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Mini-currículo: Resumo das qualificações:

- Executivo com sólida experiência na área administrava financeira/controladoria.

- Domínio das áreas de contabilidade, fiscal, custos, orçamento, recursos humanos, jurídico, TI e suprimentos.

- Vivência na elaboração de balanços em moeda estrangeira (FASB), (IFRS). Elaboração de demonstrações financeiras com base nas normas IAS. Elaboração de demonstrativos para reuniões de diretoria e matriz. Acompanhamento dos resultados comparados ao budget, identificando variações e sugerindo possibilidades de reduções de custos e despesas.

- Amplo conhecimento no pacote office (excel, world, teams e power point); gestão de recursos humanos, preparação de treinamentos para desenvolvimento profissional das equipes, e melhoria do ambiente de trabalho com integração de equipes.

- Excelente conhecimento em sistemas de custeio e nas análises gerencias de custos industriais.

- Excelente conhecimento em sistemas de custeio e nas análises gerencias de custos industriais.

- Longa experiência em consolidação de balanços.

- Membro voluntario do conselho de finanças da UBS (United Bible Society) em Miami no período 2012 a 2014. Viagens ao exterior para reuniões (EUA, França, Porto Rico e Peru). Disponibilidade para viagem ou mudança de endereço.

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileira
Data de Nascimento:
(59 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Santa Cecilia
Cidade:
São Paulo - SP
País:
Brasil
CEP:
01231-001

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
Não informado
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Diretor de Administração Geral (2009 - 2020)

Cargo:
Diretor de Administração Geral
Período:
até
Área de Atuação:
Financeira/ Administrativa (Financeira)
Nível Hierárquico:
Diretor (Informática)
Empresa:
Sociedade Bíblica do Brasil
Segmento:
Entidades Filantrópicas
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: - Responsável pela gestão e controle dos recursos financeiros (fluxo de caixa). Gestão das áreas de contas a receber e a pagar.

- Gestão sobre o fluxo de pagamentos e as devidas aprovações.

- Gerenciamento das rotinas contábeis, fiscal e custos, garantindo a exatidão das informações, e o cumprimento de todas as obrigações legais.

- Elaboração e análise dos relatórios de gestão mensal, e apresentação nas reuniões de diretoria e assembleias.

- Acompanhar junto aos escritórios jurídicos, todos os assuntos relacionados a área jurídica.

- Responsável pela gestão das áreas de Recursos humanos, Tecnologia da informação e serviço de apoio.

Principais conhecimentos:

- Expertise na preparação e gerenciamento do fluxo de caixa mensal, movimentações diárias, projeções do fluxo de caixa mensal e trimestral.

- Domínio na gestão do contas a receber e a pagar.

- Elaboração de demonstrativos econômicos/financeiros e análises dos dados para reuniões gerencias, diretoria e conselho de administração.

- Preparação de plano anual e revisões trimestrais (forecast).

- Habilidade na gestão de equipe, ultima equipe com 43 subordinados, realizando controle e distribuição das atividades para as equipes envolvidas, definição de metas e cronogramas, e aplicação de feedbacks.

- Implantação e readequação de normas e procedimentos para todas as áreas da organização.

- Destaque para a reestruturação da área de recursos humanos com a implementação de um sistema de gestão de recursos humanos, eliminando trabalhos manuais e dando aos gestores maiores informações para gestão das equipes.

- Responsável na implantação de sistema para integração de documentos fiscais (notas fiscais), eliminado os trabalhos manuais de digitação e conferência com pedidos de compras. Essa mudança tornou o sistema de recebimento mais eficiente, e a área fiscal mais segura na entrega de obrigações fiscais.

- Experiência na gestão e análise tributária para reconhecimentos dos direitos legais para entidades do terceiro setor, e busca para assegurar seus direitos.

- Vivência na implantação de sistemas integrados de gestão (Siebel/CRM; JD Edwards, sistema de frente de loja e BI´s de informações gerenciais).

- Implementação de modelo de cálculo de custo industrial para sistemas integrados de produção e gerenciamento de capacidade de máquinas.

- Desenvolvimento de KPI´s para análises de despesas e custos.

- Experiência em trabalhos para fusão de unidades de produção com o objetivo de redução de custos e despesas.

- Avaliação em conjunto com a área jurídica de riscos ligados a processos, visando minimizar os riscos.

- Habilidade na preparação em conjunto com a área de RH de treinamentos e desenvolvimento profissional para as equipes.

- Vivência em treinamentos junto a CIPA com o objetivo de integração de equipes, redução de acidentes de trabalho e processos trabalhistas.

