Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: Profissional com mais de 16 anos de experiência na área da Qualidade em empresas do segmento Industrial, médico-hospitalares, cientifico e Call Center.

Atuando em atividades como gestão da qualidade, elaboração e implementação de toda documentação pertinente ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), melhoria contínua dos processos, mapeamento de processos, relacionamento com clientes internos e externos, desenvolvimento e qualificação de fornecedores, assim como gerenciamento dos contratos de prestadores de serviços, realização de auditorias internas e acompanhamento de auditorias de clientes e órgãos externos, gerenciamento de KPI´s, gerenciamento de ações corretivas e preventivas e seus respectivos planos de ações abrangendo as ferramentas da qualidade (MASP, Ishikawa, brainstorm, 5W2H, etc), focado em resultados.

Responsável direto pelas conquistas e manutenções de todas as certificações necessárias para os negócios das empresas como ISO 9001, ISO 14001, ISO 17025, RDC 16, ISO 13485, entre outras através de órgãos como DQS, DNV, Inmetro e Anvisa.

Atuação como Responsável Técnico pelos produtos comercializados pela empresa da área Medical Devices e toda a rotina de registros dos produtos junto a ANVISA, além da organização e manutenção do SGQ e seu manual de Boas Práticas baseado na RDC 16 no que se refere a distribuidores de produtos e equipamentos médicos. Possuo disponibilidade de mudança de cidade.

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileira
Data de Nascimento:
(49 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Jd. Marquesa
Cidade:
São Paulo - SP
País:
Brasil
CEP:
04921100

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
Não informado
Trabalha Atualmente:
sim

Experiências Profissionais

Gerente da Qualidade (2021 - atual)

Cargo:
Gerente da Qualidade
Período:
até Atual
Área de Atuação:
Qualidade (Administração)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Colden Refrigeração
Segmento:
Equipamentos Industriais
Porte:
Pequena - entre 20 e 99 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Responsável pela área de Qualidade e Processos, planejamento e realização de auditorias internas e acompanhamento das auditorias externas (clientes e órgãos), elaboração e análise da documentação pertinente ao Sistema de Gestão da Qualidade conforme norma ISO 9001, qualificação de fornecedores, gerenciamento das não-conformidades e elaboração dos respectivos planos de ação, gerenciamento das reclamações de clientes;

Analisar e estabelecer o mapeamento de processos para a empresa, afim de padronizar as rotinas de trabalho, eliminar ou minimizar problemas e melhora-los continuamente;

Gerenciar os indicadores de desempenho dos processos e informar a Alta Direção através da análise crítica do SGQ;

Implantação do 5S na Produção;

Responsável por todo o processo de liberação de produto e recebimento de matéria prima para a Produçõ conforme estabelecido nos procedimentos da ISO e acordado com os clientes.

Gerente de Qualidade e Processos (2017 - 2019)

Cargo:
Gerente de Qualidade e Processos
Período:
até
Área de Atuação:
Qualidade (Administração)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Vikstar Contact Center
Segmento:
Call Centers
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Reporte ao Diretor de Qualidade

- Responsável pela área de Sistema de Gestão da Qualidade, obtendo as certificações necessárias, acompanhando e realizando auditorias internas do SGQ e de clientes, verificando se a documentação pertinente ao Sistema de Gestão da Qualidade atende a legislação vigente e ao sistema de gestão da qualidade, afim de garantir o devido cumprimento, visando alcançar os objetivos e metas definidos pela Alta Direção.

- Analisar e estabelecer processos para a empresa, afim de padronizar as rotinas de trabalho, eliminar ou minimizar problemas e melhora-los continuamente.

Resultados:

- Conquista das certificações ISO 9001 versões 2008 e 2015 da norma em todos os sites da empresa como São Paulo, Londrina e Teresina (9 sites no total) que possibilitou a empresa a melhorar seus processos e aumentar sua participação no meio de atuação e ganhos de demanda através de seus clientes.

