Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: • Gestão de Áreas Financeira e Controladoria envolvendo Contabilidade local e gerencial, Fiscal, Custos e Orçamentos, Tesouraria, Contas a Pagar e Receber, Compras, Logística, RH, Importação e Exportação, Sistemas e Administração Geral.

• Elaboração e Controle de Planejamento Estratégico, budget, relatórios gerenciais, apresentação de resultados para matriz no exterior e conselhos de Administração. Estudo de viabilidade Econômica e taxa de retorno dos investimentos.

• Sólidos conhecimentos de USGAAP IAS e demonstrativos em moeda estrangeira pelo FASB, Relatórios mensais comparativos entre Real Vs. Orçado.

• Vivência na Administração de Recursos disponíveis, Aplicações Financeiras buscando a maximização de taxas. Elaboração do Fluxo de Caixa mensal /anual, controle de Ativos e Passivos financeiros, operacionalização do Contas a Pagar e Receber, Relacionamento com Instituições Financeiras Nacionais e Internacionais.

• MBA em Finanças e Capacitação de Executivos - FGV (2002)

• Pós-graduação em Controladoria Financeira - Universidade São Judas Tadeu (1983)

• Graduação em Ciências Econômicas - Universidade São Judas Tadeu (1981)

• Técnico em Contabilidade com CRC (1977)

Dados Pessoais

Data de Nascimento:
(60 anos)
Sexo:
Masculino

Endereço

Cidade:
Jacarei - SP

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
Acima de 20.000
Trabalha Atualmente:
sim

Experiências Profissionais

Diretor Administrativo e Financeiro (2012 - atual)

Cargo:
Diretor Administrativo e Financeiro
Período:
até Atual
Empresa:
Fve- Funadação Vale Paraibana de Ensino - Univap

Atividades: Responsável pela gestão do departamento Financeiro e Administrativo envolvendo Contabilidade, Custos, Orçamentos, Fiscal, Sistemas, Compras, Recursos Humanos e Administração Geral.

Responsável pela administração de cinco campus universitários envolvendo manutenção, segurança, limpeza, transporte e serviços gerais.

Implantação de Sistema integrado de gestão ERP Totvs (Microsiga) na área administrativa integrado ao sistema acadêmico RM Totvs.

Estruturação do departamento de Financeiro, implantação de sistema de custeio de serviços, cálculos de h/ aula por curso estabelecimento de curvas de produtividade cálculos de rentabilidade de cada curso Elaboração de orçamento e acompanhamento das despesas mensais e Elaboração de Relatórios gerencias mensais. Gestão de custos e elaboração de indicadores de desempenho. Elaboração do Balanço anual, atendimento a auditoria, atualização de sistemas e processos internos. Elaboração de relatórios gerenciais para o conselho e procuradoria de Fundações, Elaboração e acompanhamento do fluxo de caixa diário, semanal e mensal, Análise de viabilidade econômica por projeto e calculo da taxa interna de retorno dos investimentos. Participação no Conselho Administrativo, elaboração de relatórios para tomada de decisões de investimentos e qualidade dos serviços prestados. Relacionamento com instituições financeiras para aplicações de recursos e obtenção de aprovação de projetos com BNDES, FINEP etc..

Estabelecimento da política e plano de salário, descrição de cargos e avaliação de desempenho. Responsável pelo plano de desenvolvimento e treinamento de pessoal.

Diretor Administrativo e Financeiro (2008 - 2012)

Cargo:
Diretor Administrativo e Financeiro
Período:
até
Empresa:
Digex Aircraft Maintenance S.a

Atividades: Como diretor estatutário, responsável pela gestão do departamento Financeiro envolvendo Contabilidade local e gerencial, Custos, Orçamentos, Fiscal, Sistemas, Compras e Recursos Humanos.

Implantação de Sistema integrado de gestão ERP (Microsiga) Estruturação do departamento de Financeiro, implantação de sistema de custeio de serviços, cálculos de h/h estabelecimento de curvas de produtividade cálculos de rentabilidade de projetos e contratos cálculo do preço de venda de produtos e serviços, Elaboração de orçamento e acompanhamento das despesas mensais e Elaboração de Relatórios gerencias mensais. Planejamento tributário para redução, aproveitamento e compensação de impostos diretos e indiretos. Elaboração do Balanço anual e trimestral, atendimento a auditoria, implantação de sistema de gestão ERP (Microsiga), atualização de sistemas e processos internos. Elaboração de relatórios gerenciais para acionistas, Elaboração e acompanhamento do fluxo de caixa diário, semanal e mensal, demonstrativos de lucratividade e resultados por contrato de prestação de serviço. Análise de viabilidade econômica por projeto e calculo da taxa interna de retorno dos investimentos.

