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Mini-currículo: Gerenciamento e responsabilidade do P&L

Orientação ao resultado financeiro; capacidade de liderança, empreendedorismo e pró-atividade.

Visão de mercado, definição clara de estratégias e objetivos, capacidade de entrega, resiliência.

Vivência internacional na abertura de mercados, start ups e formação de equipes na área técnico-comercial no Brasil, EUA e países da América Latina.

Implementação do canal de distribuição internacional e familiaridade com os negócios locais de todos os países da América Latina.

Atuação em segmentação e análise de mercado, elaboração e implementação de ferramentas e estratégias empresariais e de vendas & marketing.

Desenvolvimento de novos produtos de acordo com a demanda do mercado.

Integração de sistemas ERP em diversos países, integrando análise financeira, logística, controle de estoques e administração comercial.

Formação, desenvolvimento, liderança de equipes de alto desempenho e gestão da operação de empresas.

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Italo- Brasileiro
Data de Nascimento:
(55 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Perdizes
Cidade:
São Paulo - SP
País:
Brasil
CEP:
05017-000

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
Não informado
Trabalha Atualmente:
sim

Experiências Profissionais

Diretor Comercial Latam (2013 - atual)

Cargo:
Diretor Comercial Latam
Período:
até Atual
Área de Atuação:
Comercial/ Vendas (Comercial e Vendas)
Nível Hierárquico:
Diretoria (Profissional)
Empresa:
Petronas
Segmento:
Químico e Petroquímico
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Orientação e liderança para os gerentes regionais e suas equipes, resultando em aumento sobre proporcional nas vendas atingindo 127% do budget de volume, assim como incremento na margem e receita. Gestão da operação na América Latina, otimização e redução de custos, incremento fidelidade, confiança e conscientização da marca.

Parte integrante do time Global Industrial, definiu e sugeriu o novo portfólio de produtos em três níveis de performance abrangendo todos segmentos industriais; revisou e sugeriu atualização do portfólio de lubrificantes para motores Diesel, obtendo competitividade de mercado e conquistando grandes contas.

Assessment do mercado de lubrificantes marítimos, suporte na definição do novo portfolio para o segmento de lubrificantes marítimos, contato e obtenção de aprovações com principais OEM do segmento (ex. Wartsila).

Desenvolveu CVP (customer value proposition) nos principais setores da indústria, permitindo uma melhor compreensão e aumento de mercado nas indústrias de mineração, geração de energia, siderurgia, cimento, agro-negocio e açúcar e etanol nos principais países da América Latina.

Desenvolvimento e implementação do DVP (Distributor Value Proposition), como resultado distribuidores exclusivos, fortalecimento das equipes e incremento do volume, que impactou no crescimento em 4% de Market Share.

Implementou consultoria de serviços para os principais segmentos de mercado, com foco no incremento do desempenho e competitividade do cliente.

Desenvolvido e implementado RTM (Root to Market) para o Brasil e outros países de língua espanhola na América Latina, como resultado, um aumento de 6% na participação no mercado.

Diretor Comercial Latam (2009 - 2013)

Cargo:
Diretor Comercial Latam
Período:
até
Área de Atuação:
Técnico-Comercial (Técnica)
Nível Hierárquico:
Diretoria (Profissional)
Empresa:
The Whitmores
Segmento:
Químico e Petroquímico
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Conduziu o Market Assessment na América Latina para o mercado de lubrificantes especiais.

Definiu e implementou a estratégia Comercial e Marketing que resultou no incremento de 18% no Market share na região.

Gerenciou o alinhamento na operação da América Latina através da colaboração com as principais partes interessadas, apoiando prioridades estratégicas e exercendo a liderança através da construção de processos e sistemas de gerenciamento, delegando e monitorando resultados e apoiando a equipe regional, resultando em um aumento do EBITDA em 8% na América Latina.

No Brasil: definiu o plano de negócios da empresa, reposicionou a empresa no mercado de lubrificantes especiais; reestruturou o departamento comercial e de serviços; reorganizou as áreas de negócios com ferramentas de software de geo-rreferenciamento que permitiu a otimização da operação de rotas da equipe de vendas em 33%.

