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Mini-currículo: •Executivo com mais de 15 anos de experiência em Supply Chain e em Operações nos setores de Bens de Consumo Duráveis, Bebidas e Varejo.

•Bom equilíbrio entre posições executivas (Whirlpool, Citibank) e de consultor (McKinsey, Gradus, servindo empresas como AmBev, Grupo Pão de Açúcar, Votorantim e Santander).

•Ampla visão estratégica e de negócios, com comprovada habilidade em traduzir a estratégia da Cia. nos diversos elos da cadeia (supply chain) e garantir a integração entre vendas, manufatura, financeiro, marketing, logística, tanto no planejamento e estruturação das áreas quanto na execução de dia-a-dia.

•Sólido histórico de integração da cadeia de ponta a ponta e com as demais áreas da Cia.: Vendas, Marketing, Financeiro, CEO, Manufatura, Suprimentos, com diversos casos de significativos ganhos financeiros e operacionais.

•Experiência em:

Supply Chain: Estratégia, Otimização e Gestão; Logística: Nacional, Internacional, Multi-modal, B2C; S&OP;

PCPM – Planejamento e Controle de Produção; MRP – Planejamento de Recursos e Materiais; Otimização de Custos, Orçamento Base Zero; Operação e Otimização de sistemas base SAP, R3, APO, SNP, DP; Planejamento Estratégico.

•Capacidade e experiência na transformação do negócio, mantendo a operação com alto nível de resultados.

•Gestão de grandes equipes

•MBA em STANFORD (2001) / Graduação em Engenharia Mecânica-Aeronáutica no ITA (1995)

•Fluência em Inglês e Francês

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileiro
Data de Nascimento:
(46 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Jd. Luzitânia
Cidade:
São Paulo - SP
País:
Brasil
CEP:
00000-000

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
Acima de 20.000
Trabalha Atualmente:
sim

Experiências Profissionais

Diretor Sr.de SUPPLY Chain e Adm. Comercial (2006 - atual)

Cargo:
Diretor Sr.de SUPPLY Chain e Adm. Comercial
Período:
até Atual
Empresa:
Whirlpool Latin America
Segmento:
Bens de Consumo
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Reportando ao VP de Vendas, Supply Chain e RH, tendo 3 profissionais diretos (3 diretores: Administração Comercial, Logística e Planejamento S&OP e Produção). Equipe Indireta - 8 gerentes sênior, 39 gerentes num total de 400 colaboradores.

Responsável por todas as atividades de Supply Chain, descritas no cargo anterior e Co-responsável pelas definições de estratégia, priorização de projetos, definição da alocação de recursos e budget na empresa como um todo, com participação nas reuniões semanais de Staff com o CEO.

Gestão das verbas comerciais (R$300 milhões/ano), preços, mix e volume – gestão de receita. Definição das metas de vendas mensais e anuais; participação na definição do orçamento e da alocação das verbas como um todo, junto ao presidente e VPs de vendas e de marketing.

Co-Responsabilidade pela entrega dos resultados comerciais, interagindo e direcionando a equipe de vendas.

• Revisão e adequação do modelo de previsão de resultados ao modelo financeiro da companhia, trazendo previsibilidade aos resultados e conseqüentemente maior capacidade de gestão.

• Grande ganho financeiro com a melhoria mix de clientes e produtos, com o ganho na gestão decorrente da implantação da ferramenta de ATP, que permite antever o atendimento de cada cliente até uma semana antes da efetiva produção de cada item vendido.

• Gestão de orçamento de R$700 milhões/ano para a operação logística, sendo também responsável pela elaboração e aprovação desse orçamento. Inclui a operação de logística B2C.

• Responsável pelo nível de estoque total da empresa (>R$ 1 bi) e pela disponibilidade de produtos para faturamento anual (>R$ 10 bi)

• Responsável pelo S&OP (Sales & Operations Planning) para produtos acabados (800 skus) e peças de reposição (25.000 skus).

• Coordenação da cadeia de suprimentos (fornecedores, produção e logística) para maximizar disponibilidade de produtos para venda e minimizar estoques.

• Planejamento e controle da produção e materiais nas 3 plantas brasileiras (>R$ 5bi em compras e 10 milhões de unidades produzidas anualmente).

• Logística internacional para produto acabado, matéria prima, peças de reposição e equipamentos.

• Integração da cadeia desde o depósito dos clientes até os fornecedores através da revisão de todo o fluxo de planejamento e de atendimento, mudando sistemas e a organização quando necessário, resultando em maior velocidade de atendimento aos pedidos, redução da ruptura nas lojas, da quantidade de estoque indesejado e de caminhões parados em clientes.

• Redução de mais de 50% nas contas de desperdícios logísticos e aumento de giro da frota, com a implantação de sistema de gestão multidisciplinar e de acordos de nível de serviço com principais clientes.

