Currículo de Diretor Administrativo Financeiro
Mini-currículo: Profissional com longa carreira, ocupando posições estratégicas nas áreas de finanças e Controladoria, atuando em empresas Nacionais e Globais de segmentos diversos como construção civil, mineração, logística, metalúrgica e 3º setor tais como: CONCRETEX S/
- Domínio das áreas de contabilidade, fiscal, custos, orçamento, recursos humanos, jurídico, TI e suprimentos.
- Domínio na preparação de demonstrativos contábeis (DREs) e suas análises em moeda nacional. Elaboração de balanços em moeda estrangeira (FASB), (IFRS), e demonstrativos financeiras com base nas normas IAS.
- Experiência consolidada na preparação e apresentação de demonstrativos econômicos financeiros para gestores, diretoria e conselhos de administração.
- Longa vivência na preparação de plano anual, ou five year plan, com o acompanhamento dos resultados comparados ao plano, identificando variações e sugerindo possibilidades de melhorias nos gastos em custos e despesas.
- Longa experiência utilizando o pacote office (excel, world, teams e power point); gestão de recursos humanos, preparação de treinamentos para desenvolvimento profissional das equipes, e melhoria do ambiente de trabalho com integração de equipes.
- Excelente conhecimento em sistemas de custeio e nas análises gerencias de custos industriais.
- Domínio em analises de despesas e comparativos com o plano anual, e indicadores de performance.
Dados Pessoais
- Nacionalidade:
- Brasileira
- Data de Nascimento:
- (60 anos)
- Estado Civil:
- Casado
- Sexo:
- Masculino
Endereço
- Bairro:
- Santa Cecilia
- Cidade:
- São Paulo - SP
- País:
- Brasil
- CEP:
- 01231-001
Dados Profissionais
- Faixa Salarial:
- Não informado
- Trabalha Atualmente:
- não
Experiências Profissionais
Diretor Administrativo Financeiro (2009 - 2020)
- Cargo:
- Diretor Administrativo Financeiro
- Período:
- até
- Área de Atuação:
- Financeira/ Administrativa (Financeira)
- Nível Hierárquico:
- Diretor (Informática)
- Empresa:
- Sociedade Bíblica do Brasil
- Segmento:
- Entidades Filantrópicas
- Porte:
- Grande - acima de 500 funcionários
- Origem:
- Nacional
Atividades: - Responsável pela gestão e controle dos recursos financeiros (fluxo de caixa). Gestão das áreas de contas a receber e a pagar.
- Gestão sobre o fluxo de pagamentos e as devidas aprovações.
- Gerenciamento das rotinas contábeis, fiscal e custos, garantindo a exatidão das informações, e o cumprimento de todas as obrigações legais.
- Elaboração e análise dos relatórios de gestão mensal, e apresentação nas reuniões de diretoria e assembleias.
- Acompanhar junto aos escritórios jurídicos, todos os assuntos relacionados a área jurídica.
- Responsável pela gestão das áreas de Recursos humanos, Tecnologia da informação e serviço de apoio.
Principais conhecimentos:
- Expertise na preparação e gerenciamento do fluxo de caixa mensal, movimentações diárias, projeções do fluxo de caixa mensal e trimestral.
- Domínio na gestão do contas a receber e a pagar.
- Elaboração de demonstrativos econômicos/
- Preparação de plano anual e revisões trimestrais (forecast).
- Habilidade na gestão de equipe, ultima equipe com 43 subordinados, realizando controle e distribuição das atividades para as equipes envolvidas, definição de metas e cronogramas, e aplicação de feedbacks.
- Implantação e readequação de normas e procedimentos para todas as áreas da organização.
- Destaque para a reestruturação da área de recursos humanos com a implementação de um sistema de gestão de recursos humanos, eliminando trabalhos manuais e dando aos gestores maiores informações para gestão das equipes.
- Responsável na implantação de sistema para integração de documentos fiscais (notas fiscais), eliminado os trabalhos manuais de digitação e conferência com pedidos de compras. Essa mudança tornou o sistema de recebimento mais eficiente, e a área fiscal mais segura na entrega de obrigações fiscais.
- Experiência na gestão e análise tributária para reconhecimentos dos direitos legais para entidades do terceiro setor, e busca para assegurar seus direitos.
- Vivência na implantação de sistemas integrados de gestão (Siebel/
- Implementação de modelo de cálculo de custo industrial para sistemas integrados de produção e gerenciamento de capacidade de máquinas.
- Desenvolvimento de KPI´s para análises de despesas e custos.
- Experiência em trabalhos para fusão de unidades de produção com o objetivo de redução de custos e despesas.
- Avaliação em conjunto com a área jurídica de riscos ligados a processos, visando minimizar os riscos.
- Habilidade na preparação em conjunto com a área de RH de treinamentos e desenvolvimento profissional para as equipes.
- Vivência em treinamentos junto a CIPA com o objetivo de integração de equipes, redução de acidentes de trabalho e processos trabalhistas.
Controller de Custos (2001 - 2009)
- Cargo:
- Controller de Custos
- Período:
- até
- Área de Atuação:
- Financeira/ Administrativa (Financeira)
- Nível Hierárquico:
- Gerente (Informática)
- Empresa:
- Imerys do Brasil Comércio de Extração de Minérios Ltda
- Segmento:
- Mineração, Metalurgia e Siderurgia
- Porte:
- Grande - acima de 500 funcionários
- Origem:
- Multinacional
Atividades: - Responsável pelas áreas de Custos e Orçamento e Contas a Pagar.
