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Dados Pessoais

Data de Nascimento:
(59 anos)
Sexo:
Masculino

Endereço

Cidade:
São Paulo - SP

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 15.001 até 20.000
Trabalha Atualmente:
sim

Experiências Profissionais

Diretor de Administração Geral (2009 - atual)

Cargo:
Diretor de Administração Geral
Período:
até Atual
Empresa:
Sociedade Bíblica do Brasil

Atividades: - Responsável pelas áreas de Recursos humanos, Financeiro, Contabilidade incluindo custos, fiscal, Tecnologia da informação, Jurídico, Suprimentos, planejamento anual e para cinco anos, e serviços de apoio (segurança e limpeza).

- Vivência na implantação de sistemas integrados de gestão (Siebel/CRM; JD Edwards/sistema de frente de loja e BI´s de informações gerenciais) com equipe média de 43 pessoas (incluindo equipe do restaurante interno), e com um budget anual de R$13 milhões.

- Implementação de modelo de cálculo de custo industrial para sistemas integrados de produção e gerenciamento de capacidade de máquinas.

- Desenvolvimento de KPI´s para análises de despesas e custos

- Implantação de sistema para integração de documentos fiscais (notas fiscais), eliminado os trabalhos manuais de digitação e conferência com pedidos de compras. Tornando o sistema de recebimento mais eficiente, e a área fiscal mais segura na entrega de obrigações fiscais.

- Criação de normas e procedimentos para todas as áreas da organização.

- Experiência em trabalhos para fusão de unidades de produção com o objetivo de redução de custos. Na sociedade Bíblica do Brasil essa fusão gerou uma economia anual de R$2 milhões de reais em custos de produção, logística e despesas.

- Análise tributária para reconhecimentos dos direitos legais para entidades do terceiro setor.

- Longa experiência na preparação, análise e gerenciamento do caixa diário e projeções trimestrais. Elaboração de relatórios de gestão mensal e apresentação nas reuniões de diretoria e em assembleias,

- Preparação de plano anual e revisões trimestrais.

- Avaliação em conjunto com a área jurídica de riscos ligados a processos com o objetivo de reduzir os riscos.

- Habilidade na preparação em conjunto com a área de RH de treinamentos e desenvolvimento profissional para as equipes.

- Vivência em treinamentos junto a CIPA com o objetivo de redução de acidentes de trabalho, processos trabalhistas e treinamentos voltados para integração das equipes.

Controller de Custos (2001 - 2009)

Cargo:
Controller de Custos
Período:
até
Empresa:
Imerys do Brasil Comércio de Extração de Minérios Ltda

Atividades: - Responsável pelas áreas de Custos e Orçamento e Contas a Pagar.

- Implementação dos sistemas integrados de custos e orçamento (Totvs), que permitiram criar informações de gestão, e gerar uma melhora dos resultados e uma redução de custos e despesas de aproximadamente 25%.

- Desenvolvimento de ferramentas de análises de custos como: balanced scorecard, variações entre budget e real, ferramentas para elaboração de forecast por unidade que permitiram a melhora dos números apresentados e maior segurança dos resultados.

- Implementação de normas e procedimentos que proporcionaram melhora na recuperação dos créditos fiscais e maior controle sobre os materiais que permitiam os créditos fiscais.

- Habilidade na gestão e controles de estoques, evitando perdas de inventário e proporcionando melhorias na gestão do capital investido em estoques. Melhorando através desse trabalho a geração de caixa.

- Experiência na elaboração e implementação de normas e procedimentos para contas a pagar. Esses procedimentos permitiram reduzir atrasos em pagamentos, protestos e retrabalhos. Gerando maior confiabilidade e segurança nos processos de pagamentos. As mudanças contribuíram para uma maior eficiência na gestão do caixa da empresa.

- Integração junto ao grupo responsável pela implementação dos indicadores de performance “KPI”.

- Vivência na conversão e consolidação dos resultados em moeda estrangeira (IAS/IFRS), na elaboração anual do orçamento e sua conversão em moeda estrangeira (IAS/IFRS).

- Responsável pela consolidação dos resultados da América do sul, além da preparação de apresentações mensais dos resultados.

- Avaliação de investimento e retorno do capital investido em unidades de produção.

Controller (1996 - 2001)

Cargo:
Controller
Período:
até
Empresa:
Inoxil S/a

Atividades: - Responsável por toda a área Administrativa Financeira, tendo implementado os sistemas integrados de gestão (Totvs).

- Criação de ferramentas de gestão que permitiram uma melhora significativa nos resultados e uma redução nos custos na ordem de 20%.

- Implementação de sistema de pagamento e recebimento integrados.

- Vivência na implementação e preparação de relatórios gerenciais e fiscais para diretores e acionistas.

- Responsável por negociações com bancos e clientes para financiamentos através do FINAME e pelo departamento de suprimentos.

- Habilidade em negociações com fornecedores.

- Elaboração anual do imposto de renda pessoal jurídica e publicação dos balanços.


Outras Experiências Profissionais

Imerys Rio Capim Caulim S.A. – 12/1995 – 11/1996

Setor: Multinacional Francesa do ramo de mineração, líder mundial no segmento.

Cargo: Consultor de Controladoria

Dumont Produtos Odontológicos Ltda. – 12/1992 – 11/1995

Setor: Empresa originária da Sybron Kerr, grupo americano que transferiu a unidade fabril para o Brasil.

Cargo: Gerente de Contabilidade Geral e Orçamentos (07/1993 – 11/1995) e Chefe de Custos e Orçamentos (12/1992 – 06/1993).

Concretex S.A. / Holcim – 08/1983 – 11/1992

Setor: Construção civil - Empresa pertencente ao grupo suíço Holderbank.

Cargo: Encarregado de Contabilidade (10/1989 – 11/1992)


Formação Acadêmica

Mba em Gestão Empresarial

Curso:
Mba em Gestão Empresarial
Nível do Curso:
Mestrado
Instituição:
Fundação Getulio Vargas
Período:
até

Gestão de Negocios

Curso:
Gestão de Negocios
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Fundação Dom Cabral
Período:

Pós Graduação em Controladoria

Curso:
Pós Graduação em Controladoria
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Fundação Alvares Penteado
Período:

Conhecimentos Gerais

Membro do comitê de finanças da área de publicações da UBS em Miami (USA) 2013 e 2014.

Viagens aos EUA, Porto Rico e Peru para reuniões do comitê de finanças e as Sociedades Bíblicas para apresentação de resultados e planejamento futuro.

Desenvolvimento de lideranças – Treinamento desenvovido no Brasil pela United Bible Society no ano de 2013.


Idiomas

  • Inglês - Intermediário
  • Espanhol - Básico