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Mini-currículo: Profissional com sólida experiência na área de Recursos Humanos e Facilities com ampla atuação na reestruturação, planejamento, desenvolvimento de estratégias e processos em todos os seus subsistemas junto às áreas de negócio em empresas nacionais e multinacionais.

Forte atuação na implantação de programas voltados ao crescimento organizacional, abrangendo liderança e executivos, capacitação, avaliações, planos de sucessão, gestão de mudanças e desenvolvimento individual.

Habilidade na gestão de KPIs, budget e avaliações de desempenho direcionadas a todos os níveis.

Resultados comprovados no planejamento e condução de Centro de Serviços Compartilhados, trazendo atuação estratégica ao setor.

Gerenciamento na certificação nos processos nas normas SA8000, ISO9001, ISO14000, QS 9000 e ISOTS 16949, NOSA, OSHAS 18000.

Formação, gestão e desenvolvimento de equipes multidisciplinares e multiculturais com foco na propagação da cultura e valores organizacionais, agregando resultados ao negócio.

Responsável por 14 unidades (Uberaba (2 unidades), Araxá, Tapira, Patrocínio, BH, Catalão, Cubatão (4 unidades), Sergipe, SP, Guará), 170 contratos e um orçamento anual de R$ 150 milhões.

Responsável por estabelecer as estratégias administrativas na renegociação de contratos e tornar a empresa atrativa no seu seguimento.

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileiro
Data de Nascimento:
(64 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Valparaíso
Cidade:
Santo André - SP
País:
Brasil
CEP:
09060-110

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 9.001 até 10.000
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Gerente Administrativo / CSC (2012 - 2018)

Cargo:
Gerente Administrativo / CSC
Período:
até
Empresa:
Yara Brasil Fertilizantes S/a (ex Vale Fertilizantes Ind. Química)

Atividades: Responsável pela implantação do CSC (Centro de Serviços Consolidados) das áreas de RH, TI, Suprimentos, Armazéns, Financeiro (Contas a Pagar e Receber, Contabilidade, Custo, Fiscal, Tesouraria, Investimento), composto por equipe de 90 profissionais diretos, 27 terceiros,

Gestão de contratos no valor de R$ 90 milhões, gerando uma redução de R$ 15 milhões/ano

Desenvolvimento de programa de retenção de talentos, aposentados e aposentáveis

Contribuição com a incorporação societária finalizada em 11/2018 – Aquisição pela Yara Fertilizantes.

Participação ativa nos resultados expressivos atingindo o Ebitda anual de USD 25 milhões/ 2017 e USD 45 milhões/2018, através de trabalho interno de redução de custos em todas as áreas da Cia

Responsável por 14 unidades (Uberaba (2 unidades), Araxá, Tapira, Patrocínio, BH, Catalão, Cubatão (4 unidades), Sergipe, SP, Guará), 170 contratos e um orçamento anual de R$ 150 milhões.

Responsável por estabelecer as estratégias administrativas para preparação da empresa para aquisição em 05/2018 pela Mosaic Fertilizantes.

Revisão de todos contratos existentes na busca de melhorias e otimização de mão obra própria e de terceiros para redução de custo, sem alterar a qualidade no atendimento as unidades.

Descentralização da área de Facilities, transferindo as operações do corporativo para as Gerencias Industriais

Redução nos valores de alimentação, transporte de empregados, limpeza predial e industrial, manutenção civil, Segurança Patrimonial, entre outros, saindo de R$ 150 milhões ano para R$ 115 milhões ano.

Diminuição no número de terceiros passando de 1500 para 1350, e de 100 funcionários para 78 mantendo a qualidade e eficiência nos atendimentos

Atuação na Fábrica de Uberaba, responsável pela contratação de mão-de-obra para internalização da manutenção industrial compondo um total de 300 profissionais.

Acompanhamento da expansão da unidade de Uberaba, com instalação da unidade Bi cálcio (Nutrição Animal) e Unidade de Sulfúrico, em processo de Recrutamento e Seleção

Treinamento de todos os profissionais contratados, com quadro inicial de 870 funcionários, passando para 1270 empregados.

Estas novas unidades incrementaram um faturamento em torno de USD 15 milhões ano.