- Preparação de relatórios gerencias mensais com as análises de resultados por unidade de negócio.
- Implementação dos sistemas integrados de custos e orçamento (Totvs), que permitiram criar informações de gestão, e gerar uma melhora na apresentação dos resultados.
- Desenvolvimento de ferramentas de análises de custos como: balanced scorecard, variações entre budget e real, ferramentas para elaboração de forecast por unidade que permitiram a melhora na forma de análise dos resultados.
- Implementação de normas e procedimentos que proporcionaram melhora na recuperação dos créditos fiscais e maior controle sobre os materiais que permitiam créditos fiscais.
- Habilidade na gestão e controles de estoques, evitando perdas de inventário e proporcionando melhorias na gestão do capital investido em estoques.
- Experiência na elaboração e implementação de normas e procedimentos para contas a pagar. Esses procedimentos permitiram reduzir atrasos em pagamentos, protestos e retrabalhos, gerando maior confiabilidade e segurança nos processos de pagamentos.
- Integração junto ao grupo responsável pela implementação dos indicadores de performance “KPI”.
- Vivência na conversão e consolidação dos resultados em moeda estrangeira (IAS/
- Responsável pela consolidação dos resultados da América do sul, além da preparação de apresentações mensais dos resultados.
- Avaliação de investimento e retorno do capital investido em unidades de produção.
Diretor Administrativo Financeiro (1996 - 2001)
- Cargo:
- Diretor Administrativo Financeiro
- Período:
- até
- Área de Atuação:
- Financeira/ Administrativa (Financeira)
- Nível Hierárquico:
- Diretor (Informática)
- Empresa:
- Inoxil S/a
- Segmento:
- Equipamentos Industriais
- Porte:
- Média - entre 100 e 499 funcionários
- Origem:
- Nacional
Atividades: - Responsável pelas áreas de contabilidade, custo, fiscal, contas a pagar e receber, recursos humanos e jurídico.
- Implementação de sistemas integrados de gestão (Totvs).
- Criação de ferramentas de gestão que permitiram uma melhora significativa nos resultados e uma redução nos custos e despesas na ordem de 20%.
- Implementação de sistema de pagamento e recebimento integrados.
- Vivência na implementação e preparação de relatórios gerenciais e fiscais para diretores e acionistas.
- Negociações com bancos e clientes para financiamentos através do FINAME.
- Habilidade em negociações com fornecedores.
- Elaboração anual do imposto de renda pessoal jurídica e publicação dos balanços.
Outras Experiências Profissionais
De dezembro de 1995 a novembro de 1996 - Imerys Rio Capim Caulim S/
Empresa multinacional do ramo de mineração de não ferrosos, líder mundial no segmento.
- Consultor de controladoria.
De dezembro de 1992 a novembro de 1995 - Dumont Produtos Odontológicos Ltda
Empresa do segmento odontológico, originária da Sybron Kerr, grupo americano.
- Gerente de contabilidade geral e orçamento.
- Chefe de custos e orçamento.
De agosto de 1982 a novembro de 1992 - Concretex S/
Empresa do setor de construção civil, com unidades em vários estados do país.
- Encarregado de contabilidade.
- Sub contador.
Formação Acadêmica
Gestão Empresarial
- Curso:
- Gestão Empresarial
- Nível do Curso:
- Mestrado
- Instituição:
- Fundação Getulio Vargas
- Período:
- até
Gestão de Negócios
- Curso:
- Gestão de Negócios
- Nível do Curso:
- Pós / Especialização
- Instituição:
- Fundação Dom Cabral
- Período:
Pós Graduação em Controladoria
- Curso:
- Pós Graduação em Controladoria
- Nível do Curso:
- Pós / Especialização
- Instituição:
- Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado
- Período:
- até
Outros Cursos
- S&OP – Planejamento de vendas e produção - 2011
- Desenvolvimento de lideranças – Treinamento desenvolvidos no Brasil pela United Bible Society no ano de 2013.
- Formação de Controller – ano 2020 – BLCG - Botton Line Consulting Group
- Simpósio internacional de gestão de riscos de fraudes e compliance – ano 2020 FIA (Fundação Instituto de Administração)
- Formação e atualização de Controller e Gerência Financeira – ano 2020 – Ademia Financeira - ES
- Simpósio internacional de gestão de riscos de fraudes e compliance – ano 2020 – FIA (Fundação Instituto de Administração)
Conhecimentos Gerais
- Participação em projetos sociais desenvolvidos pela Sociedade Bíblica do Brasil.
- Palestras para grupos de jovens do projeto jovens aprendizes.
- Palestras sobre planejamento de carreira e gestão de carreira para funcionários.
- Orientações para grupo de funcionários sobre gestão financeira pessoal.
- Formação de Controller – ano 2020 – Academia Financeira.
- Simpósio internacional de gestão de riscos de fraudes e compliance – ano 2020 – FIA (Fundação Instituto de Administração)
Idiomas
- Inglês - Intermediário
- Espanhol - Básico