Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: • Atuação na área Industrial, liderando equipe de técnicos e líderes e gerenciando e controlando as atividades de produção, relacionadas à manutenção, controle de qualidade e fabricação.

• Instrutor TPM – Formação interna com apoio consultoria IMC-Internacional TPM – (Empresa Total Pack Ltda.).

• Acompanhamento e controle das estratégias na execução dos programas de produção, para melhor desempenho e qualidade no processo. Vivência no sistema Lean Manufacturing: Mapeamento da Cadeia de Valor, aplicação na prática em projetos de redução tempo, reorganização do processo produtivo através de oportunidades levantadas pela metodologia.

• Vivência em Matriz de balanceamento SMED; Educação e Treinamento, Manutenção Autônoma, TPM e (QRQC; com foco em melhoria nos serviços prestados aos clientes).

• Gerenciamento de equipes de trabalho, admissões, demissões e promoções, promovendo o desenvolvimento dos colaboradores por meio de cursos e treinamentos. (Sistema Lean Um dia na Vida de Supervisor Lean; Projeto A3, CAP DO, Padrões de 5S, Matriz de Polivalência).

• Gestão do orçamento de despesas e necessidades de matérias-primas e elaboração do plano de racionalização, redução de custos e plano de investimentos.

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileira
Data de Nascimento:
(49 anos)
Estado Civil:
Casado

Endereço

Bairro:
Jd. Paulista
Cidade:
Jundiai - SP
País:
Brasil
CEP:
13208056

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
Não informado
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Coordenador de Produção (2011 - 2015)

Cargo:
Coordenador de Produção
Período:
até
Empresa:
Fortlev e Com. Ltda.
Segmento:
Plásticos
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Com 15 anos de experiência em chão de fábrica, responsável pelo planejamento e execução dos processos produtivos, gestão de indicadores, e aplicação de ferramentas da qualidade para melhoria contínua (CAP DO). Aplicação do sistema Lean Manufacturing, implementação de sistema de garantia da qualidade, 5S, MASP, TPM com foco em.

Manutenção Autônoma e Manutenção Planejada.

Acompanhamento do desempenho da produção: cumprimento de prazos, níveis de perdas, utilização de recursos. Elaboração de indicadores para a gestão integrada (P,Q,C,D,S,M); padronização no planejamento da produção e análise do processo e otimização da produção e de Layout. Projeto para aprimoramento dos equipamentos de produção, e redução de tempo ocioso conquistando o aumento de 88,44% para 93,86% da eficiência produtiva anual e a redução de 2,31% do refugo anual. Redução em 50% em quebras por falhas operacionais.

Supervisor de Produção (2011)

Cargo:
Supervisor de Produção
Período:
até
Empresa:
Pastifício Selmi S.a
Segmento:
Alimentos e Correlatos
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Administração de quatro linhas de produção, gestor de 117 pessoas. Monitoramento do pilar de MA. Eliminação de fontes de sujeiras e locais de difícil acesso, Foco no desenvolvimento operacional na mudança da cultura, garantir a aplicabilidade da metodologia no dia-a-dia das rotinas operacionais. Desenvolvimento de operadores mecânicos, líderes setoriais e grupos de manutenção. Treinamento de equipes focado em resultados, normas internas e metas. Avaliação de desempenho do OEE dos equipamentos com os responsáveis de cada pilar, gerando planos de ações para reduzir as falhas de equipamentos e falhas operacionais, aplicando os conceitos das metodologias TPM, buscando a quebra-falha zero: Análise de quebra falha, aplicação do Ciclo de melhorias CAP DO para reduzir perdas, análises dos GAP’S da matriz de habilidade, buscando aprimorar os treinamentos necessários para cada operador.

Coordenador de Produção (2010)

Cargo:
Coordenador de Produção
Período:
até
Empresa:
Tyrolit do Brasil Ltda.
Segmento:
Químico e Petroquímico
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Coordenação da unidade de produção, solda, usinagem, retífica e montagem. Responsável pelo acompanhamento geral da rotina de produção, interface com departamento de manutenção, engenharia, planejamento de produção, suprimentos e segurança. Foco na estruturação da Manutenção Planejada e conceito de Controle Inicial para Projetos Futuros da companhia. Execução e controle de horas trabalhadas, horas extras, férias e mão de obra terceirizada. Desenvolvimento profissional dos membros da equipe, realizando reuniões periódicas para divulgação de resultados, discussão sobre sugestões e melhorias, motivação. Atualização de procedimentos operacionais: levantamento de dados em campo, acompanhamento operacional.


