Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: Profissional certificado ITIL com mais de 22 anos atuando na área de TIC;

16 anos de gestão de equipes para TIC e implantação de projetos comprovados em carteira.

Conhecimento e uso de frameworks – ITIL v2 e v3, ISO 20000, Cobit 5.1, BPMN, Scrum e PMP.

Sólidos conhecimentos em:

- Implantação, Desenvolvimento e coordenação de projetos IT&T (TI e Telecom) com ênfase em projetos de integração de soluções, redes de fibras ópticas, soluções para data centers;

- Gestão de incidentes, suporte e implantação de operações de missão crítica, com experiência em projeto de atendimento a mais de 200 mil equipamentos em mais de 1200 localidades com equipamentos de alta disponibilidade (DELL, IBM e EMC²) – SLA crítico de 24x7x2x4;

- Gerenciamento de Equipe, mapeamento e desenho e otimização de processos com foco no cliente;

- Gestão de contratos de serviços e controle de garantia com foco em Governo;

- Análise de requisitos e implantação de projetos de infraestrutura, soluções vanguardistas para Data-Centers com aplicações de alta-disponibilidade, virtualização de equipamentos e ampliação da capacidade e disponibilidade de ICs.

- Precificação de produtos, serviços e projetos para editais;

- Execução, treinamento e coordenação de atividade de montagem, manutenção de microcomputadores, impressoras, servidores, storages, switches, unidades robotizadas de fita e disco, Redes de Computadores, Telemáticas e rede de fibra óptica.

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileiro
Data de Nascimento:
(38 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Sobradinho-DF
Cidade:
Brasília - DF
País:
Brasil
CEP:
73070045

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 8.001 até 9.000
Trabalha Atualmente:
sim

Experiências Profissionais

Gerente de Projetos / Assessor Técnico (2013 - 2019)

Cargo:
Gerente de Projetos / Assessor Técnico
Período:
até
Empresa:
Telecomunicações Brasileiras S.a - Telebras

Atividades: -Responsável pela reformulação e Coordenação Escritório de Projetos (ETT - Escritório de Transformação Telebras), visando o desenvolvimento da metodologia e organização e gestão dos principais projetos transformadores da instituição, colaborando da na melhoria das tratativas nas gerências responsáveis, apoio metodológico e controle tempo, custo e escopo, com ganhos superiores a 100 milhões de reais.

-Coordenação de projetos de redes metropolitanas e segmento terrestre do projeto Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação Estratégica - SGDC-1;

-Coordenação orçamentária dos projetos de Rede Terrestre e solução satelital do SGDC-1.

-Coordenação de projetos de implantação de Backbone Metropolitano nas cidades sede dos eventos da Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014 para cumprimentos das designações da garantia 11 do governo federal, incluindo o planejamento, acompanhamento da implantação de projeto de infraestrutura;

-Participação do time de Planejamento Técnico da Diretoria Técnico-Operacional da Telebras, responsável pelo planejamento e gestão de projetos de redes ópticas Telebras.

Coordenador de Projetos / Contratos (2012 - 2013)

Cargo:
Coordenador de Projetos / Contratos
Período:
até
Empresa:
Tecnocomp Tecnologia e Serviços / Furukawa / Cidade Digital / Banco do Brasil

Atividades: Responsável pela coordenação de projeto de implantação de Backbone de Fibra em parceria com o fabricante Furukawa no cliente Banco do Brasil e Cidade Digital. Endereçamento de custos, plano de execução e documentação de projetos. Planejamento e acompanhamento da implantação de projeto de infraestrutura; Planejamento da logística (equipamentos, implantação, testes e certificações); Endereçamento de partes interessadas do projeto e elaboração de plano de gerenciamento de comunicação e realizar o detalhamento do escopo do projeto por pedido gerado; Desenvolvimento da Estrutura Analítica do Projeto; Elaboração do cronograma detalhado do projeto, junto dos demais envolvidos; Realização de análise de risco e relatório mensal para acompanhamento do projeto; Gerenciamento de fornecedores e de equipe técnica especializada; Gestão administrativa da equipe alocada;

Gerente Nacional de Serviços Suporte e Atendimento (2007 - 2012)

Cargo:
Gerente Nacional de Serviços Suporte e Atendimento
Período:
até
Empresa:
Microlog Informática e Tecnologia/ Dell / Ibm / Emc²

Atividades: -Responsável por planejar, desenhar e organizar atividades e procedimentos técnicos de produção das equipes de atendimento, implantação e suporte a campo.

