Currículo de Gerente de Planejamento Financeiro (fp&a)
Mini-currículo: • Expertise na modelagem do orçamento empresarial e sua preparação para aplicação de técnicas como a de “budget x forecast x actual” e para a distribuição e acompanhamento de metas para todos os departamentos da empresa, principalmente os de “Compras” e “Vendas”;
• Proficiência em pricing, em controladoria de vendas, no estabelecimento de políticas comerciais com indicadores de desempenho para remuneração variável da força de vendas e na gestão e controle de verbas cooperadas/
• Sólida experiência na gestão de atividades de supply chain management, como planejamento de demanda/
• Participação ativa como key-user nas customizações de ERP’s direcionadas à pricing, à logística, ao customer service, ao processamento de pedidos e ao planejamento e operações de modo geral;
• Facilidade em transitar, comunicar, integrar e fazer a gestão de equipes e departamentos administrativos e operacionais, bem como reportar local e globalmente seus resultados aos públicos interessados;
• Habilidade analítica e visão sistêmica de negócios, desenvolvidas para resolver problemas, identificar oportunidades, propor soluções diferenciadas e elaborar e gerir planos estratégicos (business plan).
Dados Pessoais
- Nacionalidade:
- Brasileira
- Data de Nascimento:
- (41 anos)
- Estado Civil:
- Casado
- Sexo:
- Masculino
Endereço
- Bairro:
- Portão Vermelho
- Cidade:
- Vargem Grande, Paulista - SP
- País:
- Brasil
- CEP:
- 06730000
Dados Profissionais
- Faixa Salarial:
- De 10.001 até 15.000
- Trabalha Atualmente:
- não
Experiências Profissionais
Gerente de Planejamento Financeiro (fp&a) (2018 - 2020)
- Cargo:
- Gerente de Planejamento Financeiro (fp&a)
- Período:
- até
- Área de Atuação:
- Financeira/ Administrativa (Financeira)
- Nível Hierárquico:
- Gerência (Profissional)
- Empresa:
- Ppcar Brasil Locações Empresariais Eireli
- Segmento:
- Transporte de Passageiros
- Porte:
- Média - entre 100 e 499 funcionários
- Origem:
- Nacional
Atividades: Responsável por:
• Desenvolver a área de Planejamento Financeiro (FP&A) e ajudar a disseminar a cultura de gestão orçamentária por toda a organização;
• Modelar o negócio para previsão de resultados em base semanal para cinco anos e elaborar simuladores de cenários para adequar sua estratégia à estratégia financeira;
• Elaborar o orçamento e a estrutura para seu acompanhamento e gestão com o uso da técnica de “actual x forecast x budget”.
Principais resultados:
Diretoria mais propensa a planejar antes de agir; Modelo de orçamento semanal replicado para outros negócios do grupo; Empresa preparada com relatórios e modelos de simulação de resultados para ser vendida ou receber investimentos; Base desenvolvida para criação de departamento ou utilização de técnicas de pricing.
Gerente de Planejamento e Operações (2013 - 2018)
- Cargo:
- Gerente de Planejamento e Operações
- Período:
- até
- Área de Atuação:
- Financeira/ Administrativa (Financeira)
- Nível Hierárquico:
- Gerência (Profissional)
- Empresa:
- Axt Telecomunicações Eireli
- Segmento:
- Eletro-Eletrônicos
- Porte:
- Grande - acima de 500 funcionários
- Origem:
- Nacional
Atividades: Responsável por:
• Estruturar a área de Planejamento e Operações de acordo com as melhores práticas de mercado em administração de vendas, pricing, previsão de demanda e supply chain management;
• Desenvolver atividades de pricing e de controladoria de vendas para restabelecer margens apropriadas, resgatar valor para os produtos, estabelecer e controlar os preços praticados pela equipe de vendas e controlar verbas comerciais;
• Analisar a viabilidade econômica e financeira de novos produtos e de produtos existentes e recomendar a continuidade ou descontinuidade de projetos e/
• Intermediar e resolver problemas logísticos como o de agendamento de entregas para grandes varejistas e o de indicadores de desempenho para operadores logísticos e transportadoras;
• Aprimorar o processo de elaboração de budget e planejar a demanda de todos os produtos vendidos pela empresa oriundos da China e do mercado local;
• Desenvolver metodologia para remuneração variável dos gerentes regionais de vendas e ferramentas para apuração de seus resultados.
