Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: . Profissional com mais de 25 anos de experiência em supply chain, logística e projetos em empresas multinacionais de grande porte em diferentes segmentos, como: farmacêutico, automotivo, telecomunicações, metalúrgica e engenharia;

. Forte atuação nos principais processos de supply chain: PCP, gestão de inventário, ERP/MRP, gestão de demanda, S&OP, compras nacional/internacional, logística interna, comércio exterior, almoxarifados, distribuição, transporte nacional/internacional e embalagem;

. Gerenciamento de projetos em supply chain, Lean manufacturing e ERP: Sistemas SAP, comércio exterior, Drawback, Startup de plantas, sistemas colaborativos e e-business, APS, Sistemas Just in Time e Kanban, gestão visual, problem solving A3, 5S, gestão de parceiros externos e gestão de armazéns;

. Sólidos conhecimentos em movimentação e armazenagem de materiais e sistemas de gerenciamento de almoxarifado (WMS - Warehouse Management System), recebimento, estocagem, separação, abastecimento de linha, embalagem, expedição, distribuição, negociações de fretes internacionais, legislação aduaneira e rotinas de importação e exportação;

. Atuação em planejamento e implantação de projetos em almoxarifados e linhas de produção; (layouts, equipamentos, processos e sistemas de gerenciamento);

. Vivência na geração de economia de custos em projetos logísticos;

. Conhecimento em SAP, TOTVS, WMS, pacote office avançado, Autocad e Microsoft Project;

. Vivência Internacional e Inglês avançado

Dados Pessoais

Data de Nascimento:
(52 anos)
Sexo:
Masculino

Endereço

Cidade:
Americana - SP

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 10.001 até 15.000
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Head de SUPPLY Chain (2018 - 2020)

Cargo:
Head de SUPPLY Chain
Período:
até
Área de Atuação:
Logística/ Suprimentos (Suprimentos)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Martin Engineering
Segmento:
Engenharia
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: - Implementação e gestão da área de Supply Chain, liderando os processos de PCP, Demanda, S&OP, Compras nacional e internacional, almoxarifados, distribuição, comércio exterior, transporte e gestão de inventário;

- Responsável pela implementação de melhorias nos processos de planejamento com redução do nível de estoque em 20% e atingimento do nível de serviço (OTD) em 96%;

- Gerenciamento das ferramentas Lean Manufacturing: Gestão Visual, Kanban, Gemba Walking, 5S, A3, Problem Solving para controle e melhoria dos processos de supply chain.

Gerente de Projeto / Coord. de PCP e Almoxarifado / Coord. de Demanda e Comércio (2004 - 2018)

Cargo:
Gerente de Projeto / Coord. de PCP e Almoxarifado / Coord. de Demanda e Comércio
Período:
até
Área de Atuação:
Logística/ Suprimentos (Suprimentos)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Boehringer Ingelheim / Merial Saúde Animal
Segmento:
Farmacêutico / Saúde Animal
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: - Gestão dos processos de toda a área de logística industrial: planejamento logístico, PCP, almoxarifados, sequenciamento de produção, abastecimento de linha, distribuição, transporte e gestão da produção em terceiros;

- Controle de estoques e inventários (aprox. US$60M), através de WMS/SAP com acuracidade de 99,8%;

- Implementação e coordenação da área de Customer Service Internacional, gestão dos processos de demanda, importação e exportação, S&OP e gestão do operador logístico;

- Negociação de preço, serviços, volume e elaboração de contratos com prestadores de serviços logísticos, transportadoras, Freight Forwarder e despachantes;

- Redução de custos de compras (aprox. 3MBRL), através de negociações e desenvolvimento de novos fornecedores contribuindo para com a lucratividade;

- Desenvolvimento do projeto logístico de novas unidades no Brasil: definição do layout e equipamentos de movimentação e armazenagem, desenho de processos e formação do time operacional, com Investimento de R$600K;

- Definição e gestão do budget para as área de logística, comércio exterior e distribuição, desenvolvendo iniciativas de redução de custo;

- Liderança de todo o processo industrial e logístico em projetos de implantação/migração para o SAP, liderando um time com até 60 pessoas;

- Gerente de projetos para implantação de sistemas de comércio exterior e drawback;

- Liderança de projetos logísticos voltados para redução de custos e melhoria no modelo de distribuição;

- Desenvolvimento e gestão de KPI’s e implementação de melhorias de processo;

- Negociação com autoridades governamentais - Ministério da agricultura/saúde e receita federal.

