Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: Profissional com carreira desenvolvida na área Logística e Supply Chain. 25 anos de experiência em gestão de transportes, distribuição e expedição. Vivência no segmento de serviços, metalurgia e construção civil. Especialista em gestão de estoques, inventários e processos operacionais. Habilidade no mapeamento de gaps em processos logísticos e ações de melhoria. Facilidade na elaboração de relatórios e KPIs de apoio à tomada de decisões. Expertise na gestão de equipes, metas, budget, resultados e produtividade. Amplo conhecimento em gerenciamento dos custos logísticos. Prática em auditorias internas e administração de conflitos. Competência no controle de nível de serviço, prazos/entrega e logística reversa. Experiência em planejamento de projetos e programas de qualidade. Domínio do sistema SAP/módulo MM e SD (key-user e condução de treinamentos).

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileira
Data de Nascimento:
(47 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Eloy Chaves
Cidade:
Jundiaí - SP
País:
Brasil
CEP:
13212070

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 10.001 até 15.000
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Gestor / Coordenador de Operações e Estoques (2007 - 2019)

Cargo:
Gestor / Coordenador de Operações e Estoques
Período:
até
Área de Atuação:
Logística/ Suprimentos (Suprimentos)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Maccaferri do Brasil Ltda
Segmento:
Indústria
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Cargo: Gestor / Coordenador de Operações e Estoques - 01/2019 – 08/2019

• Reporte ao CEO da América Latina.

• Responsável pelos processos operacionais logísticos.

• Gerenciamento de estoque geral da matriz e coligadas (R$ 64 MM).

• Gestão de recebimento, armazenagem, carga e descarga.

• Coordenação de equipe operacional de 13 colaboradores diretos e 23 indiretos.

• Interface junto ao setor de Comércio Exterior, para suporte nos processos de expedição.

• Aplicação de treinamentos as equipes, com foco no aumento da performance e engajamento dos colaboradores.

• Gestão de budget da área e realização de interface com o setor financeiro, visando autorização de pagamentos (carteira de fretes de R$2 milhões/mês).

• Desenvolvimento de fornecedores nacionais com foco em custo, prazo e qualidade.

• Gestão de transportadoras e empresas terceirizadas.

• Condução de projetos de melhoria contínua e qualidade na área fabril, seguindo as premissas do Lean Manufacturing.

• Auditoria de matéria-prima e produtos (acabados, semiacabados e revenda).

• Administração de fornecedores e locações (empilhadeiras, armazenagem e insumos).

• Planejamento de redução de estoques obsoletos e otimização de armazenagem.

• Desenvolvimento de relatórios e indicadores e reporte ao CEO/Latam.

• Movimentação de produtos e matéria-prima, melhorando o layout da fábrica e do estoque.

• Auditorias internas, revisão de listas técnicas e melhoria de controles internos.

• Principais resultados:

- Implementação de um sistema Crossdocking na matriz e nas filiais, reduzindo cerca de 20% no tempo de expedição e 1 a 2 dias até a entrega ao cliente final.

- Auditoria interna em todos os setores para ide- Cntificação de materiais fora da contabilidade, gerando um saving de R$ 5 MM em produtos.

- Planejamento de inventários, organização dos estoques e identificação dos produtos, proporcionando produção adequada a demanda, reduzindo as paradas das linhas de produção, bem como o prazo de atendimento das áreas comerciais, resultando também na criação de um CSC (Centro de Serviços Compartilhado).

Cargo: Gestor / Coordenador de Logística - 01/2013 – 12/2018

• Reporte ao CEO da América Latina.

• Coordenação do departamento de Logística e Transportes.

• Responsável pela gestão operacional, processo de distribuição no Brasil e inteligência logística.

• Gerenciamento de equipe com 15 colaboradores e atuação na reestruturação da equipe, (menor número e aumento da qualidade e performance).

• Atuação na gestão de fretes (carteira de R$ 18 MM/ano).

• Desenvolvimento de projetos logísticos e estratégias de melhoria de qualidade/serviços.

• Administração de estoques da matriz Jundiaí (SP) (R$ 42 MM).

• Elaboração de relatórios e análise de indicadores de desempenho, bem como controle de inventários anuais e movimentações internas de materiais.

• Principais resultados:

- Atuação na negociação com fornecedores, gerando redução de 40% no budget e saving de R$ 1,2 MM/ano.

- Saving de R$ 2,1 MM/ano, através da redução de despesas com frete.

- Elaboração de plano de distribuição, criando uma área para armazenar os materiais fracionados para o varejo, gerando uma economia de R$ 2,8 MM/ano.

- Aplicação de treinamentos para as equipes, reduzindo as não conformidades de 120/ano para 3/ano e uma redução de aproximadamente R$20 mil/mês (logística reversa).

