Ir para o conteúdo
Navegação:

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileira
Data de Nascimento:
(84 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Bandeirantes
Cidade:
Belo Horizonte - MG
País:
Brasil
CEP:
31340460

Dados Profissionais

Faixa Salarial:
Não informado
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Gerente de Aciaria (1976 - 1979)

Cargo:
Gerente de Aciaria
Período:
até
Empresa:
Usina Siderúrgica da Bahia (usiba)
Segmento:
Mineração, Metalurgia e Siderurgia
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: - Gerente da Acieira;

A USIBA estava em fase final de implantação, era da minha responsabilidade a preparação de pessoal de operação e manutenção da Aciaria. Para tanto, foi feito estágio com engenheiros recem formados, em usinas sidrúrgicas francesas; Aciarias elétricas e Lingotamento Contínuo de tarugos. Durante um periodo de 4 meses.

- No retorno ao Brasil, preparação para dar o start up da usina: Ensaios a frio e teste dos equipamentos instalados, assim como a especificação dos laboratórios da usina: Químico, metalográfico e de ensaios mecânicos.

- Start up da aciaria até a normalização de sua produção: Preparação de operadores, técnicos de nível médio e pessoal de manutenção mecânica, elétrica , Automação e contrôle.

Todos os periodos passados em usinas em operação e a experiência da USIBA, no start up, me qualificaram para entrar em atividades de projeto e consultoria.

Assessor do Contrôle Metalúrgico da Usina (1976 - 1979)

Cargo:
Assessor do Contrôle Metalúrgico da Usina
Período:
até
Empresa:
Açominas Gerais S. A.
Segmento:
Mineração, Metalurgia e Siderurgia
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Assessorando no Contrôle Metalúrgico, tanto na aciaria, alto forno e laminação da usina: Principalmente na area de Processos da Aciaria.

Representante da AÇOMINAS, no Grupo SIDERBRAS, nos contratos de adquisição e preparação do seu pessoal técnico, de Novas Tecnologias na Siderurgia.

Consultor na Área de Processos de Aciaria, Aproveitando Experiencias Anteriores (1962 - 1968)

Cargo:
Consultor na Área de Processos de Aciaria, Aproveitando Experiencias Anteriores
Período:
até
Empresa:
Tse-técnicas e Serviços de Engenharia
Segmento:
Mineração, Metalurgia e Siderurgia
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: -Coordenação do Projeto da Aciaria de ACEPAR (ACEROS DEL PARAGUAY).- Miniusina para 150.000 tons /ano: Lay out, seleçao de equipamentos: Aciaria a Oxigênio (LD), lingotamento contínuo de tarugos.

Já era aplicação dos meus conhecimentos em aciaria, onde tinha exercido as atividades de Eng Assistente das aciarias, refratários da ACESITA (Aços especiais Itabira, Cia. Siderúrgica Belgo Mineira na usina de João Monlevade e Assessoria à Superintendência de Vendas para Exportação de minério de Ferro da Cia. Vale do Rio Doce. Também na CVRD, tinhamos exercido a função de consultor siderúrgico, tendo trabalhado nas áreas de Projeto de novas unidades a serem implantadas na CVRD: Usinas de Pelotização, em Vitória e de Alumínio: ALBRAS (barcarena, no Estado de Pará.


Outras Experiências Profissionais

- Avaliação técnico- econômica de Projetos siderúrgicos;

- Política Mineral: Principalmente em nossas atividades na CVRD;

- Tenho, pela minha experiência, condições para coordenar a implantação de Projetos assim como a coordenação do Projeto;

- Mestrado em Engenharia Mineral pela USP. Infelizmente não tendo apresentado Tese por motivos de doença na família;

- Fui frofessor colaborador da disciplina de Siderurgia na Escola de Minas de Ouro Prêto ( 3 anos) a pedido da própria Escola às empresas nas quais trabalhava que me cediam à Escola nos horários dedicados a dar aulas. Isto foi quando trabalhava na AÇOMINAS.


Formação Acadêmica

Engenharia de Minas e Metalurgia

Curso:
Engenharia de Minas e Metalurgia
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Antiga Escola de Minas de Ouro Prêto da Universidade do Brasil. Hoje Pertencente a Ufop (universidade Federal de Ouro Prêto)
Período:
até

Outros Cursos

- Cursos de curta duração na Fundação Getúlio Vargas: Economia Mineral, Matemática Financeira, Análise Financeira;

- Informática: Bons conhecimentos no manejo das ferramentas que a informática oferece: Matemática, Estatística, Princípios de Autocad e, principalmente Análise Financeira com Excel.

Por meu Contato frequente com as universidades. Poderei bem me desempenhar como professor em universidades sem exigências de Mestrado e Doutorado, por estar sempre em constante atualização, tanto em áreas técnica como atualização matemática, Estatística, etc


Conhecimentos Gerais

- Administração de Recursos Humanos na Empresa,

- Ciências Políticas e sociais;

- Conheço muito bem a nossa latino--américa (sou nacido no Perú e resido no Brasil há 50 anos (desde que ingressei na Escola de Minas de Ouro Prêto.


Idiomas

  • Inglês - Intermediário
  • Espanhol - Fluente
  • Francês - Intermediário
  • Alemão - Básico