Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: CARTA DE APRESENTAÇÃO

Estou à procura de nova colocação no mercado na área de Educação para ministrar aulas de Ciências no E.F.II e de Biologia no Ensino Médio e acredito que V. empresa possa ter interesse por minha experiência e qualificações.

Sou formada pela Universidade de Mogi das Cruzes, no curso de Ciências Biológicas. Fui estagiária no Instituto Biológico de São Paulo, nas áreas de Micologia Vegetal e Parasitilogia Animal, durante dois anos. O estágio na referida instituição contribuiu de forma expressiva para minha formação, aprimorando aptidões como: aplicar e aperfeiçoar as técnicas de Metodologia Científica para a Pesquisa, trazer soluções inovadoras, lidar com pessoas, trabalhar em equipe, cumprir prazos, entre outras.

Na área da Educação possuo larga experiência, pois atuo na mesma há 28 anos na docência de Ciências para o Ensino Fundamental II do 60 ao 90, ministrando aulas de teoria e laboratório, na docência de Biologia para o Ensino Médio da 1ª à 3ª série, ministrando aulas de teoria e biologia e na docência de Metodologia Científica para a Pesquisa para o Ensino Médio da 1ª à 3ª série.

Assim:

Tenho a confiança de que apresento as qualificações necessárias para exercer a função pretendida de forma adequada em V. Instituição escolar.

Envio em anexo meu currículo e desde já coloco-me à disposição para uma entrevista, quando poderei fornecer mais informações sobre minhas experiências e competências.

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Portuguesa
Data de Nascimento:
(57 anos)
Estado Civil:
Divorciado
Sexo:
Feminino

Endereço

Bairro:
Jd Henriqueta
Cidade:
Taboão da Serra - SP
País:
Brasil
CEP:
06764290

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 7.001 até 8.000
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Professor (2015 - 2007)

Cargo:
Professor
Período:
até
Empresa:
Colégio Passionista Santa Luzia
Segmento:
Educação/ Idiomas
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Docente de Metodologia Científica para a Pesquisa - 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio

Professor (2007 - atual)

Cargo:
Professor
Período:
até Atual
Empresa:
Colegio Franciscano Joao Xxiii
Segmento:
Educação/ Idiomas
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: 1) Docente de Ciências (teoria e laboratório) – 60 ao 80 ano do Ensino Fundamental II

2) Docente de Biologia (teoria e laboratório) - 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio

Professor (1993 - 2006)

Cargo:
Professor
Período:
até
Empresa:
Colegio Bialik
Segmento:
Educação/ Idiomas
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Docente de Ciências (teoria e laboratório) – 6 ano ao 9 ano do Ensino Fundamental II


Outras Experiências Profissionais

Experiência Profissional nº 4

- Data de Entrada: 1991

- Data de Saída: 1992

- Nome da Instituição: Escola Tancredo Neves

- Último Cargo na Instituição: Docente de Ciências (teoria e laboratório) – 60 e 70 ano do Ensino Fundamental II

Experiência Profissional nº 5

- Data de Entrada: 1986

- Data de Saída: 1994

- Nome da empresa E.E.P.S.G. 'Jornalista Wandick de Freitas'

- Último Cargo na Instituição:

a) Docente de Ciências (teoria) – 60 ao 90 ano do Ensino Fundamental II

b)Docente de Biologia (teoria) - 1ª à 3ª séries do Ensino Médio

c) Docente de Química (teoria e laboratório) - 1ª série do Ensino Médio - 1987

d) Docente de Física (teoria e laboratório) - 1ª série do Ensino Médio - 1987

Experiência Profissional nº 6

- Data de Entrada: 1989

- Data de Saída: 1994

- Nome da empresa E.E.P.S.G. “Jornalista Wandick de Freitas”

- Último Cargo na Instituição:

a) Docente de Ciências (teoria e laboratório) – 60 ao 90 ano do Ensino Fundamental II

b) Docente de Biologia (teoria e laboratório) - 1ª à 3ª séries do Ensino Médio

Experiência Profissional nº 7

- Data de Entrada: 1988

- Data de Saída: 1989

- Nome da empresa E.E.P.S.G. 'João Martins'

- Último Cargo na Instituição: Docente de Biologia (teoria e laboratório) - 1ª à 3ª séries do Ensino Médio

Experiência Profissional nº 8

- Data de Entrada: 1987

- Data de Saída: 1998

- Nome da empresa E.E.P.G. 'Irmã Iria Kunz'

- Último Cargo na Instituição: Docente de Ciências (teoria e laboratório) – 60 ao 90 ano do Ensino Fundamental II

