Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: Graduado em Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica e Direito, com pós-graduação em Gestão do Meio Ambiente, Advogado. Atuando a 26 anos em empresas privadas de base florestal. Sem restrições quanto ao local de trabalho.

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileira
Data de Nascimento:
(62 anos)
Estado Civil:
Divorciado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Boa vista
Cidade:
Curitiba - PR
País:
Brasil
CEP:
82520110

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
Não informado
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Coordenador de Projeto (2008)

Cargo:
Coordenador de Projeto
Período:
até
Empresa:
Confidencial
Segmento:
Prestação de Serviços Empresariais
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: -Gerenciamento de equipe composta por engenheiros e advogados nos estados do Piauí e Maranhão objetivando a identificação, avaliação técnica e legal de imóveis rurais a serem adquiridos pela companhia SUZANO para formar base florestal para futura fábrica de celulose na região. Representante da empresa junto ao coordenador de assuntos estratégicos do Estado do Piauí, IBAMA e órgãos ambientais. Responsável pelo apoio logístico a equipes da empresa ligadas a projetos ambientais, de certificação e regularização fundiária na região.

Gerente de Divisão (1993 - 2008)

Cargo:
Gerente de Divisão
Período:
até
Empresa:
Confidencial
Segmento:
Celulose e Papel
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Responsável por todas as atividades florestais, desde a produção de mudas de pinus e eucalyptus até a estocagem de madeira para fábrica de celulose localizada em Piraí do Sul - Pr (700.000 t/ano). Responsável pela criação e implantação do cadastro florestal e programa de inventário florestal contínuo da divisão florestal. Responsável pela implantação do sistema de radiocomunicação da empresa atendendo tanto a fábrica como a divisão florestal. Responsável pela implantação dos novos depósitos de resíduos sólidos, devidamente autorizados pelo órgão ambiental, da indústria. Responsável pela coleta, transporte, estocagem e reuso dos resíduos sólidos industriais. Ganhador do prêmio expressão de ecologia 2001, categoria resíduos sólidos pelo trabalho de recuperação dos antigos depósitos de resíduos da indústria. Coordenador do projeto de fomento florestal, desenvolvido em parceria com a Emater/Pr. Responsável pelos trabalhos de pesquisa conjunta com a Embrapa-Florestas e Fupef visando a caracterização da madeira das diferentes espécies florestais utilizadas e uso de resíduos industriais na adubação de pinus e eucalyptus. Implantação do programa de plantio consorciado de espécies exóticas e nativas para a formação de florestas energéticas e de aptidão mista da empresa. Membro do conselho de qualidade da Unidade (CQU) para a obtenção e manutenção da certificação ISO 9002. Representante da empresa junto a Associação Paranaense de Reflorestadores. Implantação do programa de uniformização e rastreabilidade da matéria prima. Desenvolvimento do programa de aproveitamento de resíduos florestais para fins energéticos. Implantação do programa de plantio sobre serrapilheira em pinus e eucalyptus em segunda rotação. Adequação dos imóveis e plantios florestais á legislação florestal, ambiental e imobiliária vigente. Responsável pelos estudos de prognose de produção e implantação da política florestal da empresa visando a obtenção da sustentabilidade em matérias primas. Implantação de procedimentos de advocacia preventiva na área trabalhista junto aos prestadores de serviços da empresa. Implantação do programa de aproximação com os confrontantes dos imóveis da empresa. Responsável pelo projeto e implantação do sistema de captação, condução e retenção de materias em suspensão das águas pluviais dos pátios de estocagem de madeira, depósitos de resíduos sólidos e sistema viário interno da unidade fabril da empresa. Responsável pelo projeto de eliminação de espécies exóticas e adensamento com nativas arbóreas das áreas de preservação permanente e reserva legal dos imóveis da empresa. Responsável pelo programa de produção de mudas de espécies nativas pioneiras, em conjunto com o IAP (Instituto ambiental do Paraná) e Emater/Pr visando a recuperação de áreas de preservação permanente e reservas legais dos imóveis dos produtores rurais da região.

Engenheiro de Campo (1989 - 1993)

Cargo:
Engenheiro de Campo
Período:
até
Empresa:
Confidencial
Segmento:
Celulose e Papel
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Planejamento, implantação, acompanhamento e controle de atividades florestais visando a implantação, manutenção, proteção, corte e transporte de madeira oriunda de florestas de Pinus sp visando o abastecimento de fábrica de papel (400.000 t/ano). Administração de equipes próprias e terceirizadas nas atividades silviculturais e de exploração. Implantação do viveiro florestal da empresa.


Outras Experiências Profissionais

Braskraft S.A. Florestal e industrial / PISA Florestal, viagem a serviço ao Chile para visita a empresas de base florestal. Publicação de artigos técnicos na revista da ABTCP, Globo Rural e site da SBS.


Formação Acadêmica

Bacharel em Direito

Curso:
Bacharel em Direito
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Faculdades Integradas de Itararé - SP
Período:
até

Engenharia Agronômica

Curso:
Engenharia Agronômica
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Ufpr
Período:
até

Engenharia Florestal

Curso:
Engenharia Florestal
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Ufpr
Período:
até

Outros Cursos

Pós-graduação a nível de especialização em gestão do meio Ambiente pela UEPG.

Curso preparatório para o exame da OAB, com ênfase em direito do trabalho (aprovado em julho de 2009).

Curso de capacitação em SISLEG pelo convênio CREA-IAP/Pr em novembro de 2009.

Curso de atualização em Direito Penal Ambiental pela ESA (Escola Superior de Advocacia) em outubro de 2009.

Curso de Auditor Lider Ambiental ISO 14.001 : 2004 pelo Bureau Veritas em dezembro de 2009.


Conhecimentos Gerais

A soma dos conhecimentos adquiridos nas diversas graduações nos permite uma análise mais abrangente de todas as variáveis envolvidas em atividades florestais, agrícolas e ambientais. Destacamos a importância da graduação em Direito e posterior registro na OAB, com o que, inserimos o componente legal no processo decisório, propiciando a indispensável segurança jurídica a todas as atividades desenvolvidas sob nossa responsabilidade.


Idiomas

  • Inglês - Intermediário