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Mini-currículo: Sou um profissional de fácil contato, gosto muito de explicar as coisas e expressar publicamente. Tenho enorme disposição para levar ideias à vida de forma estruturada e simples. Consigo energizar e tornar estimulante tudo a minha volta. Autoconfiante e enorme capacidade de influenciar e persuadir diferentes tipos de pessoas para agirem positivamente. Sou um motivador nato, otimista e entusiasta corporativo. Tenho bastante interesse analítico pois abre possibilidades e encurta caminhos por isso sou criativo no planejamento e militar na execução. Acredito em: processos inteligentes, eficiência, pessoas dispostas e interessadas, inovação, execução com excelência e felicidade no trabalho como motivação para entregas e realizações.

Desenvolvi minha carreira na área comercial e de negócios e adquiri uma experiência prática generalista pois trabalhei em diversos segmentos e mercados distintos onde tive a oportunidade de vivenciar startups de operações, modelos próprios de negócios, mercados consolidados, reestruturações, aquisições, abertura de mercado, fusões de empresas de pequeno a grande porte nos mercados: Telecom, E-commerce/ Digital, Adquirência, Cartão de Crédito, Financeiro, Alimentos, Bebidas e Serviços, realizando negócios B2B e B2C.

Desde dos 21 anos sou gestor por isso desenvolvi habilidade em liderar, desenvolver e formar equipes multidisciplinares de alta performance e gestão de pessoas com habilidades e competências distintas de diversos canais de vendas.

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileiro
Data de Nascimento:
(44 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Morumbi
Cidade:
Sao Paulo - SP
País:
Brasil
CEP:
05639-180

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 9.001 até 10.000
Trabalha Atualmente:
sim

Experiências Profissionais

Head Comercial (2018 - atual)

Cargo:
Head Comercial
Período:
até Atual
Área de Atuação:
Comercial/ Vendas (Comercial e Vendas)
Nível Hierárquico:
Gerente (Informática)
Empresa:
Grupo Omega/ A2P - Empresa Homologada Tim
Segmento:
Telecomunicações
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: - Gestão estratégica e operacional do Call Center (inbound e outbound) e a Operação Presencial de Vendas (PAP);

- Responsável direto pela gestão de 150 pessoas (Gestores, Analistas, Vendedores e Operadores);

- Atendimento e vendas para PF e PJ de pequeno e médio porte âmbito Nacional (clientes da base e prospectes);

- Gestão dos indicadores de performance operacional, vendas, atendimento, qualidade e financeiro;

- Responsável pelo dimensionamento das equipes e os respectivos SLAs de atendimento negociados com a TIM;

- Implementação de treinamentos e campanhas mensais de vendas e qualidade objetivando aumento do faturamento, produtividade, fidelização, novos clientes e redução de custos;

- Responsável por identificar oportunidades na operação, nos produtos, serviços, nos processos de comercialização e sistemas a fim de apresentar soluções de melhoria para gestores e áreas de negócios da TIM;

- Elaboração de planos de treinamento, aperfeiçoamentos e melhorias na esteira comercial, buscando redução de quebras do pedido e maior agilidade na entrega do serviço, buscando a satisfação do cliente;

- Mapeamento das regiões potenciais, construção de roteirização e atuação eficiente da equipe presencial;

- Elaboração de scripts e conteúdos inteligentes de treinamentos para as equipes operacionais e lideranças;

- Responsável pela seleção e capacitação com foco em técnicas de abordagem e vendas consultiva, negociação, excelência no atendimento, agilidade nos processos, produtos e serviços

Consultor Sênior de Desenvolvimento Comercial, Vendas e Trade Marketing (2016 - 2018)

Cargo:
Consultor Sênior de Desenvolvimento Comercial, Vendas e Trade Marketing
Período:
até
Área de Atuação:
Comercial/ Vendas (Comercial e Vendas)
Nível Hierárquico:
Gerente (Informática)
Empresa:
Lenan Trade Marketing - Consultoria Empresarial de Estratégias e Negócios
Segmento:
Outros Setores
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: - Responsável pelo Diagnóstico das Operações de Vendas, Mapeamento das Oportunidades, Desenvolvimento das Estratégias Comerciais (B2B e B2C), Processos de Vendas, CRM, Segmentação por Potencial, Planejamento de Vendas, Plano Tático e de Execução (geração de leads, gestão de carteira com up e cross selling);

- Treinamentos para equipes de Vendas e Trade Marketing (Operacional, Tático e Estratégicos);

- Elaborou pesquisas de tendências de mercado: Análise de comportamento e perfil dos consumidores/ clientes; Modelos de Propensão (hunter, farmer e redução do churn); Estudos, hábitos e frequência de consumo; Potencial de mercado; Análises de vendas por perfil de compradores: Tendência de negócios e diferenciais;

- Desenvolveu metodologias para implementação de grandes e complexos Projetos Comerciais e reestruturações de Modelos de Vendas, incluindo, fusões e aquisições em todo o território Nacional;

- Assessorou Startups e Investidores voltados para a indústria de pagamentos eletrônicos, desenvolvendo trabalhos com empresas Adquirentes, Bandeira, Cartão de Crédito e Débito;

- Consultoria Estratégica Comercial para Empresas de Telecom e os seus respectivos parceiros de negócios como Franquias, Agentes Autorizados, Distribuidores de Recarga e Redes de Varejo;

- Clientes e Mercados de atuação: Financeiro (serviços bancários, meios de pagamento, cartão de crédito, bandeira), Drogarias e Farmácias, Alimentos, Bebidas, Telecom (Varejo, PME e Grandes Empresas), Serviços e Games.