Experiência Profissional nº 9

- Data de Entrada: 1986

- Data de Saída: 1987

- Nome da empresa E.E.P.S.G. 'Taboão da Serra'

- Último Cargo na Instituição:

a) Docente de Ciências (teoria e laboratório) – 60 ao 90 ano do Ensino Fundamental II

b) Docente de Biologia (teoria e laboratório) - 1ª à 3ª séries do Ensino Médio

c) Docente de Química (teoria e laboratório) - 1ª série do Ensino Médio - 1987

d) Docente de Física (teoria e laboratório) - 1ª série do Ensino Médio - 1987

- ATRIBUIÇÕES / REALIZAÇÕES NO CARGO:

- Orientação Educacional de série - 60 ano do ensino fundamenta II;

- Participação das discussões para a elaboração do Plano Diretor do Colégio Bialik;

- Participação do processo de apoio ao estudo (recuperação paralela);

- Elaboração de material didático para o uso nas aulas práticas de laboratório (60 ao 90 ano do ensino fundamental II e da 1ª à 3ª séries do Ensino Médio);

- Participação da elaboração de projetos interdisciplinares, como:

I) Estudos do Meio: “Projeto Brotas – Barra Bonita”, “Projeto Cananéia”, "Projeto Petar", e "Projeto Paraty"; “Projeto Ilha Grande” , “Um dia de paleontólogo”, “Projeto Salesópolis”

- Elaboração e Coordenação de projetos da área de atuação, como:

I) Projeto “Genoma e Genoma Humano";

II) Projeto “Engenharia Genética” - Clonagem humana e Terapêutica, Células - Tronco, Organismos Geneticamente Modificados e Decifrando o código Genético Humano. Este projeto foi publicado pela revista “Nova Escola”;

III) Projeto "Dormindo com o inimigo - Drogas e Doenças Sexualmente transmissíveis"; IV) Projeto "Gravidez na adolescência";

V) Projeto "Inimigo invisível – As Infecções Hospitalares";

VI) Projeto “Genoma Humano e AIDS";

VII) Projeto "Reprodução Humana assistida";

VIII) Projeto “Como é viver num zoológico?”;

IX) Projeto “Morfologia dos vertebrados e seu modo de vida”;

X) Projeto “Energia nuclear - Ameaça ou Solução”;

XI) Projeto “Célula: O Tijolo da vida”;

XII) Projeto “Os teus olhos te enganam: As Ilusões de óptica e as Miragens”;

XIII) Projeto “Somos espelho daquilo que comemos: Alimentação e Nutrição”;

XIV) Projeto “Qualidade de vida: Um direito de todo o cidadão!" e

XV) Construção de uma “macro maquete” da tabela Periódica de Mendeleev;

- Elaboração e Coordenação de projetos da área utilizando Web Quest;

- Participação da elaboração de Feiras de Ciências e Culturais;

- Elaboração, Coordenação e Participação de Mesas redondas, tendo como público alvo pais e comunidade escolar discutindo temais atuais e polêmicos da área, como: “A ciência deve ou não usar as células - tronco embrionárias para fins terapêuticos?”, “Energias renováveis e não renováveis: Qual o destino do nosso planeta?", “O uso da energia nuclear – Ameaça ou Solução?”;

- Planejamento, Elaboração, Coordenação e Construção da montagem de uma “mini estação ciência” com os alunos da 8ª série abordando temas de Física, como, Mecânica, Termologia, óptica, Ondulatória - Acústica, Eletricidade e Magnetismo, relacionando-os com o progresso da tecnologia e a vida moderna;

- Iniciação do educando no processo de Investigação Científica, preparando-o para elaborar textos acadêmicos, além de melhor instrumentá-lo para a realização de pesquisas; Clarificar a relação existente entre o campo do conhecimento e os métodos existentes, para auxiliar o aluno na justificativa da escolha do seu objeto de pesquisa, a fim de demonstrar, claramente, os motivos, as limitações e as vantagens do tipo de pesquisa e objeto escolhidos; Auxiliar o educando no desenvolvimento de um olhar crítico sobre os principais tipos de pesquisa, segundo seus fundamentos epistemológicos, buscando adaptá-los à sua realidade e ao seu objeto de pesquisa; Orientar os conhecimentos específicos das várias áreas do conhecimento humano, respeitando-se a tríade Pesquisa-Formação e Prática e na orientação para a apresentação oral e escrita dos resultados obtidos, respeitando as normas estabelecidas pela ABTN (Associação Brasileira de Técnicas e Normas) para a apresentação escrita de uma pesquisa científica e

- Coordenação do grupo de professores na utilização da Metodologia Científica para a Pesquisa, no planejamento, elaboração e execução de Projetos de Pesquisa “intra” e interdisciplinares, assim como na coordenação do grupo de professores para a utilização desta metodologia na apresentação escrita dos resultados obtidos nos respectivos projetos respeitando as normas adotadas pela da ABTN.