-Responsável por todo operacional de pós-venda, coordenação de 250 contratos de manutenção e suporte em mais de 1200 municípios em todo Brasil de mais de 25 mil ativos em garantia com SLA crítico.

-Responsável pela operacionalização da operação do Projeto TSE - urnas eletrônicas - que visou atendimento de mais de 200 mil urnas em todo pais. Projeto desenvolvido com processos próprios desenhados para o dimensionamento técnico disponível para atendimento mais de 12 mil chamados por mês, com sistema próprio desenvolvido com os requisitos levantados por esta Gerência.

-Condução a implantação de projetos de Hardware, de planos estratégicos e operacionais da tecnologia de informações.

-Responsável pelo estabelecimento de instruções normativas e métodos adotados pelo departamento de tecnologia de informações exercendo gestão sobre as equipes Service Desk, Serviços Profissionais e Suporte especializado a campo, além de analisar, coordenar, implantar e gerir spares/parts, local e remotamente posicionados, para atendimento de SLA crítico (2x4x24x7) em todo Brasil em soluções de alta disponibilidade de varias naturezas (data centers de marca DELL, IBM e EMC).

-Precificação de projetos para editais, estratégia de reduções de custo operacionais, contratos e editais.

-Gestão de equipe e contratos de fornecedores externos


Outras Experiências Profissionais

Coordenação de projetos de redes metropolitanas e segmento terrestre do projeto Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação Estratégica - SGDC-1;

Implantação e coordenação de escritório de projetos Telebras (ETT - Escritório de Transformação Telebras), com desenvolvimento de metodologia e processo de gestão alinhado as melhores praticas do PMI, estruturação hierárquica institucional, capacitação de lideres de projetos e acompanhamento dos projetos da Diretoria Técnica Operacional.

Gerencia de Projeto de implantação de Backbone óptico Metropolitano para copa do mundo de 2014. Responsável pelo transporte de dados e transmissão dos jogos para todo mundo, chegando à marca de 30TB de dados transmitidos. Palavras chave: Fibra óptica, DWDM Padtec, (110 milhões).

Coordenação de projeto de infraestrutura para Data Center – backbones óticos, servidores, Storage e unidades robotizadas de fita. Vários clientes, entre eles: Serpro, Banco Central, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Implantação de operação para atendimento ao TSE, projeto urnas eletrônico, recrutamento, seleção, capacitação e operacionalização visando processos, sistemas, logística humana e de peças e parts para atendimento a mais de 200 mil urnas eletrônicas em todo Brasil. (19 Milhões).

Implantação de ambiente de atendimento a produtos de multiconferência. Capacitação das equipes de suporte, acompanhamento de atividades técnicas, gestão de pessoal e de serviço.

Criação de cooperativa para atendimento de empresas de pequeno e médio porte para atendimento de demandas para seus parques tecnológicos (PC, Rede, Conexão XDSL e impressoras).

Líder Técnico Operacional – QoService Tecnologia. Dimensionamento técnico, processos de logística, atendimento, cronogramas e gestão de contratos.


Formação Acadêmica

Gestão da Tecnologia da Informação

Curso:
Gestão da Tecnologia da Informação
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Unip - Universidade Paulista
Período:
até

Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Curso:
Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Uneb - União Educacional de Brasilia
Período:
até

Graduação em Tecnologia em Redes de Computadores.

Curso:
Graduação em Tecnologia em Redes de Computadores.
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Uneb - União Educacional de Brasilia
Período:
até

Outros Cursos

Inglês Técnico. Realização: Centro Interescolar de Línguas – CIL – 2 anos.