Coordenador de Logística (2003 - 2004)

Cargo:
Coordenador de Logística
Período:
até
Área de Atuação:
Logística/ Suprimentos (Suprimentos)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Takata S. A.
Segmento:
Automotivo
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: - Coordenação da área de logística, incluindo as atividades de planejamento de demanda e atendimento a clientes, Planejamento de Materiais, Planejamento e Controle da Produção, Gerenciamento de Inventário, Almoxarifado, Distribuição, Transporte e abastecimento de linha;

- Responsável pelo Centro de Distribuição de produtos acabados em Minas Gerais;

- Participação na implementação do sistema de produção Toyota (TPS).


Outras Experiências Profissionais

- Lucent Technologies – Supervisor de almoxarifado / Engenheiro de Movimentação de Materiais

. Robert Bosch - Engenheiro de Logística


Formação Acadêmica

Pos-mba Digital SUPPLY Chain - Industria 4.0 e Transformação Digital

Curso:
Pos-mba Digital SUPPLY Chain - Industria 4.0 e Transformação Digital
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Cebralog
Período:

Mba em Logística Empresarial

Curso:
Mba em Logística Empresarial
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
FGV
Período:
até

Engenharia Industria Mecânica

Curso:
Engenharia Industria Mecânica
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Unimep
Período:
até

Outros Cursos

• Introduction to the Digital Supply Chain – CEBRALOG - 2020

• Lean Manufacturing – Shop Floor Management - Staufen Taktica – 2019

• Alta performance em Execução, Produtividade e Inovação – Netprofit – 2019

• Liderança no Chão de Fábrica – AMCHAM - 2019

• Lean Academy – Sanofi Academy – 2014

• Gestão de Projetos – Compass International – 2012

• Lean Six Sigma Green Belt – Merial – 2010

• Basic of Supply Chain Management – ABAI / APICS – 1999


Conhecimentos Gerais

• Profissional com mais de 25 anos de experiência em supply chain, logística e projetos em empresas multinacionais de grande porte em diferentes segmentos, como: farmacêutico, automotivo, telecomunicações, metalúrgica e engenharia;

• Liderança – gerenciamento de times com até 60 pessoas entre supervisores, analistas, operadores, consultores e estagiários;

• Forte atuação nos principais processos de supply chain: PCP, gestão de inventário, ERP/MRP, gestão de demanda, S&OP, compras nacional/internacional, logística internacional, almoxarifados, distribuição, legislação aduaneira, rotinas de importação e exportação e embalagem;

• Gerenciamento de projetos em supply chain, Lean Manufacturing e ERP: SAP, comércio exterior, Drawback, Startup de plantas, sistemas colaborativos e e-business, APS, Sistemas Just in Time e Kanban, gestão visual, A3, 5S, gestão de empresas e armazéns externos;

• Sólidos conhecimentos em processos e sistemas de gerenciamento de almoxarifado (WMS): recebimento, estocagem, separação, abastecimento de linha, embalagem, expedição e transporte;

• Atuação em planejamento e implantação de projetos em almoxarifados e linhas de produção; (layouts, equipamentos, processos e sistemas de gerenciamento);

• Vivência na redução de custos de compras e logísticos com definição de objetivo anual;

• Implementação de indicadores de performance (KPI´s): Acuracidade de inventário, nível de serviço (OTD e OTIF), planejamento (previsto x realizado / aderência), giro de estoque e % economia;

• Gestão de orçamento (aproximadamente 2MUSD / ano);

• Experiência em auditorias internas e externas: FDA, GMP, ISO, HSE, SARBOX, regulatória e compliance;

• Conhecimento em SAP, TOTVS, WMS, pacote office avançado, Autocad e Microsoft Project;

• Vivência Internacional, fluência em inglês e espanhol avançado


Idiomas

  • Inglês - Fluente
  • Espanhol - Fluente