Diretor Comercial (2014 - 2016)

Cargo:
Diretor Comercial
Período:
até
Área de Atuação:
Comercial/ Vendas (Comercial e Vendas)
Nível Hierárquico:
Diretor (Informática)
Empresa:
Imovelweb (navent)
Segmento:
Internet
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: - Responsável pelo Planejamento Estratégico Comercial, definindo a Política Comercial Nacional, Processos de Vendas, Expansão das Operações/ Cobertura de Mercado, Gestão do Orçamento de Vendas Forecast;

- Elaborou análises estratégicas de custos, análises de variáveis críticas e de sensibilidade, simulações financeira/econômicas, estudos de viabilidade, projetos de investimentos e de novos negócios;

- Gestão de canais e equipes distintas: Gerentes, Coordenadores e Executivos de Vendas (Key Account, Farmers e Hunters), Analistas de Vendas e “BI”;

- Definiu em conjunto com o Marketing a estratégia nacional de engajamento com clientes, lealdade, experiência do usuário, usabilidade, arquitetura da informação, “BI” para o Marketing digital;

- Construiu a política de relacionamento com Clientes dp segmento (Coelho da Fonseca, Kauffmann, Lello, Lopes, Brasil Brokers, Cyrela, Gafisa, Rossi, Brookfield, Tecnisa) e de outros segmentos (Banco Itaú, C&C, Fast Shop);

- Identificou valores distintivos necessários e desenhou cenários prospectivos alternativos;

- Definiu o cenário e as premissas para a elaboração dos planos de vendas;

- Desenvolveu o plano promocional e aprovava o planejamento de comunicação para os canais de vendas;

- Promoveu a qualidade, sistematizando rotinas, fluxos informacionais e processos internos;

- Criou rotinas de acompanhamento de desempenho dos indicadores, com a participação dos Gerentes de Vendas;

- Trabalhou de forma a motivar para o funil de vendas e a gestão dos clientes em potencial.


Outras Experiências Profissionais

>>> 09/2009 – 01/2014 – Rede (Redecard)

>> Gerente Comercial - 01/2012 a 01/2014

>>Gerente Regional de Vendas Varejo - 09/2009 a 12/2011

- Definiu a estratégia Comercial de atuação Nacional com a missão de expandir e ativar a rede credenciada, negociar a aceitação de cartões para segmentos do Varejo e estabelecer relacionamentos com estabelecimentos para manutenção e crescimento do volume de negócios e comercialização de produtos e serviços. Tudo isso, através de uma equipe direta de 15 Coordenadores e mais de 200 Executivos próprios, um planejamento criativo, uma política comercial e de relacionamento diferenciada, processos eficientes e abordagem segmentada dos clientes;

- Foi responsável pelo desdobramento junto a equipe do plano tático, conforme particularidades das regiões objetivando aumento do market share via expansão da base;

- Gerenciou o contrato com as EPS (Empresas Prestadoras de Serviço), negociação de metas, relacionamento provendo apoio e inteligência de negócio para ações estratégicas, táticas e operacionais.

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>>> 03/2009 – 09/2009 – Hope Lingerie

>> Gerente Nacional de Franquias

- Como Gerente Nacional de Franquias, elaborou e apresentou a estratégia, desenvolveu o business plan, estabeleceu e disseminou as diretrizes e acompanhou os planos táticos e operacionais dos colaboradores;

- Planejou e dimensionou as unidades franqueadas de forma estruturada, preservando o conceito do negócio, a marca e o know how adquirido;

- Dimensionou a estrutura da área de franquia em relação à velocidade da expansão projetada;

- Estudou, aprimorou e definiu o perfil ideal do franqueado para ingressar na rede;

- Definiu a política de consultoria de campo que foi aplicada para acompanhar a performance da rede, garantindo a estratégia, posicionamento, padrão e a qualidade.

