapoque, 2013.

https://www.tnc.org.br/content/dam/tnc/nature/en/documents/brasil/PGTA-Oiapoque.pdf

2. VIDAL, L. B.; FERNANDES, C. A. ; FONTE, A. P. N. da; OIAPOQUE, A. P. I.

Plano de Vida dos Povos e Organizações Indígenas de Oiapoque, 2009.

http://cggamgati.funai.gov.br/files/7614/2186/1279/Plano_de_Vida_Oiapoque.pdf

Demais produções técnicas

1. FONTE, A. P. N. da

A Era dos Planos: História e Perspectivas da última década entre os Povos Indígenas de Oiapoque, 2017. Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. (Aperfeiçoamento, Curso de curta duração).


Formação Acadêmica

Ciências Sociais (bacharelado)

Curso:
Ciências Sociais (bacharelado)
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo
Período:
até

Conhecimentos Gerais

Vasta experiência em produção, edição e revisão de textos - didáticos, científicos, literários, de projetos, relatórios, atas e outros. Leitura dinâmica e excelente fluência escrita em língua portuguesa. Compromisso com prazos. Domínio de Pacote Office.


Idiomas

  • Português - Fluente
  • Inglês - Básico
  • Francês - Básico