Controller de Custos (2001 - 2009)

Cargo:
Controller de Custos
Período:
até
Área de Atuação:
Financeira/ Administrativa (Financeira)
Nível Hierárquico:
Gerente (Informática)
Empresa:
Imerys do Brasil Comércio de Extração de Minérios Ltda
Segmento:
Mineração, Metalurgia e Siderurgia
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: - Responsável pelas áreas de Custos e Orçamento e Contas a Pagar.

- Preparação de relatórios gerencias mensais com as análises de resultados por unidade de negócio.

- Implementação dos sistemas integrados de custos e orçamento (Totvs), que permitiram criar informações de gestão, e gerar uma melhora na apresentação dos resultados.

- Desenvolvimento de ferramentas de análises de custos como: balanced scorecard, variações entre budget e real, ferramentas para elaboração de forecast por unidade que permitiram a melhora na forma de análise dos resultados.

- Implementação de normas e procedimentos que proporcionaram melhora na recuperação dos créditos fiscais e maior controle sobre os materiais que permitiam créditos fiscais.

- Habilidade na gestão e controles de estoques, evitando perdas de inventário e proporcionando melhorias na gestão do capital investido em estoques., e melhorando a geração de caixa.

- Experiência na elaboração e implementação de normas e procedimentos para contas a pagar. Esses procedimentos permitiram reduzir atrasos em pagamentos, protestos e retrabalhos, gerando maior confiabilidade e segurança nos processos de pagamentos.

- Integração junto ao grupo responsável pela implementação dos indicadores de performance “KPI”.

- Vivência na conversão e consolidação dos resultados em moeda estrangeira (IAS/IFRS), na elaboração anual do orçamento e sua conversão em moeda estrangeira (IAS/IFRS).

- Responsável pela consolidação dos resultados da América do sul, além da preparação de apresentações mensais dos resultados.

- Avaliação de investimento e retorno do capital investido em unidades de produção.

Diretor Administrativo Financeiro (1996 - 2001)

Cargo:
Diretor Administrativo Financeiro
Período:
até
Área de Atuação:
Financeira/ Administrativa (Financeira)
Nível Hierárquico:
Diretor (Informática)
Empresa:
Inoxil S/a
Segmento:
Equipamentos Industriais
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: - Responsável pelas áreas de contabilidade, custo, fiscal, contas a pagar e receber, recursos humanos e jurídico.

- Implementação de sistemas integrados de gestão (Totvs).

- Criação de ferramentas de gestão que permitiram uma melhora significativa nos resultados e uma redução nos custos e despesas na ordem de 20%.

- Implementação de sistema de pagamento e recebimento integrados.

- Vivência na implementação e preparação de relatórios gerenciais e fiscais para diretores e acionistas.

- Negociações com bancos e clientes para financiamentos através do FINAME.

- Habilidade em negociações com fornecedores.

- Elaboração anual do imposto de renda pessoal jurídica e publicação dos balanços.


Outras Experiências Profissionais

De dezembro de 1995 a novembro de 1996 - Imerys Rio Capim Caulim S/A

Empresa multinacional do ramo de mineração de não ferrosos, líder mundial no segmento.

- Consultor de controladoria.

De dezembro de 1992 a novembro de 1995 - Dumont Produtos Odontológicos Ltda

Empresa do segmento odontológico, originária da Sybron Kerr, grupo americano.

- Gerente de contabilidade geral e orçamento.

- Chefe de custos e orçamento.

De agosto de 1982 a novembro de 1992 - Concretex S/A - Holcim

Empresa do setor de construção civil, com unidades em vários estados do país.

- Encarregado de contabilidade.

- Sub contador.


Formação Acadêmica

Gestão Empresarial

Curso:
Gestão Empresarial
Nível do Curso:
Mestrado
Instituição:
Fundação Getulio Vargas
Período:
até

Gestão de Negócios

Curso:
Gestão de Negócios
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Fundação Dom Cabral
Período:

Pós Graduação em Controladoria

Curso:
Pós Graduação em Controladoria
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado
Período:
até

Outros Cursos

- S&OP – Planejamento de vendas e produção - 2011

- Desenvolvimento de lideranças – Treinamento desenvolvidos no Brasil pela United Bible Society no ano de 2013.


Conhecimentos Gerais

- Participação em projetos sociais desenvolvidos pela Sociedade Bíblica do Brasil.

- Palestras para grupos de jovens do projeto jovens aprendizes.

- Palestras sobre planejamento de carreira e gestão de carreira para funcionários.

- Orientações para grupo de funcionários sobre gestão financeira pessoal.


Idiomas

  • Inglês - Intermediário
  • Espanhol - Básico