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>>> 02/2006 – 03/2009 – Credicard/ Banco Itaú

>> Gerente Regional de Vendas – Estado de São Paulo e Sul (Cartões - Vendas Pessoais) - 01/2007 a 03/2009

Gerente Regional de Vendas – Estado de São Paulo (Cartões - Vendas Pessoais) 02/2006 a 12/2006

- Foi responsável pelo planejamento estratégico de ocupação geográfica e distribuição dos produtos financeiros e seus respectivos agregados, através dos estudos de viabilidade comercial, financeira, marketing e comunicação, bem como na formação, capacitação, motivação e desenvolvimento das pessoas, visando atingir os resultados de qualidade, volumetria e orçamento;

- Definiu, revisou e aprovou planos táticos dos colaboradores, em abrangência geográfica, quantidade de pontos de vendas, vendedores, EPS (Empresas Prestadoras de Serviço), ações universitárias, concessionárias Fiat e parcerias com o varejo.

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>>> 05/2002 – 02/2006 – Stevia Soul (SteviaFarma) - Holding Multi Participações - controlava as empresas: Stevia (alimentos/ adoçantes); Menendez & Amerino (charutos e cigarrilhas), Cibahia Tabacos Especiais e Alfredo Fantini (tabaco)

>> Gerente Nacional de Desenvolvimento de Vendas - 01/2004 a 01/2006

>> Gerente Regional de Vendas - 05/2002 a 12/2003

- Desenvolveu a área comercial das empresas do Grupo, em âmbito nacional, alinhado aos objetivos acordados com a Diretoria, identificando oportunidades e necessidades de mercado através de análises estratégicas, criando soluções e implementando-as, através de programas, projetos e equipes de alta performance, gerando valor agregado e rentabilidade para os negócios e acionistas do Grupo;

- Desenvolveu estudos, análises, estratégias e planos de ação para: Portfólio de produtos, marcas, mix, segmentação de mercado, canais de vendas/ distribuição, escalonamento de comissão x margem de contribuição, fidelização de clientes, rentabilidade por produto, budget e governança coorporativa.

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>>> 05/1998 – 03/2002 Ambev

>> Gerente Comercial - 01/2001 a 03/2002

>> Gerente de Vendas e Marketing - 05/1999 a 12/2000

>> Supervisor de Marketing/ Vendas - 05/1998 a 05/1999


Formação Acadêmica

Gestão em Varejo

Curso:
Gestão em Varejo
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Usp
Período:
até

Administração de Empresas

Curso:
Administração de Empresas
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Faap
Período:
até

Marketing

Curso:
Marketing
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Universidade Anhembi Morumbi
Período:
até

Outros Cursos

- Cenário e Tendências em Gestão de Pessoas > FGV/ Itaú

- Marketing e Vendas para o Mercado de Baixa Renda > Itaú

- Inovação – Pensando o futuro hoje > Inovattion Seed

- Maximização do Ciclo de Vida do Cliente > Universidade Visa

- Programa de Desenv. Gerencial em Trade Marketing > ESPM

- Analise de Mercado e previsão de Vendas > ESPM

- A Liderança, otimizando o “coaching”, e o “mentoring” > Multi Participações

- Desenvolv.da percepção crítica do ambiente de negócios > Multi Participações

- Estratégias/ Técnicas de Negociação/ Vendas > Universidade Ambev

- Alternativas/ Operações de Distribuição > Universidade Ambev

- Técnicas de Merchandising no Ponto de Venda > Universidade Ambev


Conhecimentos Gerais

• Habilidade em liderar, desenvolver e formar equipes multidisciplinares de alta performance e gestão de pessoas com habilidades e competências distintas de diversos canais de vendas: Equipe de vendas própria, terceirizadas, franquias, e-commerce, representantes comerciais e distribuidores.

• Experiência no desenvolvimento e gerenciamento do planejamento estratégico comercial, plano de negócio com definição de metas, previsão de vendas, estratégia de preços, segmentação de mercado, padronização dos processos comerciais, programas de fidelização de clientes, implantação de programas de excelência e qualidade no atendimento e otimização da logística de entrega.

• Experiência na implementação de planos de expansão, desenvolvendo mapeamento necessário para o crescimento de mercado, aquisições de empresas, unidades e ou lojas com dimensionamento ideal das estruturas de vendas (equipes próprias, terceiros, fraqueados, distribuidores) e a suas respectivas capacitações e controles para monitoramento e assertividade da execução, alinhada com a estratégia.

• Experiência no planejamento estratégico de ocupação geográfica e distribuição de produtos financeiros, cartão de crédito, cartão fidelidade/ benefícios e os seus respectivos agregados.

• Gerenciamento em distribuição de produtos e categorias, desenvolvimento da estratégia de espaços, sortimento, elasticidade de preço, ambientação de lojas, merchandising, comunicação, campanhas promocionais e promoções nos pontos de vendas com análises mercadológicas e financeiras.

• Habilidade e experiência na gestão de parceiros comerciais: Distribuidores, Revendas, Franquias, Empresas Prestadoras de Serviços, Fornecedores, Varejo e Grandes Clientes/ Redes.

• Habilidade na restruturação, planejamento e gerenciamento de Canais Digitais.


Idiomas

  • Inglês - Fluente
  • Espanhol - Intermediário
  • Italiano - Intermediário