Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: Formação Acadêmica, em Economia, com Pós Graduação (MBA) em Logistica e Gestão de empresas, e vasta experiência em grandes grupos nacionais e multinacionais dos seguimentos de alimentos e geração de energia (elétrica e combustão).

Gestor focado em resultados, com ênfase em processos e pessoas.

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileiro
Data de Nascimento:
(47 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Jardim Americano
Cidade:
Lins - SP
País:
Brasil
CEP:
16400657

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 15.001 até 20.000
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Gerente de Suprimentos e Logistica (2010 - 2019)

Cargo:
Gerente de Suprimentos e Logistica
Período:
até
Área de Atuação:
Logística/ Suprimentos (Suprimentos)
Nível Hierárquico:
Gerente (Informática)
Empresa:
Renuka do Brasil S.a
Segmento:
Indústria
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Gerenciamento Corporativo de Suprimentos e logística (2 Usinas na região Araçatuba-SP). Negociações 400MM/ano, com Saving comercial médio de 6,5%.

- Responsável pela implantação de procedimentos para gestão de prestadores de serviços industriais e agrícola.

- Responsável pela implementação e geração de contratos para as compras de serviços em geral, e também para as compras de grandes montas.

- Desenvolvimento e estruturação das “equipes” dos setores de: Compras corporativas, Almoxarifados integrados, Follow-up corporativo, logística de suprimentos com frota própria e terceirizada, Postos de combustíveis, Cadastro de fornecedores e materiais, Movimentação, estoque e logística de produtos acabados, Faturamento geral das usinas, Gestão de Balanças de entrada de matéria prima e saída de produtos acabados.

- Implantação e acompanhamento de indicadores de Performance, com medições semanais, mensais e anuais (Saving, Lead time, Giro de estoque, Desenvolvimento de fornecedores, desempenho logístico, etc.).

- Implantação de procedimentos e processos para gestão de estoques de materiais e combustíveis.

- Responsável pela estruturação dos custos e preços no orçamento anual dos principais insumos do Grupo (Incluindo análise técnica da curva histórica dos preços, com sua tendência de preços técnica e de mercado).

- Gerenciamento de equipe com + de 100 colaboradores dos diversos setores de suprimentos e logística de produtos acabados.

- Responsável pelas negociações das grandes contas de Capex e Opex do grupo Renuka. (Grandes grupos nacionais e multinacionais do mercado interno e externo)

- Implantação de novas técnicas e procedimentos de negociação (RFP, pacotes econômicos, contratos anuais, análise de custo x preço, consignações de materiais, etc.)

- Responsável pela equipe de contratação de 100% da terceirização e locação de frota do Grupo (900 equipamentos automotores).

Coordenador de Motomecanização (2009 - 2010)

Cargo:
Coordenador de Motomecanização
Período:
até
Área de Atuação:
Logística/ Suprimentos (Suprimentos)
Nível Hierárquico:
Gerente (Informática)
Empresa:
Tonon Bionergia S.a
Segmento:
Indústria
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Gerenciamento Corporativo de Negociação Comercial, Contratos, Gestão, Custos, Pagamentos e operacional de toda a Frota Terceirizada e Frota Própria para 2 usinas de Açúcar e Álcool (Bocaina-SP e Maracajú-MS) – (Redução expressiva de Custos, com a desmobilização de ativos ineficientes).

- Responsável pelo Setor de Gestão financeira e pagamentos da estrutura de terceirização agrícola.

- Responsável pelo Setor de Controladoria de Contratos e de Terceirização Agrícola.

- Responsável pela estruturação de todos os contratos de venda, consignação e locação dos ativos agrícolas do Grupo Tonon.

- Responsável pela terceirização e desmobilização de toda frota própria do Grupo.

- Responsável pela implantação dos controles de performance e gestão de terceiros agrícola.

- Responsável pela implantação de métricas para medições da produtividade e pagamentos dos terceiros.

- Responsável pela implantação sistêmica (PIMS) para gestão de pagamentos das estruturas terceirizadas.

- Responsável pela implantação e gestão de contratos dos terceiros agrícola. (Recolhimentos, Guias, etc.)

- Responsável pelas 2 oficinas de manutenção automotiva (2 usinas)

- Responsável pelas negociações dos grandes pacotes de manutenção (peças e serviços) mecânica da frota própria.

- Responsável pela implantação orçamentários e financeira para gestão e acompanhamento de performance das oficinas automotivas. (Custos, Disponibilidade, headcount, etc.)

- Responsável pela negociação e compra de equipamentos agrícola (Colhedoras, tratores, etc.)