Estabelecimento da política e plano de salário, descrição de cargos e avaliação de desempenho, participação nos resultados. Responsável pelo plano de desenvolvimento e treinamento de pessoal.

Controller Geral (2004 - 2008)

Cargo:
Controller Geral
Período:
até
Empresa:
Santer - Fabrica de Papel Santa Terezinha S.a

Atividades: Responsável pela gestão do departamento de Controladoria envolvendo Contabilidade local e gerencial, Custos, Orçamentos, Fiscal, Sistemas e relacionamento com o mercado (CVM).

Reestruturação do departamento de Controladoria, implantação de sistema de custeio integrado em quatro unidades fabris, Elaboração de orçamento e acompanhamento das despesas mensais e Elaboração de Relatórios gerencias mensais por unidades de negocio. Centralização das operações de apuração de custos e fiscais de unidades fabris nos Estados do R.S, MG. e São Paulo. Controle e obtenção de licença de operação para venda e distribuição de produtos de consumo em todos os Estados Nacionais. Planejamento tributário para redução, aproveitamento e compensação de impostos diretos e indiretos. Elaboração do Balanço anual e trimestral (ITR- CVM), atendimento a auditoria. Integração de sistema de gestão EMS(Datasul), atualização de sistemas e processos internos. Elaboração de relatórios gerenciais para acionistas, com demonstrativos de lucratividade e resultados por unidade de negócio. Análise de viabilidade econômica taxa interna de retorno dos investimentos.


Outras Experiências Profissionais

Tam - Taxi Aereo marilia Ltda - Diretor Financeiro

EDS - Eletrocin Data Systens do Brasuil Ltda. Controller


Formação Acadêmica

Mba - Finanças

Curso:
Mba - Finanças
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
FGV
Período:
até

Pos Gradução em Auditoria e Controladoria

Curso:
Pos Gradução em Auditoria e Controladoria
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Universidade São Judas Tadeu
Período:
até

Ciencias Economicas

Curso:
Ciencias Economicas
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Universidade São Judas Tadeu
Período:
até

Conhecimentos Gerais

• Gestão de Áreas Financeira e Controladoria envolvendo Contabilidade local e gerencial, Fiscal, Custos e Orçamentos, Tesouraria, Contas a Pagar e Receber, Compras, Logística, RH, Importação e Exportação, Sistemas e Administração Geral.

• Elaboração e Controle de Planejamento Estratégico, budget, relatórios gerenciais, apresentação de resultados para matriz no exterior e conselhos de Administração. Estudo de viabilidade Econômica e taxa de retorno dos investimentos.

• Sólidos conhecimentos de USGAAP IAS e demonstrativos em moeda estrangeira pelo FASB, Relatórios mensais comparativos entre Real Vs. Orçado.

• Condução de Projetos complexos e reestruturações organizacionais, Fusões e Incorporações.

• Sólidos Conhecimentos de Planejamento Tributário, redução, aproveitamento e compensação de impostos diretos e indiretos.

• Gerenciamento de Implantação de ERPs - Sistemas de Gestão Integrada SAP, BAAN, ABC 71, TOTVS (Microsiga), e EMS (Magnus Datasul) e Sistemas de Consolidação Internacional (Hyperion e M.S.A.).

• Forte atuação no mercado financeiro voltado a captação de recursos para giro e investimento, operações de cambio, operações financeiras, operações de hedge e financiamento a clientes.

• Vivência na Administração de Recursos disponíveis, Aplicações Financeiras buscando a maximização de taxas. Elaboração do Fluxo de Caixa mensal /anual, controle de Ativos e Passivos financeiros, operacionalização do Contas a Pagar e Receber, Relacionamento com Instituições Financeiras Nacionais e Internacionais.

• Vivência em Controladoria focado na maximização de resultados e em redução de custos, elaboração e acompanhamento orçamentário, planejamento tributário e fiscal, análise de balanços e concessões de crédito, sistema de custeio e formação de preço de venda.

• Experiência em reestruturação organizacional, compreendendo dimensionamento e posicionamento de negócios, projetos de expansão, planos de investimentos, organograma funcional e terceirizações.

• Experiência em calculo de custos mão de obra e custeio de homem /hora estabelecimento de preço de venda e custos de serviços.

• Elaboração de Normas e Procedimentos Financeiros e Administrativos.

• Gerenciamento das áreas de RH, treinamento de pessoal, implantação da política de cargos e

salários, avaliação de desempenho, procedimentos , contratações e treinamento.


Idiomas

  • Inglês - Fluente
  • Espanhol - Básico