Cargo: Analista de Logística - 09/2009 a 12/2012

Cargo: Assistente de Logística - 12/2007 a 08/2009

Cargo: Faturista Junior - 03/2007 a 11/2007

- Reporte ao Gerente de Logística

- Responsável pelo controle de estoques;

- Atuação nos processos de expedição e distribuição;

- Acompanhamento de armazenagem e movimentações;

- Key-user SAP no módulos MM e DS;

- Levantamento de inventários (Rotativos e Periódicos).

- Faturamento e emissão de notas fiscais.

Caixa e Gerente (2003 - 2007)

Cargo:
Caixa e Gerente
Período:
até
Área de Atuação:
Administrativo Comercial (Administração)
Nível Hierárquico:
Supervisão / Chefia (Profissional)
Empresa:
Postos de Combustíveis (bandeira Ale e Shell)
Segmento:
Comércio Varejista
Porte:
Microempresa - até 19 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: - Compras de Lubrificantes e Produtos Automotivos

- Responsável pela Operação e Atendimento a Clientes

- Contas a Pagar e Recebimentos (Cartões)

- Gestão de Estoques e Armazenagem

- Contratação e Treinamento de Funcionários

- Auto Posto Carletti Ltda

- Auto Posto Muller Combustíveis e Lubrificantes Ltda

- Auto Posto Progresso Eloy Chaves Ltda

Caixa e Gerente de Contas PF (1998 - 2003)

Cargo:
Caixa e Gerente de Contas PF
Período:
até
Área de Atuação:
Bancária/ Private Corporate Bank (Financeira)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Banco do Brasil S/a
Segmento:
Bancário
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: - Prospecção de Novos Clientes

- Criação da Carteira de Cliente Exclusivos

- Gerenciamento de Clientes Pessoa Física

- Participação no Comitê Administrativo

- Geração de Novos Negócios e Vendas


Outras Experiências Profissionais

Laminação e Perfis Especiais Ltda - 1997 – 1998

Cargo: Assistente Administrativo

Banco Bradesco S/A - 1991 – 1997

Cargo: Caixa


Formação Acadêmica

Mba em Gestão Empresarial

Curso:
Mba em Gestão Empresarial
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
FGV - Fundação Getúlio Vargas
Período:
até

Mba em Logística e SUPPLY Chain Management

Curso:
Mba em Logística e SUPPLY Chain Management
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
FGV - Fundação Getúlio Vargas
Período:
até

Tecnologia em Logística e Transportes

Curso:
Tecnologia em Logística e Transportes
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Centro Paula Souza - Fatec Jundiaí
Período:
até

Outros Cursos

- Graduação - Ciências Econômicas - Faculdade Padre Anchieta - 2003

- Administração no Século 21 - Fundação Bradesco - 2019

- Excel Avançado para Executivos - Ferramentas de Análise - Senac - 2017

- Formação de Controller em Logística - TIGERLOG - 2014

- Melhores Práticas Acuracidade e Técnicas para Inventário - TIGERLOG - 2013

- Formação para Analistas de Logística - IMAM - 2010

- Liderança e Desenvolvimento de Líderes - Pro Recursos Humanos - 2009

- Básico de Administração e Treinamento Gerencial - SEBRAE - 2004

- Técnicas e Habilidades para Gerentes e Supervisores - SENAC - 2002


Conhecimentos Gerais

• Profissional com sólida experiência na área de Logística e Supply Chain adquirida em empresas de médio e grande porte do segmento de metalurgia, construção civil e soluções ambientais. Forte atuação no mapeamento de gaps em processos logísticos e criação de ações de melhoria, bem como planejamento de projetos e programas de qualidade.

• Ampla vivência na gestão de transportes, distribuição, expedição e controle de estoques.

• Experiência em formação e gestão de equipes multifuncionais, gestão de metas, indicadores e resultados.

• Expertise em gestão de estoques, inventários e processos operacionais.

• Vivência na gestão de transporte terceirizado e gestão de projetos com foco em eficiência, tracking, monitoramento e roteirização.

• Conhecimento de metodologias de planejamento e controle de ativos (S&OP, TMS, ERPs, WMS), indicadores de performance, elaboração de budget e gestão de custos.

• Participação efetiva em implantação de melhoria contínua em processos de controle de movimentação, armazenamento, controle de materiais e inventário.

• Participação de auditorias internas e externas e administração de conflitos.

• Atuação na elaboração de relatórios e KPIs de suporte à tomada de decisões.

• Gestão do controle de nível de serviço, prazos, entrega e logística reversa.

• Gestão de processos para aquisição de matéria-prima e melhoria dos fluxos logísticos, bem como suporte para gerenciamento de crise em fornecedores.

• Execução e implementação de plano de ação referente a possíveis falhas, otimizando tempo de respostas e correções, prezando pela qualidade do produto e economia.

• Domínio do sistema SAP/módulo MM e SD (key user e condução de treinamentos).

• Conhecimento das ferramentas de Lean Manufacturing, para melhoria dos processos.


Idiomas

  • Inglês - Básico
  • Espanhol - Básico
  • Português - Fluente