- Planejamento, Elaboração e Construção do curso preparatório para os exames do ENEM, FUVEST, UNICAMP e outros vestibulares do Colégio Franciscano João XIII, tendo como público alvo alunos da 1ª à 3ª séries do Ensino Médio.


Formação Acadêmica

Bacharelado em Genética Humana, Artrópodes Terrestres, Ecologia e Invertebrados Marinhos

Curso:
Bacharelado em Genética Humana, Artrópodes Terrestres, Ecologia e Invertebrados Marinhos
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Universidade de Mogi das Cruzes
Período:

Ciências Biológicas – Licenciatura Curta em Ciências e Licenciatura Plena em Biologia

Curso:
Ciências Biológicas – Licenciatura Curta em Ciências e Licenciatura Plena em Biologia
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Universidade de Mogi das Cruzes
Período:
até

Licenciatura Curta em Ciências e Licenciatura Plena em Biologia

Curso:
Licenciatura Curta em Ciências e Licenciatura Plena em Biologia
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Universidade de Mogi das Cruzes
Período:
até

Outros Cursos

INICIAÇÃO CIENTÍFICA:

Estágio – 1985 a 1986

Micologia Vegetal e Parasitologia Animal sob a orientação do Profº-Dr. Azízio de Oliveira Rocha, Instituto Biológico de São Paulo.

CURSOS/ESPECIALIZAÇÕES:

Cursos de aperfeiçoamento

1. “Palestra - Prevenção das drogas na adolescência” – Faculdade de Medicina de São Paulo, 2004

2. “Palestra - Clonagem e Utilização das células tronco embrionárias”, 2004

– Drª. Mayana Zats – Profª. do Departamento de Biologia do Instituto de Biociência (IB) e Coordenadora do Centro de estudos do Genoma Humano na Universidade de São Paulo

3. “Palestra - Clonagem humana: questões jurídicas”, 2004

Paulo Roberto Saraiva da Costa Leite

Marco Maciel

4. Participação de Mesas-redondas como ouvinte:

Temas abordados e discutidos na 1ª mesa redonda: (2003)

- Os benefícios da reprodução humana

- Soren Holm

- Genética e ética

- Mayana Zatz

- Crítica bioética a um nascimento anunciado

- Volnei Garrafa

Temas abordados e discutidos na 2ª Mesa-redonda (2003)

- Clonagem reprodutiva versus clonagem terapêutica: avanços e limites

- Clonagem reprodutiva e clonagem terapêutica: significado clínico e implicações biotecnológicas

- Clonagem reprodutiva e clonagem terapêutica: questões éticas

- Marco Segre

- Clonagem reprodutiva e clonagem terapêutica: questões jurídicas

- Luís Fernando Coelho

- O mistério da vida e a descoberta do código genético

- Carlos Alberto Menezes Direito

Temas abordados e discutidos na 3ª mesa redonda (2003)

- Clonagem e vida humana: é possível avançar sem agredir?

- Clonagem, vida humana e implicações jurídicas

- José Carlos Moreira Alves

- Clonagem da vida humana e suas implicações biológicas futuras

- Ricardo Renzo Brentani

- É possível clonar? conseqüências jurídicas

- Carlos Fernando Mathias de Souza

Temas abordados e discutidos na 4ª mesa redonda (2002)

- A justiça frente à revolução científico-tecnológica no campo da reprodução humana - Direito e ciência

- Sueli Gandulfo Dallari

- Aspectos constitucionais da clonagem humana

- Sérgio Ferraz

- O estado atual do biodireito

- Maria Helena Diniz – por Marta Balby Gandra

Outros cursos

1. Curso de Extensão universitária - Invertebrados marinhos

- Universidade Brás Cubas, 1985

2. Curso de Extensão universitária - Circulação dos anfíbios

- Universidade de Guarulhos, 1985

3. Curso de Extensão universitária - Efeitos e Conseqüências dos vários tipos de poluição no solo, água e ar

- Universidade de são Paulo, 1984


Conhecimentos Gerais

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA:

- Windows 95/98, Windows XP, Windows Explorer, Power Point, Excel, Word e Internet.

