Currículo de Gerente de Credito Cobrança e Riscos
Mini-currículo: Experiência de 25 anos com forte atuação nas áreas de crédito, cobrança, riscos call center,
atendimento a clientes, fraude, backoffice, ouvidoria, auditoria interna e externa, meios de
pagamentos (POS, conta digital, conta corrente).
Gerenciamento de equipes operacionais (Coordenadores, Supervisores, Analistas e
Auxiliares) liderando projetos, garantindo prazos e qualidade dentro do orçamento, buscando a
formação de equipes de alta performance, com uma gestão focada no resultado e nas pessoas,
mantendo equipes motivadas e com baixo turnover.
Gestão de Mesa de crédito nos produtos, veículos leves, motos, veículos pesados, crédito pessoal,
débito na conta, consignado, cartão de crédito, aumento de limite, microcrédito e crédito pessoa
jurídica.
Gestão de Cobrança produtos varejo em geral, elaboração e condução de processos de
cobrança com foco em estratégia, mapeamento, automatização e otimização de processos com
recuperação para instituição no foco de recebimento e melhoria dos números em geral.
Gerenciamento da área do Back Office, responsável pelo apoio operacional à área de cobrança
atendendo demandas de ordem administrativas com emissão de documentos, boletos, garantindo a
agilidade e eficiência dentro do processo, e administração da formalização dos documentos da CCB.
Avaliação dos riscos de fraude e prevenção. Identificação e realização do mapa de riscos
conforme resoluções BACEN nos produtos financeiros e analise de fraudes e desvios, bem como propor
ações de mitigação
Dados Pessoais
- Nacionalidade:
- Brasileiro
- Data de Nascimento:
- (46 anos)
- Estado Civil:
- Casado
- Sexo:
- Masculino
Endereço
- Bairro:
- Jd Andarai
- Cidade:
- São Paulo - SP
- País:
- Brasil
- CEP:
- 02167-080
Dados Profissionais
- Faixa Salarial:
- De 5.001 até 6.000
- Trabalha Atualmente:
- não
Experiências Profissionais
Gerente de Credito Cobrança e Riscos (2019 - 2020)
- Cargo:
- Gerente de Credito Cobrança e Riscos
- Período:
- até
- Área de Atuação:
- Financeira/ Administrativa (Financeira)
- Nível Hierárquico:
- Gerência (Profissional)
- Empresa:
- Casa do Credito S/a SCM
- Segmento:
- Financeiras
- Porte:
- Pequena - entre 20 e 99 funcionários
- Origem:
- Nacional
Atividades: Responsabilidades:
Gestão da Mesa de Crédito, e comitê de crédito Pessoa Jurídica, para aprovação de propostas com
valores acima da alçada mesa;
Gestão da Cobrança, com indicadores de performance e recuperação dos créditos inadimplentes,
inclusive com elaboração e campanhas de recuperação da carteira de créditos em atraso;
Gestão da Área de Riscos emitindo parecer sobre as normativas do BACEN e sobre a implantação
de produtos novos.
Principais Resultados obtidos:
Desenvolvimento do sistema SIS (plataforma de crédito WEB).
Criação da política de crédito para envio de propostas para Comitê de Diretoria;
Ajuda ao Gerente de Projetos para implantar os meios de pagamentos, conta digital e cartão de
crédito;
Gestor Mesa de Credito Operações (2017 - 2018)
- Cargo:
- Gestor Mesa de Credito Operações
- Período:
- até
- Área de Atuação:
- Financeira/ Administrativa (Financeira)
- Nível Hierárquico:
- Gerente (Informática)
- Empresa:
- Crefisa S/a Cfi
- Segmento:
- Financeiras
- Porte:
- Média - entre 100 e 499 funcionários
- Origem:
- Nacional
Atividades: Responsabilidades:
Gestão da Mesa de Crédito, inclusive com uma equipe de 250 analistas, 6 supervisores e 12
analistas sêniores;
Aprovação de propostas de alçada de diretora devido política de valores;
Coordenar a mesa de abertura de conta corrente e conta digital;
Calibrar motor de crédito para melhor performance de aprovação automática;
Participação dos Comitês de Projetos Cartão de Credito Crefisa;
Principais Resultados obtidos:
Participação do desenvolvimento do sistema de crédito consignado;
Definição de todos os parâmetros do novo sistema de crédito da Crefisa, inclusive com robô de
aprovação de crédito;
Melhoria a esteira de abertura de contas digitais;
Gestor Credito Cobrança Prevenção Fraude (1999 - 2016)
- Cargo:
- Gestor Credito Cobrança Prevenção Fraude
- Período:
- até
- Área de Atuação:
- Financeira/ Administrativa (Financeira)
- Nível Hierárquico:
- Gerente (Informática)
- Empresa:
- Omni Soluções Financeiras
- Segmento:
- Financeiras
- Porte:
- Média - entre 100 e 499 funcionários
- Origem:
- Nacional
Atividades: Responsabilidades:
Responsável por gerenciar equipes de prevenção à fraude, formalização administrativa, contratos
e ouvidoria.
