Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: Tenho aproximadamente 15 anos de experiência na área de manutenção industrial em empresas de grande porte nos setores de mineração, siderurgia, agroindustria e petróleo e gás, nas atividades de manutenção preventiva, preditiva e corretiva, na elaboração de planos de inspeção e manutenção e na atividade de projeto e construção de linhas elétricas aéreas de distribuição e subestações de 5MVA. Tenhos experiência na expecificação e gestão de contratos de manutenção com efetivos de até 120 pessoas entre técnicos, planejadores e eletricistas com empresas como Siemens e ABB. Foco em resultado, capacidade de comunicação, liderança, administra prazos. MInha formação é em Engenharia Elétrica e Ciencias Nauticas de Marinha do Brasil. Estou cursando MBA em Gestão de Projetos pela FGV e inglês no quinto módulo. Estou disponível para novos desafios em outras regões

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileira
Data de Nascimento:
(46 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Fatima
Cidade:
Belém - PA
País:
Brasil
CEP:
66060-160

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 8.000 até 10.000
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Engenheiro/supervisor de Manutenção Preventiva (2007 - 2013)

Cargo:
Engenheiro/supervisor de Manutenção Preventiva
Período:
até
Área de Atuação:
Engenharia Elétrica/ Eletrônica (Engenharia)
Nível Hierárquico:
Superv. / Chefe (Informática)
Empresa:
Vale S/a
Segmento:
Mineração, Metalurgia e Siderurgia
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Cargo: Engenheiro/supervisor de manutenção elétrica

Principais atividades: supervisionar a construção e manutenção preventiva e corretiva de subestações de média tensões (5MVA/34,5KV/7200V/4600V) para alimentação das escavadeiras elétricas e hidráulicas que extraem minério de ferro de Carajás-Pará. Construção e manutenção preventiva e corretiva de redes de distribuição de energia elétrica nas tensões de 34,5KV/13,8KV, que alimentam as subestações, eletrocentros e centros de controle de motores das escavadeiras elétricas, usina de beneficiamento, ferrovia e demais prédios administrativos citadas anteriormente.

Manutenção preditiva com utilização de termovisão e inspeção visual feita em toda rede elétrica de distribuição e subestações/eletrocentros de 34,5KV e 13,8KV de todo complexo mineral de Carajás, incluindo a usina de beneficiamento, a ferrovia, as áreas de manutenção de máquinas e equipamentos e administrativa, mais o núcleo urbano de Carajás. Faziamos também a gestão dos relatórios de análise de óleo dos principais transformadores da mina.

Gestor de contratos de manutenção de rede elétricas de distribuição e subestações/eletrocentros. Os contratos foram com as empresas Siemens e EP Engenharia

Trabalhei durante um anos no setor de melhorias e modificações dos processos de manutenção dos equipamentos de mina, com engenharia de confiabilidade, analisando falhas nos equipamentos elétricos, traçando perfil de perdas e propondo melhorias

Na manutenção preventiva e corretiva controlávamos indicadores de processos, tais como: MTBF, MTTR, CUSTOS, SEGURANÇA dentre outros, que compunham a remuneração variável. Trabalhávamos com o aplicativo de manutenção Máximo da IBM.

Participei de um programa de redução e controle de riscos no ambiente de trabalho (RACs – Requisitos de Atividades Críticas), com a implantação de medidas de segurança e higiene no trabalho.

: Coordenador de Manutenção Elétrica e Eletrônica (2005 - 2007)

Cargo:
: Coordenador de Manutenção Elétrica e Eletrônica
Período:
até
Área de Atuação:
Engenharia Elétrica/ Eletrônica (Engenharia)
Nível Hierárquico:
Superv. / Chefe (Informática)
Empresa:
Grupo Camargo Correa - Área de Siderurgia
Segmento:
Mineração, Metalurgia e Siderurgia
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Cargo: Coordenador da manutenção elétrica e eletrônica:

Responsável pelo coordenação da manutenção elétrica dos equipamentos auxiliares dos fornos a arco de redução, para produção de silício metálico, os equipamentos envolvidos são: correias transportadoras, britadores, ventiladores de grande porte, transformadores monofásicos de alta tensão dos eletrodos dos fornos e Centro de Controle dos Motores que atendem os fornos.

Responsável pela coordenação da manutenção do setor de utilidades, o qual fornecia água tratada para o resfriamento dos fornos e para os prédios administrativos, ar comprimido para todo o processo industrial da fábrica.