Gerente de Compras (2004 - 2009)

Cargo:
Gerente de Compras
Período:
até
Área de Atuação:
Logística/ Suprimentos (Suprimentos)
Nível Hierárquico:
Gerente (Informática)
Empresa:
Louis Dreyfus Commodities Ltda.
Segmento:
Agrobusiness
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Gerenciamento/Compras de R$670MM ano (8 Usinas Açucareiras, 7 fábricas de sucos, óleos, etc , 2 portos e 50 entrepostos/fazendas) com Saving médio de 6% em 2009:

- Gestor responsável pelo setor de controladoria de contratos corporativos da terceirização agrícola do grupo Dreyfus.

- Gestor responsável pela geração, controle de pagamentos e descontos financeiros de 100% da desmobilização e venda das frotas próprias, e todos os pagamentos da terceirização agrícola do Grupo Dreyfus.

- Gestor responsável juntamente com o departamento jurídico, pelo desenvolvimento de contratos de compra e venda, contratações e gestão de contratos para toda a terceirização do grupo Dreyfus.

- Um dos Gerentes responsáveis juntamente com o diretor de suprimentos pela implantação de um “HUB” de compras corporativas para atendimento das compras de 100% das plataformas da Dreyfus no Brasil (Citros, Cana, Soja, Café, Algodão, Portos, etc.)

- Um dos Gerentes responsáveis pela desmobilização dos departamentos de compras nas unidades e implantação da cultura corporativa de compras (sem que os usuários perdessem seu SLA).

- Um dos Gerentes responsáveis pela implantação dos indicadores de performance para o Grupo Dreyfus (Saving, Lead Time, etc.).

- Gerente responsável pela equipe de contratação dos serviços de manutenção das fábricas, terceirização de frota leve (carros, vans, etc.), de terceirização de colheita (colhedoras, caminhões, etc.), preparo de solo e tratos culturais (1.500 equipamentos terceirizados anualmente)

- Gerente responsável pela equipe de compras de hardwere e softwere para Telecomunicação e Tecnologia do Grupo Dreyfus.

- (Gerente responsável pela equipe de compras de Refeitórios, Vigilâncias patrimoniais, Transporte Pessoas, etc.).

- Gerente responsável pela negociação com as fabricas dos equipamentos para os contratos de manutenção automotiva e industrial.

- Gestão do sistema de pagamentos á terceiros agrícola (PIMS) (2anos).


Outras Experiências Profissionais

Usina Açuc. de Jaboticabal S.A – Gestor Almoxarifado - 2002 – 2005

- Implantação de controles e indicadores de performance para gestão de estoque (Giro, obsolescência, nível de estoque, etc.) .

- Redução expressiva do estoque (Implantação de mínimo e máximo, consignação de peças, etc.).

- Análise de performance e durabilidade das peças compradas.

- Saneamento nos cadastros de materiais (sem duplicidades).

- Implantação de inventários rotativos para os estoques, principalmente para os combustíveis e lubrificantes.

- Aprimoramento dos controles sistêmicos de requisição e baixa.

Usina Caeté S.A – Filial Delta – Comprador – 2000 – 2002

- Negociações de Compras Gerais de 2 Usinas do Grupo.

Cia Agrícola Delta – Coordenador de Almoxarifado Geral/Outros – 1992 – 2000

- Coordenação dos almoxarifados da empresa (Industrial e Agricola), incluindo o departamento lançamento fiscal de notas fiscais de entrada de toda a empresa.

- Gestor de controle agrícola (3 anos)

- Gestor de tratos culturais agrícola (4 anos)


Formação Acadêmica

Mba Logistica

Curso:
Mba Logistica
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Unilins
Período:
até

Mba Gestão de Empresa

Curso:
Mba Gestão de Empresa
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
FGV
Período:
até

Ciências Econômicas

Curso:
Ciências Econômicas
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Moura Lacerda - Ribeirão Preto-sp
Período:
até

Outros Cursos

Cursos : Negociação, Indicadores de Performance, Desenvolvimento em Chefia e Liderança; ICMS – Legislação, e Recuperação de Impostos, (Office: Access, Excel Avançado, Word, Power Point,etc).

Palestras : O Universitário e a Economia – DR. Jose Pedro Rodrigues de Oliveira; Gestão Empresarial e Desenvolvimento Organizacional – João Franco Filho.


Conhecimentos Gerais

Sistemas

SAP (Compras/FI) - PIMS (Agrícola) - SISMA (Frota) - BAAN (Estoque/Compras) – DATASUL (Estoque/Compras/Contabilidade/Fiscal), BRX (Ancora), Comlink e plataformas B2B.


Idiomas

  • Inglês - Intermediário