Outras Experiências Profissionais

Supervisionar processos de usinagem, montagem e sinterização dos ramos da metalurgia, autopeças. Participação na melhoria do sistema de gerenciamento, indicadores e implementação de procedimentos e instruções operacionais. Líder em projeto (PDCA) de redução de refugos. Coordenação do projeto de (PDCA) redução de custos, (Ferramenta de Rebitagem). Integrante do time de (QRCQ) com foco em melhoria nos serviços prestados aos clientes. Como benefícios alcançados destacam-se uma grande mudança comportamental e organizacional, a diminuição nos índices de retrabalho e refugo em cerca de 30%. Realizar avaliações de desempenho da operação semestralmente, garantir integridade física dos funcionários sanando condições inseguras, verificar diariamente apontamento de paradas, relatar não conformidade de insumos, garantir atualização de quadros de gestão à vista e garantir que todos os padrões operacionais sejam cumpridos à risca para que a qualidade do produto seja mantida. Execução de relatórios gerenciais.

Atribuições do cargo: Supervisão de linhas de produção no envase de cosméticos, domos sanitários, amaciantes. Participação no time de TPM, integrante dos pilares de Manutenção Autônoma e Educação de Treinamento, líder da linha piloto. Atuação como líder em times de melhoria de performance. Líder do projeto de redução de efluentes na linha de Xampus. Participação no projeto de troca rápida SMED. Boas práticas de fabricação. Participação do estudo de variabilidade para aumento de produtividade definindo os principais gargalos, destacando possibilidades de melhoria em todo o processo produtivo integrando as áreas de apoio (qualidade, logística, programação e manutenção).

Acompanhamento diário dos indicadores de performance da planta, buscando soluções para controle e atendimento da meta por meio de times de ação. Elaboração de escala de trabalho, programação de férias e banco de horas, realização de reuniões semanais para Programada de Manutenção, reuniões quinzenais de plano de ação. Relatório mensal para apresentar resultados ao corpo gerencial. Estruturar os processos baseados na implantação de procedimentos e padrão, atendendo aos requisitos dos clientes BDF Nívea, Procter e Gamble, SC Johnson, Natura, Unilever.


Formação Acadêmica

Engenharia de Produção

Curso:
Engenharia de Produção
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Univesp
Período:
até

Outros Cursos

Técnicas de Liderança, Implantação de 5s, Legislação Trabalhista, Implantação de Cep, Pdca, Fifo, FMEA, QRQC, Facilitador de TPM, Kaisen, Implantação de Certificado ISO TS 16949, Métodos de Análise e Soluções de Problemas, Aplicação do GMP em suas diversas fases, SMED SET-UP RÁPIDO, Conhecimento em SAP (Básico), Programação e operação de Torno CNC, Conhecimentos Tecnológicos em Excel, Word, Power Point, Outlook; Treinamento de capacitação e conscientização aos operadores de produção, Mecânica Geral.


Conhecimentos Gerais

Experiência Internacional (França):

MGI Coutier França cidade Gournay Bray (duração 1 mês)

Participação no projeto de implantação da unidade de fabricação MGI Coutier Brasil.

Projetos desenvolvidos área de metal nos setores de corte e estampo, produção, manutenção, qualidade e logística.

MGI Coutier França cidade Montreux (duração 1 mês)

Projetos desenvolvidos: área plástica nos setores de extrusão, montagem e formagem, manutenção, logística e programação, tempos e métodos.

Participação no time de TPM, apoio na implantação da metodologia, auditorias de pilares na linha piloto, conhecimento nos pilares de Manutenção Autônoma e

Educação de Treinamento, vivência como líder da linha piloto. Atuação como líder em times de melhoria de performance. Líder do projeto de redução de efluentes na linha de Cosméticos.

Participação no projeto de troca rápida SMED, linha de envase Cera líquida, tempo de troca 960 minutos. após projeto 240 minutos.(redução de 75%). Boas práticas de fabricação. Participação do estudo de variabilidade para aumento de produtividade definindo os principais gargalos, destacando possibilidades de melhoria em todo o processo produtivo integrando as áreas de apoio (qualidade, logística, programação e manutenção). Mapeamento de Processo de fabricação, rearranjo do fluxo de produção.


Idiomas

  • Inglês - Básico
  • Francês - Básico