Gerente da Qualidade e Responsável Técnico (2000 - 2016)

Cargo:
Gerente da Qualidade e Responsável Técnico
Período:
até
Área de Atuação:
Qualidade (Administração)
Nível Hierárquico:
Gerente (Informática)
Empresa:
Carl Zeiss do Brasil Ltda.
Segmento:
Equipamentos Médicos / Precisão
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Gerente da Qualidade e Responsável Técnico (ANVISA e CREA) – Divisão Industrial, Médica e Científica - 02/2005 a 04/2016

Reporte ao Diretor Geral

- Responsável pelas certificações da empresa através da implementação e manutenção dos Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) baseados nas normas ISO 9001 e ISO 14001 (DQS), ISO 17025 (Inmetro), RDC 16 e ISO 13485 (Anvisa e Inmetro);

- Responsável por planejar, coordenar e/ou executar auditorias internas dos sistemas, equipamentos e procedimentos relacionados com a qualidade, visando identificar não-conformidades e orientar os colaboradores quanto aos procedimentos adequados abrangendo a avaliação dos processos internos;

- Registrar não-conformidades com os procedimentos definidos (falhas em operações, processos, entre outros) e emissão de registros para ações preventivas ou corretivas cobrando dos responsáveis as devidas providências;

- Definição de diagramas e desenho dos processos contidos no SGQ;

- Acompanhamento dos processos, orientação aos responsáveis, redação de políticas e procedimentos ajustando-os às diretrizes das certificações;

- Acompanhamento das auditorias externas executadas por órgãos certificadores e clientes para validação do SGQ;

- Avaliação e atualização de documentações de qualificação de fornecedores, bem como o gerenciamento dos contratos com prestadores de serviço para empresa;

- Responsável por estipular ou monitorar índices estatísticos que indicam tendências ou possibilidades que possam comprometer a garantia da qualidade dos processos;

- Organização das reuniões de analise crítica para apresentação do status do SGQ à Diretoria;

- Acompanhamento da programação de manutenção e calibração externa dos instrumentos de medição, bem como validação de novos instrumentos;

- Coordenação e/ou execução da divulgação da Política da Qualidade da empresa bem como a realização de treinamentos a funcionários;

- Responsável pelo controle da renovação das normas externas do SGQ evitando sua obsolescência;

- Forte ênfase no processo de melhoria contínua suportado pela implementação das ações corretivas e preventivas, utilizando-se de ferramentas da qualidade (MASP, Ishikawa, brainstorm, 5W1H, etc).

- Responsável Técnico pelos produtos comercializados pela empresa da área Medical Devices, com responsabilidades pela organização e manutenção do SGQ baseado na RDC 16 da ANVISA no que se refere a distribuição de produtos e equipamentos médicos;

- Elaboração, revisão e/ou atualização e implantação de todas documentação pertinente ao SGG como manual de boas práticas, procedimentos operacionais e registros da qualidade;

- Monitoramento, obtenção e renovação de documentos legais da empresa relacionados à Vigilância Sanitária;

- Controle e acompanhamento de processos de registros de produtos junto a ANVISA e suas validades, rastreabilidade dos lotes, monitoramento de temperatura, umidade e vencimento dos produtos estéreis armazenados nos estoques;

- Autorizações de importações;

- Monitoramento, obtenção e renovação de documentos legais da empresa relacionados à Vigilância Sanitária;

- Segregar e coordenar a destinação final de produtos não-conformes;

- Capacitar a equipe envolvida na manipulação e transporte dos produtos;

- Realizar e acompanhar inspeções e/ou auditorias além de representar a empresa frente a fiscalizações dessa natureza.

Resultados:

- Conquista de todas as certificações necessárias para os negócios da empresa, que possibilitou a participação em processos de licitação, serviços de calibração, registro de produtos na ANVISA, etc;

- Devido ao bom gerenciamento das ferramentas de melhoria, atingimos uma taxa de conclusão dos instrumentos de melhoria de 98% e pontualidade na solução de 100%;

- Aumento da satisfação dos clientes, chegando a taxa de 90% e reduzindo assim as reclamações.

Engenheiro da Qualidade – Divisão Industrial - 01/2003 a 01/2005

Reporte ao Gerente da Qualidade e Assistência Técnica

- Atuação direta na implementação de todos os processos de calibração de máquinas de medição por coordenadas e criação de todo o sistema de gestão da qualidade com base na norma ISO 17025, voltado ao laboratório de calibração da empresa, o qual foi acreditado junto ao Inmetro para fazer parte da RBC (Rede Brasileira de Calibração).