Gestão Empresarial – PDCA – (Plan – Do – Check – Action) Realização: Teleperformance CRM – 16h

Gerencialmente de Processos pelas Diretrizes (GPD) - Realização: Teleperformance CRM – 16h.

Qualidade - Programa 5 ‘S’ ou housekeeping - Realização: Politec Ltda / Caixa Econômica Federal – 6h.

Relações Humanas no Trabalho - Realização: CEP-SAÚDE-DF – 16h.

Técnicas de Atendimento - Realização: Politec - Brasília-DF – 30h.

Técnicas de Vendas - Realização: SENAC – DF – 6h.

Psicologia Comunitária – Técnicas de soluções para os desafios diários - Realização: UniCEUB – 8h.

Capacitação para Certificação – PMP/CAPM - PMI. - Realização: TI-Exame – 40h.

Capacitação para Certificação – Professional Scrum Master I® (PSM I®) da Scrum.org. - TI-Exame – 40h.

Capacitação para Certificação – ITIL V3. - Realização: Hepta Informática. – 30h.

Capacitação para Certificação – Cobit - Realização: Voyager Business Technology – 30h.

Capacitação para Certificação – ISO-20.000 - Realização: TI - Exames. – 20h.

Curso CCNA – Metodologias e Aplicações em Telecom - Realizado: SupportComm S/A – 160h

VMware – Operacionalização e suporte - Realização: Microlog Informática – 30h.

Suporte e Administração Linux – Red Hat 9.0 Realização: X25 Fevereiro de 2003 – 30h.

Administração de redes no Windows 2000 Server - Realização: Uneb – 30h.

Manutenção e administração de Servidores DELL - Realização: Microlog Informática – 40h.

Manutenção e administração de Storage Emc². - Realização: Microlog Informática e tecnologia – 40h.

Manutenção e administração de Unidades Robotizadas de Backup - Realização: Microlog – 40h.

Manutenção e administração de Desktops e Notebooks. - Realização: Microlog – 40h.

Manutenção e Configuração de Computadores - Realizado: C&D Computação – 40h.

Manutenção e Configuração de Redes. Realização: SENAI-DF – 80h.

Curso de Monitores e Instrutores - Realização: C&D Computação – 80h.

Operador de micro – Avançado – Treinamento para instrutores - Realização: C&D Informática – 120h.

Digitação Profissional: Realização: ICS Instituto Candango de Solidariedade. Duração: 100 h

Lógica de Programação - Realização: SENAC durante o mês de setembro de 2004 – 40h.


Conhecimentos Gerais

Profissional certificado ITIL com mais de 22 anos atuando na área de TIC;

16 anos de gestão de equipes para TIC e implantação de projetos comprovados em carteira.

Conhecimento e uso de frameworks – ITIL v2 e v3, ISO 20000, Cobit 5.1, BPMN, Scrum e PMP.

Sólidos conhecimentos em:

-Implantação, Desenvolvimento e coordenação de projetos IT&T (TI e Telecom) com ênfase em projetos de integração de soluções, redes de fibras ópticas, soluções para data centers;

-Gestão de incidentes, suporte e implantação de operações de missão crítica, com experiência em projeto de atendimento a mais de 200 mil equipamentos em mais de 1200 localidades com equipamentos de alta disponibilidade (DELL, IBM e EMC²) – SLA crítico de 24x7x2x4;

-Gerenciamento de Equipe, mapeamento e desenho e otimização de processos com foco no cliente;

-Gestão de contratos de serviços e controle de garantia com foco em Governo;

-Análise de requisitos e implantação de projetos de infraestrutura, soluções vanguardistas para Data-Centers com aplicações de alta-disponibilidade, virtualização de equipamentos e ampliação da capacidade e disponibilidade de ICs.

-Precificação de produtos, serviços e projetos para editais;

-Execução, treinamento e coordenação de atividade de montagem, manutenção de microcomputadores, impressoras, servidores, storages, switches, unidades robotizadas de fita e disco, Redes de Computadores, Telemáticas e rede de fibra óptica.


Idiomas

  • Português - Fluente
  • Espanhol - Intermediário
  • Inglês - Intermediário