Gerente Senior Recursos Humanos (2012)

Cargo:
Gerente Senior Recursos Humanos
Período:
até
Empresa:
Aemr – Angola Empresas de Mineração Reunida

Atividades: Atuação em Angola, responsável pela estruturação da equipe de Recursos Humanos, acompanhando profissionais expatriados para legalização local.

Responsável pelos processos de Depto. Pessoal, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, com inclusão de Plano de Alfabetização e cursos específicos em suas diversas operações, como Extração, Ferrovia e Porto.

Principais Resultados:

Todas as contratações dentro do prazo, alfabetização e treinamentos específicos de aprox. 300 profissionais, atendendo a operação do projeto tais como: Motorista de Fora de estrada, Caminhão Munk, Caminhões articulados, Pá Carregadeira, Retroescavadeira, Mecânicos, Eletricistas e outros.

Gerente Senior Recursos Humanos (2010 - 2012)

Cargo:
Gerente Senior Recursos Humanos
Período:
até
Empresa:
Kinross Brasil Mineração S/a

Atividades: Estruturação do RH com foco na contratação da equipe para expansão dos moinhos e aumento da produtividade na extração do minério.

Responsável pela estratégia na negociação sindical, mantendo o bem estar dos empregados de acordo com os objetivos da empresa.

Responsável por toda área de RH e seus subsistemas, e administração de Serviços (Segurança Patrimonial, Restaurante, Limpeza, Transportes, Contratos.)

Principal Resultado:

Contratação de 500 profissionais específicos para a nova expansão como Eletricistas, Mecânicos, Operadores Fora de Estrada, Pá Carregadeira, Caminhões Articulados e outros.

A troca de horário da área industrial envolvendo uma grande estratégia e negociação com sindicato local.


Outras Experiências Profissionais

CADAM S/A – EMPRESA DO GRUPO VALE S/A 08/2004 - 10/2010

Responsável por todos os subsistemas de Recursos Humanos (treinamento, desenvolvimento, retenção de talentos, Folha de pagamento, Assistência Social), Infraestrutura de Facilities, Transporte, Frota de veículos, 300 Residências, 2 Escolas, estrutura e administração Hospitalar, Restaurante, Limpeza Patrimonial, Segurança Patrimonial, com orçamento anual de R$ 40 milhões.

Estruturação de Plano de Retenção, envolvendo além de pacote atrativo, convenio educacional com método Positivo para filhos de funcionários da Pré-escola até ensino fundamental completo.

Instituímos convenio com SENAI, com aprovação do MEC, de curso Técnico em Química para renovação da Mão de Obra local e Assistência Médica completa, incluindo resgate aéreo em casos de emergência.

Principais Resultados:

Redução de custo no valor de R$ 6 milhões, formação e contratação de mais de 200 Técnicos em Química.

Estrutura hospitalar composta por um Clinico Geral fixo, Especialista há cada 15 dias, 9 leitos com toda sua infraestrutura necessária.


Formação Acadêmica

Gestão Empresarial e Responsabilidade Social

Curso:
Gestão Empresarial e Responsabilidade Social
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Uninter
Período:
até

Administração de Empresas

Curso:
Administração de Empresas
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Anhanguera Educacional
Período:
até

Conhecimentos Gerais

Profissional com sólida experiência na área de Recursos Humanos e Facilities com ampla atuação na reestruturação, planejamento, desenvolvimento de estratégias e processos em todos os seus subsistemas junto às áreas de negócio em empresas nacionais e multinacionais.

Forte atuação na implantação de programas voltados ao crescimento organizacional, abrangendo liderança e executivos, capacitação, avaliações, planos de sucessão, gestão de mudanças e desenvolvimento individual.

Habilidade na gestão de KPIs, budget e avaliações de desempenho direcionadas a todos os níveis.

Resultados comprovados no planejamento e condução de Centro de Serviços Compartilhados, trazendo atuação estratégica ao setor.

Gerenciamento na certificação nos processos nas normas SA8000, ISO9001, ISO14000, QS 9000 e ISOTS 16949, NOSA, OSHAS 18000


Idiomas

  • Inglês - Básico
  • Espanhol - Básico