- ATRIBUIÇÕES / REALIZAÇÕES NO CARGO:

- Orientação Educacional de série - 60 ano do ensino fundamenta II;

- Participação das discussões para a elaboração do Plano Diretor do Colégio Bialik;

- Participação do processo de apoio ao estudo (recuperação paralela);

- Elaboração de material didático para o uso nas aulas práticas de laboratório (60 ao 90 ano do ensino fundamental II e da 1ª à 3ª séries do Ensino Médio);

- Participação da elaboração de projetos interdisciplinares, como:

I) Estudos do Meio: “Projeto Brotas – Barra Bonita”, “Projeto Cananéia”, "Projeto Petar", e "Projeto Paraty"; “Projeto Ilha Grande” , “Um dia de paleontólogo”, “Projeto Salesópolis”

- Elaboração e Coordenação de projetos da área de atuação, como:

I) Projeto “Genoma e Genoma Humano";

II) Projeto “Engenharia Genética” - Clonagem humana e Terapêutica, Células - Tronco, Organismos Geneticamente Modificados e Decifrando o código Genético Humano. Este projeto foi publicado pela revista “Nova Escola”;

III) Projeto "Dormindo com o inimigo - Drogas e Doenças Sexualmente transmissíveis"; IV) Projeto "Gravidez na adolescência";

V) Projeto "Inimigo invisível – As Infecções Hospitalares";

VI) Projeto “Genoma Humano e AIDS";

VII) Projeto "Reprodução Humana assistida";

VIII) Projeto “Como é viver num zoológico?”;

IX) Projeto “Morfologia dos vertebrados e seu modo de vida”;

X) Projeto “Energia nuclear - Ameaça ou Solução”;

XI) Projeto “Célula: O Tijolo da vida”;

XII) Projeto “Os teus olhos te enganam: As Ilusões de óptica e as Miragens”;

XIII) Projeto “Somos espelho daquilo que comemos: Alimentação e Nutrição”;

XIV) Projeto “Qualidade de vida: Um direito de todo o cidadão!" e

XV) Construção de uma “macro maquete” da tabela Periódica de Mendeleev;

- Elaboração e Coordenação de projetos da área utilizando Web Quest;

- Participação da elaboração de Feiras de Ciências e Culturais;

- Elaboração, Coordenação e Participação de Mesas redondas, tendo como público alvo pais e comunidade escolar discutindo temais atuais e polêmicos da área, como: “A ciência deve ou não usar as células - tronco embrionárias para fins terapêuticos?”, “Energias renováveis e não renováveis: Qual o destino do nosso planeta?", “O uso da energia nuclear – Ameaça ou Solução?”;

- Planejamento, Elaboração, Coordenação e Construção da montagem de uma “mini estação ciência” com os alunos da 8ª série abordando temas de Física, como, Mecânica, Termologia, óptica, Ondulatória - Acústica, Eletricidade e Magnetismo, relacionando-os com o progresso da tecnologia e a vida moderna;

- Iniciação do educando no processo de Investigação Científica, preparando-o para elaborar textos acadêmicos, além de melhor instrumentá-lo para a realização de pesquisas; Clarificar a relação existente entre o campo do conhecimento e os métodos existentes, para auxiliar o aluno na justificativa da escolha do seu objeto de pesquisa, a fim de demonstrar, claramente, os motivos, as limitações e as vantagens do tipo de pesquisa e objeto escolhidos; Auxiliar o educando no desenvolvimento de um olhar crítico sobre os principais tipos de pesquisa, segundo seus fundamentos epistemológicos, buscando adaptá-los à sua realidade e ao seu objeto de pesquisa; Orientar os conhecimentos específicos das várias áreas do conhecimento humano, respeitando-se a tríade Pesquisa-Formação e Prática e na orientação para a apresentação oral e escrita dos resultados obtidos, respeitando as normas estabelecidas pela ABTN (Associação Brasileira de Técnicas e Normas) para a apresentação escrita de uma pesquisa científica e

- Coordenação do grupo de professores na utilização da Metodologia Científica para a Pesquisa, no planejamento, elaboração e execução de Projetos de Pesquisa “intra” e interdisciplinares, assim como na coordenação do grupo de professores para a utilização desta metodologia na apresentação escrita dos resultados obtidos nos respectivos projetos respeitando as normas adotadas pela da ABTN.

- Planejamento, Elaboração e Construção do curso preparatório para os exames do ENEM, FUVEST, UNICAMP e outros vestibulares do Colégio Franciscano João XIII, tendo como público alvo alunos da 1ª à 3ª séries do Ensino Médio.


Idiomas

  • Inglês - Intermediário
  • Espanhol - Intermediário