Resultados:

- Prêmio Top of Quality concedido a Zeiss como Destaque na Qualidade de seus produtos, serviços e processos, devido à implementação do método de calibração inovador que virou benchmark no mercado (2005), sendo inclusive implementado na matriz Alemã e filiais;

- Conquista da acreditação da empresa junto ao Inmetro que garantiu um faturamento expressivo com serviços de calibração para a unidade de negócios industriais da empresa, sendo responsável atualmente por 50% do faturamento da divisão.


Outras Experiências Profissionais

CARL ZEISS DO BRASIL LTDA.

Técnico de Assistente Técnica – 02/2000 a 12/2002

Reporte ao Gerente de Assistência Técnica

- Execução de instalações e treinamentos de uso aos clientes dos equipamentos comercializados;

- Manutenções corretivas, preventivas e calibrações de máquinas de medição por coordenadas nas instalações dos clientes.

NEC BRASIL – 01/1994 a 09/1999

Multinacional japonesa de grande porte fabricante de equipamentos de telecomunicações.

Assistente Técnico de Engenharia – 12/1997 a 09/1999

- Planejamento e elaboração de propostas comerciais; Interpretação de editais referentes à parte técnica; Realização de vistorias; Negociação de condições técnico-comerciais com fornecedores.

Auxiliar Técnico – 01/1994 a 11/1997

- Monitoramento e controle de relatórios de soluções de problemas ocorridos em campo, os quais eram solucionados pelas equipes técnicas durante as implantações de sistemas de telefonia móvel.


Formação Acadêmica

Gestão da Qualidade

Curso:
Gestão da Qualidade
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Faveni
Período:
até

Engenharia de Controle e Automação - Mecatrônica

Curso:
Engenharia de Controle e Automação - Mecatrônica
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Universidade Paulista - Unip
Período:
até

Processamento de Dados

Curso:
Processamento de Dados
Nível do Curso:
2º Grau / Técnico
Instituição:
Colégio Radial
Período:
até

Outros Cursos

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO

1- Experiência no exterior – Alemanha a trabalho pela Carl Zeiss desenvolvendo métodos e processos de calibração durante 3 semanas, o qual foi implementado em toda empresa (Matriz e filiais pelo mundo) – 2005

2- Formação de Coordenadores da Qualidade - 2020

3- Metodologia 5S - 2020

4- Introdução a Norma ABNT NBR ISO 9001:2015 - 2017

5- Analise e Verificação das Mudanças na norma ISO 9001 – 2016

6- Introdução a Norma ABNT NBR ISO 14001:2015 – 2015

7- Formação de Auditor ISO 14001 - 2015

8- Correlação da Resolução RDC 16 x RDC 59 - 2014

9- Interpretação da Norma ISO 17025 – INMETRO (Laboratórios de Calibração RBC) - 2014

10- Ferramentas para Qualidade - 2014

11- Leadership Academy - 2013

12- Auditor Interno em Boas Práticas de Fabricação, Armazenagem e Transportes de Produtos Médicos – ANVISA - 2010

13- Interpretação da Norma ISO 9001 - 2009

14- MASP (Método de Analise de Solução de Problemas) - 2007

15- Gerenciamento, Liderança e Tomada de Decisão - 2007

16- FMEA - 2006

17- Satisfação do Cliente e Tratamento de Reclamações conforme ISO 10002 - 2006

18- Técnicas para Medição da Satisfação do Cliente - 2006

19- Assuntos Regulatórios para Empresas de Produtos Médicos - 2006

20- Qualificação de Fornecedores - 2005

21- Boas Práticas de Fabricação para Produtos Médicos - ANVISA - 2004

22- Formação de Auditor Interno ISO 9001 - 2002

23- Garantia de Confiabilidade Metrológica na Medição por Coordenadas – CERTI - 2002

24- Cálculo de Incerteza de Medição na Calibração e Ensaios – REMESP - 2002

25- Metrologia – Módulos I e II – Senai - 2002

26- Eletroeletrônica – Senai – 2002

27- Qualidade no Atendimento ao Cliente – 2001


Conhecimentos Gerais

word, excel, power point, visio, internet, ISO 9001, ISO 17025, ISO 14001, ISO 13485, RDC 16, resoluções ANVISA, dispositivos médicos, auditorias internas, ferramentas da qualidade, mapeamento de processos, liderança, entre outros ...


Idiomas

  • Português - Fluente
  • Inglês - Básico
  • Espanhol - Básico