Coordenação da manutenção e operação da subestação principal de 450MVA/230KVA/15KV e das quinze outras subestações de 1500KVA/440V. A manutenção da subestação principal, incluía a linha de transmissão de 10KM e 230KV. O fornecimento de energia para indústria é feito pela Eletronorte.

Responsável pela coordenação da manutenção eletrônica, tal manutenção envolvia toda a instrumentação dos fornos, do setor de utilidades, britagem, peneiramento, transportes de insumos, etc, envolvia também os PLCs da Allen-Bradley (Rockwell Automation), ABB e SIEMENS

Em toda manutenção, executávamos: preventivas, preditivas (termovisão, análise de vibrações, inspeções visuais e análise de óleo). Responsável pelo pilar manutenção da metodologia de manutenção total TPM, onde incluímos indicadores de manutenção, custos e segurança. Trabalhávamos com o aplicativo de manutenção SAP.

Supervisor de Manutenção Elétrica e de Planejamento (2001 - 2003)

Cargo:
Supervisor de Manutenção Elétrica e de Planejamento
Período:
até
Área de Atuação:
Engenharia Elétrica/ Eletrônica (Engenharia)
Nível Hierárquico:
Superv. / Chefe (Informática)
Empresa:
Cia Agroindustrial – Grupo Agropalma
Segmento:
Químico e Petroquímico
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Supervisão da manutenção elétrica do centro de controle de motores (CCM), o qual alimenta os diversos equipamentos do processo fabril, tais como: destiladores, prensas hidráulicas, digestores, caldeiras de cozimento, clarificador/purificador.

Supervisão da manutenção elétrica da usina termoelétrica de produção de energia, através de biomassa, para fábrica. A usina possui quatro grupos geradores de 1000KVA, quatro caldeiras de pressão de 50Kg e duas turbinas. Fazíamos também a manutenção em toda instrumentação da fábrica e da termoelétrica, incluindo os PLCs da SIEMENS e ABB. Fazíamos também a manutenção dos motores elétricos, com a troca de rolamentos/alinhamento e bobinamento quando necessário

A manutenção elétrica era feita com um efetivo de vinte técnicos no horário administrativo e cinco técnicos nos turnos ininterruptos e seguíamos um plano de manutenção preventivo, preditivo e corretivo gerado pelo setor de planejamento da manutenção, tínhamos também parada geral da fábrica para executar as grandes manutenções.


Outras Experiências Profissionais

01/08/2001 a 01/08/2003 – Petrobras Transporte S/A

Cargo: Oficial de máquinas da marinha mercante

Principais atividades: manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos eletromecânicos de navio petroleiro e gaseiro. Operação via sala de controle dos equipamentos de propulsão principal (motor principal) e auxiliares: grupos geradores, compressores, caldeiras a vapor, resfriadores, separadores de água e óleo, bombas de drenagem, turbinas, grupos destiladores, estação de tratamento de efluentes e etc e demais equipamentos, para disponibilizar as operações do navio, tais como descargas e carregamento de petróleo, gasolina, óleo e etc.


Formação Acadêmica

Engenharia Eletrica

Curso:
Engenharia Eletrica
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Universidade Federal do para
Período:
até

Bacharel em Ciencias Nauticas Habilitação Máquinas

Curso:
Bacharel em Ciencias Nauticas Habilitação Máquinas
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Centro de Instruções Almirante Graça Aranha Marinha do Brasil
Período:
até

Outros Cursos

Formação de supervisores, conclusão em 2008 (seis meses de curso - Universidade Vale S/A.

Formação de gestores de contrato, conclusão 2008 (quatro meses de curso - Universidade Vale S/A).

Curso de proteções elétricas e SPDA/aterramento, conclusão maio/2009 – Senior Engenharia - Mg

Curso de gestão da manutenção - IEM, conclusão novembro/2007 - Universidade Vale S/A

Curso de gestão da manutenção - TPM, conclusão/2007 (quatro meses – Loss Prevention)

Ternografia nível I do ITC (INFRARED TRAINING CENTER)

Curso básico de avaliação e balanceamento – SKF

Comandos elétricos – SENAI

Instrutor NR 10 - SENAI


Conhecimentos Gerais

Inglês – nível intermediário em leitura.

Pacote office avançado

Trabalho com software de projeto elétrico Q Bilder e Lumine da autoqi

Tenho conhecimento de autocad


Idiomas

  • Inglês - Intermediário