Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: Sou engenheiro mecanico, trabalho a 7 anos com engenharia , gosto de desafios, sou dinamico, acostumado ao trabalho em equipe e disposto a aprender cada vez mais. Sds.

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileira
Data de Nascimento:
(40 anos)
Estado Civil:
Casado

Endereço

Bairro:
Parque
Cidade:
Rio Grande - RS
País:
Brasil
CEP:
96220100

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 4.000 até 6.000
Trabalha Atualmente:
sim

Experiências Profissionais

Engenheiro de Projetos (2009 - atual)

Cargo:
Engenheiro de Projetos
Período:
até Atual
Empresa:
Yara Brasil Fertilizantes
Segmento:
Agrobusiness
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Atualmente trabalho no setor de engenharia da fabrica onde gerencio projeto, e no momento estou trabalhando no projeto de substituição do secador rotativo de uma das unidades e no projeto de diminuição de pó da fabrica com a criação de sistema de filtros e a colocação de redler e elevador. Nestes projetos trabalho como coordenador do mesmo sendo responsável pelo custo, qualidade, segurança e cronograma da mesma. Esse controle é feito através do MS Project.

Engenheiro de Manutenção (2003 - 2009)

Cargo:
Engenheiro de Manutenção
Período:
até
Empresa:
Yara Brasil Fertilizantes
Segmento:
Agrobusiness
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Fui responsável por toda a parte funcional da manutenção, ou seja, desde o planejamento até a execução final. No planejamento, auxiliava os coordenadores na elaboração das ordens de serviço com as atividades que devem ser feitas durante o dia, e estas se baseiam em inspeções e de reuniões diárias com a produção, como também das atividades da semana já que trabalhamos na manutenção com planejamento de atividades para duas semanas (revisões). As inspeções baseiam-se num plano de preventiva e preditiva que vai desde análise de temperatura de mancais até análise de vibração dos equipamentos mais críticos, e estes estão classificados conforme ranking de criticidade pré-estabelecido. Também participei da elaboração dos plano de preventiva e preditiva usados na unidade, onde planejava as atividades, controlava a execução e mostrava os resultados para gerencia em reunião semanal. Hoje todo esse processo é feito dentro do módulo PM do programa integrado SAP R/3. Na parte de manutenção preditiva a técnica mais empregada é a analise de vibração onde fiz um curso na Noruega para aplicação e treinamento de demais pessoas no uso do software. Também é usada outras ferramentas como ultrassom, termografia e análise de óleo. Na parte de execução, as equipes recebem as ordens planejadas conforme revisão e estas vão desde trabalhos com moinhos, tambores rotativos, ensacadeiras, entre outros e com isso tento ajudar a solucionar problemas, ditar a qualidade do serviço, controlar o tempo e propor melhorias, assim como facilitar o serviço para as equipes de campo. Ainda faziam parte das minhas atribuições, elaborar escopos para atividades que serão realizadas por “terceiros”, participar da elaboração do orçamento anual da manutenção, planejar as paradas de final de ano que é toda feita no SAP e no MS Project, controlar os índices da manutenção (KPI´s) incluindo a gestão orçamentária da manutenção, entre outras coisas. Também tinha participação direta no programa criado pela empresa para que a manutenção da unidade cheguasse aos padrões das outras unidades internacionais onde para isso fiz um curso na Itália para conhecimento das técnicas adotadas. Também participava da avaliação das equipes dentro do programa de gestão de competências. A equipe total de manutenção é formada por 84 pessoas.

Analista de Processo (2002 - 2003)

Cargo:
Analista de Processo
Período:
até
Empresa:
Industria de Moveis Rizzom
Segmento:
Madeiras e Móveis
Porte:
Pequena - entre 20 e 99 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Atuei diretamente no processo produtivo, onde eu passei por todas as máquinas de todos os setores, com isso passei a conhecer com detalhes todo o processo de produção dos mais de 200 tipos de móveis produzidos pela empresa. A minha tarefa era a de apresentar melhorias para as máquinas e detectar as falhas no processo, assim como determinar soluções para estas. Ainda participei do programa de qualidade da empresa, da implantação de um programa de manutenção preventiva e do programa de padronização do processo, para posteriormente buscar um certificado de qualidade. Tinha boa relação com os funcionários e chefes, gosto de desafios e busco algo melhor.


Outras Experiências Profissionais

Desenvolvimento de um projeto, para a FURG, sobre a viabilidade econômica da instalação de turbinas eólicas para geração de energia na praia do Cassino.

Viagem para Noruega e Itália para desenvolver trabalho sobre sistemática de manutenção e fazer treinamento sobre análise de vibração.

Participação e conclusão de matérias extraclasse na área de psicologia do trabalho, administração e sistemas de produção. Participação em Semanas Acadêmicas oferecidas pela FURG.

Conhecimento em metrologia mecânica e Controle dimensional. Noções básicas de Auto-Cad.

Conhecimento, a fundo, de todos os tipos de sistemas de refrigeração existentes, inclusive o de absorção.

Execução de projetos acadêmicos nas áreas de tubulações industriais e caldeiras.

Conhecimento dos diversos tipos de ferramentas utilizadas na manutenção.

Participação como voluntário em programa social do projeto pescar dando aulas sobre mecânica básica e matemática para jovens necessitados.


Formação Acadêmica

Engenharia Mecanica

Curso:
Engenharia Mecanica
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Furg
Período:
até

Tecnico em Refrigeração e Ar Condicionado

Curso:
Tecnico em Refrigeração e Ar Condicionado
Nível do Curso:
2º Grau / Técnico
Instituição:
Furg
Período:
até

Outros Cursos

Especificação de bombas, ministrado por um engenheiro da KSB de São Paulo - FURG – Ano: 2000.

Especificação, tipos e seleção de rolamentos, ministrado por um engenheiro da NSK de São Paulo - FURG – Ano: 2001.

Manutenção preventiva dos equipamentos na REFAP S/A de Canoas-RS.

Programa 5S.

Ferramentas de corte e óleos lubrificantes, ministrados por um engenheiro da SANDVIK de Porto Alegre - FURG – Ano: 2000.

Windows, Word e Excel.

Equipamentos elétricos, ministrados pela SEW do Brasil.

Inglês – Nível Intermediário – 3º ano – 2hs semanais – Cursando.

Manutenção de compressores parafuso, ministrado por um técnico da YORK REFRIGERAÇÃO.

Curso de gerenciamento de projetos através do uso do MS Project.

Curso de gestão de manutenção – 45hs.

Formação de auditor para ISO14001 e ISO9002.

Curso de radioproteção para habilitação no uso de equipamentos com radiação.

Formação de líderes, desenvolvido em oito módulos e com 120hs de duração.

Utilização do sistema SAP R/3(módulo PM).

Curso de pós-graduação em Gestão Empresarial reconhecido pelo MEC e desenvolvido durante o ano de 2005.

Análise de vibração ministrada pela CSI. Curso iniciado na Noruega e finalizado no Brasil

Manutenção preditiva.


Conhecimentos Gerais

Dinamismo, experiencia profissional, trabalho em equipe são algumas das qualidades que considero ter. Gosto de desafios e solucionar problemas.


Idiomas

  • Inglês - Fluente
  • Espanhol - Básico