Suporte aos colaboradores/
analisar fraude nas propostas de crédito. Atuar diretamente nos comitês de controles internos,
apresentar casos de fraudes identificados pela área.
Treinamentos para toda a rede de colaboradores, correspondentes bancários e central de
atendimento – SAC, com temas de prevenção a fraude, atendimento ao cliente e ouvidoria –
Diretores, Gerentes, Supervisores, Analistas e Assistentes. Treinamentos para WEB;
Análise de propostas de crédito para solicitação de capital de giro, pessoa jurídica, substituição de
garantia, cessão de direito e reanálise de propostas de crédito veículos e motos.
Principais Resultados obtidos:
Desenvolvimento do sistema de prevenção à fraude dentro da esteira de financiamento de CDC
Veículos. Estruturação do departamento de formalização para fila online de análise dos Área de
atuação
CCBs – Cédula de Crédito Bancário, já aprovadas para pagamento dentro da esteira de crédito.
Idealização do projeto Rede Digital – Agente Omni.
Outras Experiências Profissionais
Cargo:
Área de Atuação:
Nível Hierárquico:
Empresa: Carrefour Supermercados Segmento:
Responsável pelo atendimento dos fornecedores e compra de produtos para Loja Carrefour Vila Maria;
Controle e acompanhamento de preços dos concorrentes diretos;
Montagem e apresentação dos produtos no interior da loja;
Efetuar o balanço físico dos produtos, semestralmente;
Controlar disposição dos produtos da gondolas do mercado junto com a equipe de repositores;
Makro Atacadista
Atendimento ao Cliente e Emissão de Cartão
Chefe de Atendimento 06/
Responsável pela equipe de atendimento recepção;
Analise documental de pessoais Jurídicas para confecção dos cartões (documentos analisados, CNPJ, Contrato Social e outros);
Emissão de Cartões de Acesso à loja;
Analise e aprovação de limite de compra para os terminais;
Analise pontual de cliente com cheques devolvidos;
Formação Acadêmica
Direito
- Curso:
- Direito
- Nível do Curso:
- Graduação
- Instituição:
- Uninove
- Período:
- até
Contabilidade
- Curso:
- Contabilidade
- Nível do Curso:
- 2º Grau / Técnico
- Instituição:
- Cassimiro de Abreu
- Período:
- até
Outros Cursos
Comunicação, Liderança e Feedback – Integração in company 2008/
Gestão de Pessoas – Integração in company 2010
Six Sigma 2007
Prevenção a Lavagem de Dinheiro ABBC 2008/
Legislação Trabalhista in company 2010
Emissão de Certificação para Ouvidoria IBRC e ABBC 2007/
Analise Documental - Prevenção a Fraude 2004/
Visita ao Instituído Ricardo G Daunt o nosso IIRGD 2008
Conhecimentos Gerais
PRINCIPAIS RESULTADOS
Primeiro Lugar Brasil – Matriz e Performance.
Reconhecimento Positivo – Diminuição do Índice de Fraude.
Tri Campeão – Campanha Anual Superação de Metas.
Desenvolvimento de Projeto Rede Digital com Diminuição de 60% do Custo de Efetivação de Contrato.
Idiomas
- Inglês - Intermediário