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Mini-currículo: • Expertise na modelagem do orçamento empresarial e sua preparação para aplicação de técnicas como a de “budget x forecast x actual” e para a distribuição e acompanhamento de metas para todos os departamentos da empresa, principalmente os de “Compras” e “Vendas”;

• Proficiência em pricing, em controladoria de vendas, no estabelecimento de políticas comerciais com indicadores de desempenho para remuneração variável da força de vendas e na gestão e controle de verbas cooperadas/marketing;

• Sólida experiência na gestão de atividades de supply chain management, como planejamento de demanda/estoques, gestão de operações e administração de vendas, visando o equilíbrio entre os resultados econômicos e financeiros da companhia e a satisfação de seus clientes;

• Participação ativa como key-user nas customizações de ERP’s direcionadas à pricing, à logística, ao customer service, ao processamento de pedidos e ao planejamento e operações de modo geral;

• Facilidade em transitar, comunicar, integrar e fazer a gestão de equipes e departamentos administrativos e operacionais, bem como reportar local e globalmente seus resultados aos públicos interessados;

• Habilidade analítica e visão sistêmica de negócios, desenvolvidas para resolver problemas, identificar oportunidades, propor soluções diferenciadas e elaborar e gerir planos estratégicos (business plan).

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileira
Data de Nascimento:
(41 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Portão Vermelho
Cidade:
Vargem Grande, Paulista - SP
País:
Brasil
CEP:
06730000

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 10.001 até 15.000
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Gerente de Planejamento Financeiro (fp&a) (2018 - 2020)

Cargo:
Gerente de Planejamento Financeiro (fp&a)
Período:
até
Área de Atuação:
Financeira/ Administrativa (Financeira)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Ppcar Brasil Locações Empresariais Eireli
Segmento:
Transporte de Passageiros
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Responsável por:

• Desenvolver a área de Planejamento Financeiro (FP&A) e ajudar a disseminar a cultura de gestão orçamentária por toda a organização;

• Modelar o negócio para previsão de resultados em base semanal para cinco anos e elaborar simuladores de cenários para adequar sua estratégia à estratégia financeira;

• Elaborar o orçamento e a estrutura para seu acompanhamento e gestão com o uso da técnica de “actual x forecast x budget”.

Principais resultados:

Diretoria mais propensa a planejar antes de agir; Modelo de orçamento semanal replicado para outros negócios do grupo; Empresa preparada com relatórios e modelos de simulação de resultados para ser vendida ou receber investimentos; Base desenvolvida para criação de departamento ou utilização de técnicas de pricing.

Gerente de Planejamento e Operações (2013 - 2018)

Cargo:
Gerente de Planejamento e Operações
Período:
até
Área de Atuação:
Financeira/ Administrativa (Financeira)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Axt Telecomunicações Eireli
Segmento:
Eletro-Eletrônicos
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Responsável por:

• Estruturar a área de Planejamento e Operações de acordo com as melhores práticas de mercado em administração de vendas, pricing, previsão de demanda e supply chain management;

• Desenvolver atividades de pricing e de controladoria de vendas para restabelecer margens apropriadas, resgatar valor para os produtos, estabelecer e controlar os preços praticados pela equipe de vendas e controlar verbas comerciais;

• Analisar a viabilidade econômica e financeira de novos produtos e de produtos existentes e recomendar a continuidade ou descontinuidade de projetos e/ou processos relacionados;

• Intermediar e resolver problemas logísticos como o de agendamento de entregas para grandes varejistas e o de indicadores de desempenho para operadores logísticos e transportadoras;

• Aprimorar o processo de elaboração de budget e planejar a demanda de todos os produtos vendidos pela empresa oriundos da China e do mercado local;

• Desenvolver metodologia para remuneração variável dos gerentes regionais de vendas e ferramentas para apuração de seus resultados.

Principais resultados:

One face to the customer em preços; Melhora na margem de contribuição de -4% para mais de 20%; Mudança de CD de Ilhéus-BA para Serra-ES sem nenhuma interrupção no faturamento; Redução de R$ 7 mi para R$ 1,8 mi no estoque de produtos obsoletos; Descontinuidade de todos os produtos deficitários do portfólio; Estruturas de Planejamento, Controladoria e Administração de Vendas e Logística desenvolvidas; Redução do nível de estoque geral de R$ 27 mi para 10 mi sem prejuízos no nível de serviço; Estabelecimento de previsibilidade de margens outrora imprevisíveis.

