Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: PROFISSIONAL graduado em ENGENHEIRO CIVIL e ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. Experiência em Administração e Gestão da Produção com praticas na Metodologia Lean inseridos nos aspectos gerais de uma Obra, Gerindo os Recursos Humanos, Financeiros, Patrimoniais e o da Produção necessário para a execução dos empreendimentos lançados pela construtora/incorporadora dentro dos padrões de prazos, custos e qualidades exigidos.

Expertise no Gerenciamento e Execução de Projetos de Loteamentos Habitacionais em planos Horizontais e Verticais por Regimes Empreitada Preço Global, Preço Unitário e por Administração e nas diretrizes de Programas Habitacionais como Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e Cia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).

Atualmente desenvolvendo experiências e competências no uso da tecnologia BIM em suas dimensões aplicadas a Projetos, Gerenciamento, Planejamento e Orçamentos de Obras.

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileira
Data de Nascimento:
(47 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Parque Fehr
Cidade:
São Carlos - SP
País:
Brasil
CEP:
13563-779

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 8.001 até 9.000
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Engenheiro Civil (2015 - 2019)

Cargo:
Engenheiro Civil
Período:
até
Área de Atuação:
Engenharia Civil/Construção Civil (Engenharia)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Serve Engenharia Ltda.
Segmento:
Construção Civil
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: • Gerenciamento de todas as atividades da Obra e suas variáveis, dos recursos humanos, financeiros, materiais, máquinas e equipamentos, dos procedimentos e recursos técnicos e operacionais, analise de produtividade da mão de obra e da performance dos materiais adotados, para a execução dos empreendimentos lançados pela construtora/incorporadora, de acordo com os padrões definidos; custo, prazo e qualidade e nas legislações vigente;

• Metodologia Lean na PRODUÇÃO – Reunião de Partida de Obra com os gestores e executores para identificar os processos desnecessários e repetitivos na cadeia produtiva, substituir ou simplificar por métodos mais racionais, pra manter o mais enxuto possível. Padronização dos processos, parcerias com fornecedores na compra – estoque – disponibilidade para fluxo da produção - Just in Time. Alinhamento dos serviços na simplificação dos trabalhos e uso intensivo em tecnologias evitando desperdícios, retrabalhos. Medição de Desempenho e Performace do processo produtivo com foco na prevenção e eliminação dos gargalos de produção.

Controle de Custos - Validação dos orçamentos executivos conforme andamento da obra conferindo todos os materiais, máquinas e insumos para o correto atestado dos desvios identificados entre orçado e realizado.

Análise de Projetos - Análise crítica dos projetos e sistema construtivos adotado, compatibilizações das interferências de elementos construtivos entre especialidades. Detecção e notificações de mudanças, dentro e fora do escopo do contrato assegurando que os projetos que foram base para legalização, imagens e pré-orçamentos sejam aplicados em obra.

PLANEJAMENTO da Produção e Controle das atividades críticas - Cronograma de obras físico, Linhas de Balanço, Analise das Curvas ABC materiais e serviços. Análise e definição dos processos construtivos, dimensionamento da mão de obra, maquinas e equipamentos.

• QUALIDADE - Gestão nas diretrizes do departamento da qualidade (FVS, FVM, TES, PO, EIS, PQO entre outras) para cumprimento dos padrões de qualidade dos produtos e serviços em atendimento às normas previstas, e nos Treinamento e qualificação da mão de obra dentro dos padrões técnicos e qualidade exigida.

• CONTRATOS e MEDIÇÕES TERCEIROS - Administração de Contratos - Coordenação dos processos de contratação de mão obra e das empresas prestadoras de serviços. Composição de custos de serviços, máquinas e equipamentos para precificação dos serviços contratados e elaboração das planilhas de medições.

• CANTEIRO DE OBRAS– Mobilização e Desmobilização. Elaboração de estudos de implantação de Canteiro de Obras de acordo com a NR-18 e pensado na produção enxuta do empreendimento.

• ENTREGA TÉCNICA: Medir e analisar as não conformidades gerais (serviços, desempenho materiais e procedimentos executivos) conforme parâmetros de projetos que foram executados seguindo a NBR 15.575 para a correta caracterização das anomalias existentes servindo de informações futuras para o correto atestado dos desvios da gestão da produção buscando as melhorias necessárias.

Engenheiro Civil (2014 - 2015)

Cargo:
Engenheiro Civil
Período:
até
Área de Atuação:
Engenharia Civil/Construção Civil (Engenharia)
Nível Hierárquico:
Profissional especializado com curso superior (Profissional)
Empresa:
Franco Ribeiro Construções Ltda
Segmento:
Construção Civil
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: -GERENCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO, Gerenciamento de todas as Atividades da Obra e suas Variáveis. Cronogramas físicos e financeiros, organização e controle das atividades das equipes de trabalho e dos recursos materiais e financeiros para a execução de obras de acordo com desenvolvimento e acompanhamento de cronograma, dentro da qualidade e segurança estabelecidos -Orçamentos em Geral - fechamento de medição e equilíbrios financeiros de serviços em conformidade com as planilhas de medição da fiscalização; ajustes de preços para novos serviços baseados em composições e índices diversos das tabelas de composição, FDE, SINAPI, TCPO, Edif., CPOS, DNOCS, SIURB, SICRO 2, SICRO 3.

- Medição de Desempenho e Performace do processo produtivo com foco na eliminação dos gargalos de produção.