Contratou e formou equipe com eficiência técnico-comercial de Alto Desempenho. Desenvolveu novos distribuidores ganhando liderança no segmento de mineração, resultando em um aumento de 36% nas receitas no setor da indústria de mineração.

Manter a relação direta com as principais pessoas de decisão no setor automotivo; mineração e indústria de petróleo e gás, automotivo Tais como: VW, Ford, Hyundai, General Motors, FIAT; Petrobras; Vale; Anglo Gold, dentre outros, resultando incremento em 16% de receita da empresa no segmento industrial do Brasil.

Elaborou e negociou o fornecimento da linha Food Grade como “Private Label” para a Petrobras.

Gerente Geral (2007 - 2009)

Cargo:
Gerente Geral
Período:
até
Área de Atuação:
Administrativo Comercial (Administração)
Nível Hierárquico:
Diretoria (Profissional)
Empresa:
Scac Fundacoes e Estruturas
Segmento:
Construção Civil
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Turnaround.

Planejamento e implementação de estratégia tributária para a obtenção de créditos fiscais e redução dos impostos, que resultou no incremento EBITDA em 8%.

Reestruturou o departamento técnico-comercial com resultado no incremento da eficiência operacional e a sistemática de venda, obtendo um crescimento de vendas sustentável de 20% ao ano.

Revisou e atualizou s processos e procedimentos industriais obtendo um incremento na eficiência produtiva, viabilizando a implementação do projeto de nova fábrica no RJ.

Desenvolveu e implementou novo canal de vendas na área de varejo com empresas parceiras tais como: Leroy Merlin e Telha Norte, resultando em um volume adicional em vendas de US$1,2 Milhões no primeiro ano de implementação.

Responsável direto pelo networking de clientes/contas importantes na área de tratamento de água/efluentes, energia, construtoras e consultores civis formadores de opinião.


Outras Experiências Profissionais

Kluber Lubrication - Country Manager - 05/1999 - 12/2006

SNAP-ON CORPORATION - Latin America Manager – 02/1990 – 05/1999


Formação Acadêmica

Mba - Gestão Empresarial

Curso:
Mba - Gestão Empresarial
Nível do Curso:
Mestrado
Instituição:
FGV - Fundação Getulio Vargas
Período:
até

Mba

Curso:
Mba
Nível do Curso:
Mestrado
Instituição:
California Coast University
Período:
até

Engenharia Mecânica

Curso:
Engenharia Mecânica
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Universidade Mackenzie
Período:
até

Outros Cursos

“SAI - Systematic Analysis of Ideas” - Edutech ; Brazil

“Value Selling “- Value Vision Associates; England

“ILD - International Leadership Development Program” - Circle of Business Development - Germany


Conhecimentos Gerais

Gestão de P & L e das Operações

Gestão que minimizam os riscos financeiros.

Orientação de resultados financeiros, liderança, foco e capacidade de execução, empreendedorismo e pro-atividade.

Visão de mercado, capacidade de definir estratégias e objetivos de forma clara, objetiva e mensurável; resiliência.

Vivência internacional na abertura de mercados, start-ups e formação de equipes na área técnico-comercial no Brasil, e demais países da América Latina.

Carteira de clientes e network ativo em empresas de grande e médio porte a nível nacional e América Latina.

Competência social e capacidade de desenvolver relacionamentos e parceria fortes e duráveis através do trabalho em equipe.

Postura e perfil Hands-on, Hunter, Mentor e comprometido no desenvolvimento de pessoas.

Experiência internacional na abertura de mercados, RTM (Root to Market), CVP (Customer Value Proposition) e DVP (Distributor Value Proposition) e construção de equipes de alto desempenho na área técnico-comercial no Brasil e países da América Latina.

Implementação do canal de distribuição internacional e conhecimento da cultura empresarial local em todos os países da América Latina.

Segmentação e análise de mercado, expertise em gestão de contas de grande porte, canais e técnicas estratégicas de venda.

Sensibilidade empresarial forte. Habilidade e facilidade em lidar, explicar e vender soluções, produtos e serviços em ambientes e projetos complexos.


Idiomas

  • Inglês - Fluente
  • Espanhol - Fluente
  • Italiano - Intermediário