• Atingi a melhor performance de entrega de eletrodomésticos para consumidores no país, com lead-times menores que os de mercado, custo competitivo e o melhor nível de serviço do mercado (acima de 95%), reconhecidos pelos sites e órgãos de defesa do consumidor. Isso foi possível com a montagem de uma equipe interna dedicada a logística B2C e desenvolvendo dentro de casa todos os processos e sistemas de controle para atender corretamente o consumidor.

• Redução em mais de 30% dos estoques de matéria-prima com a introdução do planejamento integrado em nossos principais fornecedores, reduzindo significativamente os lead-times de atendimento dos pedidos.

• Grande flexibilização da capacidade de armazenagem através da cabotagem, além de redução de mais de 30% dos custos de transporte a partir de Manaus e redução de avarias em mais de 90% quando comparado ao transporte rodoviário.

• Economia de mais de R$15milhões/ano com o aumento de 5p.p. na ocupação média da frota, aumento na disponibilidade da frota e redução de 40% da equipe de roteirização, através da sistema de roteirização e composição de cargas customizado

• Responsável pelo S&OP (Sales & Operations Planning) para produtos acabados (800 skus) e peças de reposição (25.000 skus) e Logística Internacional.

• Planejamento e controle da produção e materiais nas 3 plantas brasileiras (>R$ 3bi em compras e 10 milhões de unidades produzidas anualmente).

• Desenvolvimento e implementação de nova forma de planejamento e gestão de produção e de materiais que reduziu nosso tempo de reação de 7 para 1 dia, resultando no aumento da disponibilidade de produtos e nas vendas, melhorando sua distribuição ao longo do mês e numa significativa redução nos estoques.

• Redução dos estoques de materiais em Manaus, com a redefinição do fluxo de materiais no depósito e ajustes nos processos de controle, conseguindo zerar os kits de material incompletos, cedendo boa parte da área de armazenagem para a ampliação da capacidade produtiva da fábrica.

Gerente de Projetos (2004 - atual)

Cargo:
Gerente de Projetos
Período:
até Atual
Empresa:
Gradus Consultoria de Gestão
Segmento:
Consultorias Empresariais
Porte:
Pequena - entre 20 e 99 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: • Integração, pós fusão, da Brasil Ferrovias à ALL Logística (processos e estrutura organizacional).

• Responsável pela análise e recomendação de Orçamento de despesas - Orçamento Base Zero: Whirlpool, Votorantim Metais, Papel e Celulose e Holding (Votorantim Industrial). implantação da gestão matricial de despesas, processo responsável por garantir o cumprimento do orçamento a cada ano.

• Redesenho de estrutura organizacional: Fosfértil e Votorantim Industrial. À luz dos objetivos e prioridades da empresa, foi feita uma recomendação de estrutura organizacional.

• Projetos com a CIA. CERVEJARIA BRAHMA (hoje AB InBev). Modelagem da estrutura de custos de toda a logística de distribuição de bebidas no Brasil – esse modelo levou a mudanças radicais e bem sucedidas na estrutura de distribuição e no modelo de remuneração dos distribuidores.

• Economia de dezenas de milhões de reais, através da modelagem da cadeia de distribuição e desenvolvimento de um simulador otimizador de custos para distribuição de bebidas em qualquer mercado. Esse modelo se tornou a base para toda a política de remuneração de revendas da AmBev.

• Desenvolvimento de padrão operacional e metas de eficiência para os distribuidores no Brasil (aprox. 300).

Associado (2001 - atual)

Cargo:
Associado
Período:
até Atual
Empresa:
Mckinsey & Company
Segmento:
Consultorias Empresariais
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: VAREJO (Pão de Açúcar – Brasil e D&S – Chile)

• Redesenho do modelo de negócio de uma rede de supermercados voltada para a classe C.

• Desenho e implementação de modelo de operação de loja, com ganhos em custos e nível de serviço.

• Redesenho dos padrões operacionais de loja para rede de hipermercados no Chile.

SERVIÇOS FINANCEIROS

• Integração pós fusão de um banco de atacado de alta performance (BBA) com um Itaú.

• Redesenho e dimensionamento dos centros de decisão de crédito de um banco de varejo.

• Revisão da estrutura organizacional da área de atacado de um grande banco.


Outras Experiências Profissionais

Citibank

Metal Leve

Renault


Formação Acadêmica

Mba

Curso:
Mba
Nível do Curso:
Mestrado
Instituição:
Stanford University
Período:
até

Engenharia Mecânica-aeronáutica

Curso:
Engenharia Mecânica-aeronáutica
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Ita - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Período:
até

Idiomas

  • Português - Fluente
  • Inglês - Fluente
  • Francês - Fluente
  • Espanhol - Básico