Principais resultados:
One face to the customer em preços; Melhora na margem de contribuição de -4% para mais de 20%; Mudança de CD de Ilhéus-BA para Serra-ES sem nenhuma interrupção no faturamento; Redução de R$ 7 mi para R$ 1,
Supervisor de SUPPLY Chain e Logística (2001 - 2013)
- Cargo:
- Supervisor de SUPPLY Chain e Logística
- Período:
- até
- Área de Atuação:
- Administrativo/ Operacional (Administração)
- Nível Hierárquico:
- Supervisão / Chefia (Profissional)
- Empresa:
- Delphi Automotive SYSTEMS do Brasil Ltda – Aftermarket
- Segmento:
- Automotivo
- Porte:
- Grande - acima de 500 funcionários
- Origem:
- Multinacional
Atividades: Responsável por:
• Planejar a demanda e dimensionar os estoques de produtos oriundos de diversos países do mundo da divisão de reposição de peças – aftermarket – com foco em nível ótimo de serviço corporativamente estabelecido;
• Elaborar e administrar as diversas listas de preços de vendas da divisão para todos os canais, de modo a disponibilizar a informação para funcionar como um instrumento facilitador de venda;
• Processar todos os pedidos e supervisionar a emissão de todos os tipos de notas fiscais, de todas as linhas de produtos, de clientes nacionais e de exportação;
• Manter todos os indicadores de desempenho pertinentes à área dentro dos limites pré-estabelecidos pela companhia para uma operação eficaz e lucrativa;
• Monitorar e Coordenar com o operador logístico as atividades de picking, blistering, recebimento, embalagem, armazenamento e despacho de mercadorias – realizadas por 17 funcionários;
• Gerenciar grandes contas (montadoras) durante um ano para entender suas necessidades, configurar projetos específicos abrangendo o desenvolvimento de produtos e atividades customizadas de logística, com foco em aumento de vendas e rentabilidade.
Principais resultados:
Manutenção do indicador “first pick availability” em mais de 95% por mais de quatro anos; Redução no inventário de 54 para 23 dias; Desenvolvimento de ferramenta para controle de street prices e redução para zero o número de erros na atividade; Manutenção em 4% ou menos por mais de quatro anos do percentual da receita líquida gasta com despesas logísticas; Redução de 16 para oito horas úteis no tempo para separação de pedidos; Redução de R$ 650 mil para R$ 63 mil no valor dos itens em excesso/
Outras Experiências Profissionais
04/
Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos; Gestão de Estoques; e Administração de Materiais no Curso Superior Técnico em Logística.
04/
Professor de Estratégia Empresarial no MBA em Gestão Empresarial.
Formação Acadêmica
Ciências Contábeis
- Curso:
- Ciências Contábeis
- Nível do Curso:
- Mestrado
- Instituição:
- Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Fecap
- Período:
- até
Mba em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios
- Curso:
- Mba em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios
- Nível do Curso:
- Pós / Especialização
- Instituição:
- Fundação Getúlio Vargas - FGV
- Período:
- até
Logística Empresarial
- Curso:
- Logística Empresarial
- Nível do Curso:
- Pós / Especialização
- Instituição:
- Universidade Presbiteriana Mackenzie
- Período:
- até
Outros Cursos
• Certificação Profissional em Pricing– Associação Brasileira de Pricing – 16 hs (2017)
• Métodos Quantitativos para Contabilidade Gerencial – Universidade de São Paulo (FEA-USP) – 60 hs (2016)
Conhecimentos Gerais
• Expertise na modelagem do orçamento empresarial e sua preparação para aplicação de técnicas como a de “budget x forecast x actual” e para a distribuição e acompanhamento de metas para todos os departamentos da empresa, principalmente os de “Compras” e “Vendas”;
• Proficiência em pricing, em controladoria de vendas, no estabelecimento de políticas comerciais com indicadores de desempenho para remuneração variável da força de vendas e na gestão e controle de verbas cooperadas/
• Sólida experiência na gestão de atividades de supply chain management, como planejamento de demanda/
• Participação ativa como key-user nas customizações de ERP’s direcionadas à pricing, à logística, ao customer service, ao processamento de pedidos e ao planejamento e operações de modo geral;
• Facilidade em transitar, comunicar, integrar e fazer a gestão de equipes e departamentos administrativos e operacionais, bem como reportar local e globalmente seus resultados aos públicos interessados;
• Habilidade analítica e visão sistêmica de negócios, desenvolvidas para resolver problemas, identificar oportunidades, propor soluções diferenciadas e elaborar e gerir planos estratégicos (business plan).
Idiomas
- Inglês - Fluente
- Espanhol - Fluente
- Português - Fluente