Supervisor de SUPPLY Chain e Logística (2001 - 2013)

Cargo:
Supervisor de SUPPLY Chain e Logística
Período:
até
Área de Atuação:
Administrativo/ Operacional (Administração)
Nível Hierárquico:
Supervisão / Chefia (Profissional)
Empresa:
Delphi Automotive SYSTEMS do Brasil Ltda – Aftermarket
Segmento:
Automotivo
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Responsável por:

• Planejar a demanda e dimensionar os estoques de produtos oriundos de diversos países do mundo da divisão de reposição de peças – aftermarket – com foco em nível ótimo de serviço corporativamente estabelecido;

• Elaborar e administrar as diversas listas de preços de vendas da divisão para todos os canais, de modo a disponibilizar a informação para funcionar como um instrumento facilitador de venda;

• Processar todos os pedidos e supervisionar a emissão de todos os tipos de notas fiscais, de todas as linhas de produtos, de clientes nacionais e de exportação;

• Manter todos os indicadores de desempenho pertinentes à área dentro dos limites pré-estabelecidos pela companhia para uma operação eficaz e lucrativa;

• Monitorar e Coordenar com o operador logístico as atividades de picking, blistering, recebimento, embalagem, armazenamento e despacho de mercadorias – realizadas por 17 funcionários;

• Gerenciar grandes contas (montadoras) durante um ano para entender suas necessidades, configurar projetos específicos abrangendo o desenvolvimento de produtos e atividades customizadas de logística, com foco em aumento de vendas e rentabilidade.

Principais resultados:

Manutenção do indicador “first pick availability” em mais de 95% por mais de quatro anos; Redução no inventário de 54 para 23 dias; Desenvolvimento de ferramenta para controle de street prices e redução para zero o número de erros na atividade; Manutenção em 4% ou menos por mais de quatro anos do percentual da receita líquida gasta com despesas logísticas; Redução de 16 para oito horas úteis no tempo para separação de pedidos; Redução de R$ 650 mil para R$ 63 mil no valor dos itens em excesso/obsoleto no estoque.


Outras Experiências Profissionais

04/2019 a 12/2019 Faculdade Polis das Artes

Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos; Gestão de Estoques; e Administração de Materiais no Curso Superior Técnico em Logística.

04/2019 a 07/2019 Faculdade Estácio

Professor de Estratégia Empresarial no MBA em Gestão Empresarial.


Formação Acadêmica

Ciências Contábeis

Curso:
Ciências Contábeis
Nível do Curso:
Mestrado
Instituição:
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Fecap
Período:
até

Mba em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios

Curso:
Mba em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Fundação Getúlio Vargas - FGV
Período:
até

Logística Empresarial

Curso:
Logística Empresarial
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Período:
até

Outros Cursos

• Certificação Profissional em Pricing– Associação Brasileira de Pricing – 16 hs (2017)

• Métodos Quantitativos para Contabilidade Gerencial – Universidade de São Paulo (FEA-USP) – 60 hs (2016)


Conhecimentos Gerais

• Expertise na modelagem do orçamento empresarial e sua preparação para aplicação de técnicas como a de “budget x forecast x actual” e para a distribuição e acompanhamento de metas para todos os departamentos da empresa, principalmente os de “Compras” e “Vendas”;

• Proficiência em pricing, em controladoria de vendas, no estabelecimento de políticas comerciais com indicadores de desempenho para remuneração variável da força de vendas e na gestão e controle de verbas cooperadas/marketing;

• Sólida experiência na gestão de atividades de supply chain management, como planejamento de demanda/estoques, gestão de operações e administração de vendas, visando o equilíbrio entre os resultados econômicos e financeiros da companhia e a satisfação de seus clientes;

• Participação ativa como key-user nas customizações de ERP’s direcionadas à pricing, à logística, ao customer service, ao processamento de pedidos e ao planejamento e operações de modo geral;

• Facilidade em transitar, comunicar, integrar e fazer a gestão de equipes e departamentos administrativos e operacionais, bem como reportar local e globalmente seus resultados aos públicos interessados;

• Habilidade analítica e visão sistêmica de negócios, desenvolvidas para resolver problemas, identificar oportunidades, propor soluções diferenciadas e elaborar e gerir planos estratégicos (business plan).


Idiomas

  • Inglês - Fluente
  • Espanhol - Fluente
  • Português - Fluente