- Reuniões semanais para revisão e monitoramento do Cronograma com os gestores e colaboradores no canteiro de obra, visando os ajustes necessários e estudos quanto a Repressão da quantidade de tarefas, etapas e ligações.

- Validação dos orçamentos executivos conforme andamento da obra conferindo todos os materiais, máquinas e insumos para o correto atestado dos desvios identificados entre orçado e realizado e nos prazos pré-determinados nos cronogramas. Fechamento de mapas de presumidos quanto à lucratividade da obra.

Engenheiro Civil (2010 - 2014)

Cargo:
Engenheiro Civil
Período:
até
Área de Atuação:
Engenharia Civil/Construção Civil (Engenharia)
Nível Hierárquico:
Profissional especializado com curso superior (Profissional)
Empresa:
HBF- Construções e Incorporações Ltda.
Segmento:
Construção Civil
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: • PLANEJAMENTO e controle das obras, elaboração dos cronogramas de obras físicos e financeiros. Analise das Curvas ABC materiais e serviços; Monitoramento das atividades críticas, dimensionamento de equipes de trabalhos. Administração do Canteiro de Obras, dos recursos materiais e insumos e recursos humanos.

• QUALIDADE - Supervisão dos Indicadores da Qualidade - Controle tecnológico do concreto, argamassas e blocos estruturais (prismas) e sua rastreabilidade.

• PROJETOS - Análise critica dos projetos e compatibilizações e interferências de elementos construtivos entre especialidades.

• ORÇAMENTOS em geral – Análise gerais do contorno para pré-orçamentação projetos em geral, especificações de materiais, especificações técnicas de serviços, critérios de medições, pagamentos tipo de serviços, regras de contratações, banco de dados, visitas locais das obras. Levantamento de quantitativos de materiais, insumos e equipamentos. Composição de Custos Diretos e Indiretos com a utilização de Composição de preços unitários de serviços bases como FDE, SINAPI, TCPO, Edif., CPOS, DNOCS, SIURB, SICRO 2, SICRO 3 entre outras. Formação de Preço de vendas - Lucro presumido. Com ou sem encargos desonerados. Curvas ABC, metas de serviços, mapas de compras. Aferição da Produtividade, apropriação da produtividade dos serviços nas obras para aferição do banco de dados utilizados nos orçamentos.


Formação Acadêmica

Engenharia Civil

Curso:
Engenharia Civil
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Faculdades de Engenharia de Araraquara
Período:
até

Administração de Empresas

Curso:
Administração de Empresas
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Unicep - Centro Universitario Central Paulista.
Período:
até

Outros Cursos

• PROJETO DE EDIFÍCIOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL de acordo com a revisão de norma 2020 (nova norma NBR 16868) – Parte 1: Projeto e Parte 2: Execução e Controle de Obras. (Prof. Dr. Guilherme Parsekian). UFSCar- Universidade Federal de São Carlos. - 60 HORAS.

• PROJETO DE EDIFÍCIOS EM ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO Médio Porte, Reservatórios, Muros Arrimo e Estruturas de Fundações com Projeto completo estrutural conforme NBR 6118/2003. (Prof. M. Sc. Marcos Alberto Ferreira da Silva). FIAR - Faculdades Integradas de Araraquara. (Logatti). 144 HORAS.

• PROJETO DE INSTALAÇÕES GÁS GLP E GNP– EFCT– Cursos e Treinamentos - Edifícios Residenciais e Comerciais. GLP-Liquefeito de Petróleo e GN Gás Natural. Construção, Montagem e Manutenção: Comissionamento e Ensaios de estanqueidade, NBR´s 13103/15526/13523/16057/15923, CBPMESP IT’s 28/29-Decreto Estadual56819/2011 – Concessionárias RIP-Comgas/RIP-CEG/RIP-Gás Brasiliano/ RIP-CEG Gás Natural-RJ. 40 HORAS.

• PGRCC – Participação da Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil Marília-SP.

• PBQP-H - Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat Norma SiAC - (ComÊxito Consultoria e Engenharia Ltda.).

• PBQP-H e a NBR 15575 – As principais dúvidas da relação entre PBQP E NR15575 - (WEBINAR-TEMPLUM CONSULTORIA).

• ORÇAMENTOS DE OBRAS – 2B EDUCAÇÃO – ALDO DÓRIA MATTOS.

• ALTOQI EBERICK – Software - Lançamento de Estruturas – Analise dimensionamento e Projeto completo estrutural de edificações em concreto armado conforme NBR 6118/2003-FIAR-Faculdades de Engenharia de Araraquara.

• AUTODESK REVIT – EDIFICIO RESIDENCIAL+PLANTA HUMANIZADA– 55 HORAS Cursos Construir. – Certificado AUTODESK.

• AUTODESK REVIT – ESSENCIAL – PROJETO EXECUTIVO – 60 HORAS – HOTMART - Certificado AUTODESK.

• WHITE BELT EM LEAN SIX SIGMA – CAE CONSULTORIA E TREINAMENTOS – 2020 – Preparação para Green Belt em Lean Six Sigma.

• A COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E ESTRATÉGIA NA GESTÃO DE PESSOAS - IPETEC - Instituto de Pesquisa Educação e Tecnologia.

• EXCEL – Recursos Avançados – SENAC- 40 horas.


Idiomas

  • Inglês - Intermediário
  • Espanhol - Básico