Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: - Carreira desenvolvida em empresas multinacionais de médio e grande porte com tecnologias de Injeção, Extrusão, Termoformado, Estamparia, Usinagens e Soldas além de Eletroeletrônicos.

Relatórios Gerenciais/ Comunicação/ Estudos de Viabilidade/ Business Case/ Deliverables /KPIs.

- Ampla experiência Técnica e Comercial adquirida em empresas do setor Automotivo.

- Gestão de Equipes, Gerenciamento de Projetos, Engenharia de Desenvolvimento e Qualidade.

- Gerenciamento do Ciclo de Vida Produto, Escopo, Custo, Qualidade, Planning e Execução.

- Coordenação de equipes dentro de uma estrutura matricial: Vendas, Produto, Arquitetura, Qualidade, Manufatura, Operações, Logística, Compras, Fiscal e especialistas das Engenharias.

- Contato com entidades certificadoras e governamentais para assuntos regulatórios e de homologação (CESVI; UTAC; INMETRO), elaboração de notas técnicas, resoluções e validações.

- Domínio nas disciplinas do PMBOK®/PMI, aliado às metodologias Ágeis e domínio em Sistemas da Qualidade, Programas de Melhoría Contínua, Redução de Custos e Lean Seis Sigma.

Usuário dos programas e sistemas PLM, SAP; MINITAB; CATIA; MS-Project; MS-Office 365.

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileiro
Data de Nascimento:
(45 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Chácara Sto Antônio
Cidade:
São Paulo - SP
País:
Brasil
CEP:
047101010

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 10.001 até 15.000
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Coordenador de Grupo de Produto (2006 - 2019)

Cargo:
Coordenador de Grupo de Produto
Período:
até
Área de Atuação:
Engenharia/ Outros (Engenharia)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Psa – Peugeot Citroën do Brasil
Segmento:
Automotivo
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Responsável do Desenvolvimento de Projeto (2017 - 2019)

-Acompanhamento do escopo, orçamentos e recursos, administração das mudanças e dos riscos. Apresentação de status report e technical review e gestão visual do Projeto na “OBEYA”. (Interiores; Safety; Bancos; Estrutura BIW).

-Gestão de equipe em todas as atividades durante o ciclo do Projeto, responsável pela aplicação do Sistema de Gerenciamento do Projeto para garantir que os requisitos do veículo e dos clientes sejam atendidos e que o contrato do escopo seja cumprido.

-Coordenação das revisões de verificação do Projeto, apoio nas análises de avaliação de risco de criticidade, mitigação e as oportunidades, cobrindo todas as fases do desenvolvimento.

-Preparar e apresentar os relatórios de desempenho do Projeto à Liderança do Programa, controlar status da Qualidade dos Fornecedores e gerir a equipe do Projeto (interno/externo).

-Participação nos planos de auditorias e melhorias na verificação da entrega do Projeto.

-Pilotagem de novo Projeto, assegurando as atividades de Engenheiros na Índia e Brasil.

-Administração de investimentos em ferramentais e validações com (CAPEX) de US$25M, com a rentabilidade econômica dentro dos objetivos do Programa.

Responsável da Engenharia de Produto (2010 - 2017)

-Gestão de Equipe no desenvolvimento dos sistemas de retenção de segurança passiva tais como Airbags, Cintos de Segurança, Volantes e Chicotes, também peças Interiores, Painéis de Instrumentos, Bancos Completos (Trim, Metal & Soft) e peças Estampadas da Plataforma (BIW).

-Responsável técnico na América Latina com colaboração da equipe corporativa da Europa (França e Alemanha) e China, no intuito de capitalizar experiências, compartilhar as lições aprendidas e consolidar referenciais robustos para aplicação das melhores práticas regionais e globais voltadas ao “estado da arte” do Produto, Processo, Qualidade e Custos.

-Aplicação do sistema “V-Model” na Engenharia do Produto, simulações numéricas “FEA”, testes físicos “DV/PV”, e metodos utilizados para produzir um desenvolvimento rigoroso do Produto.

-Aprimoramento técnico objetivando ganhos econômicos, melhorias na qualidade, soluções de tecnologias, testes, inovações, design ou concepções alternativas.

Desdobramento da missão e visão do setor, alinhado ao plano estratégico, tático e operacional do Grupo PSA. Avaliação dos resultados das metas individuais da equipe com feedback, orientações e treinamentos para o contínuo desenvolvimento pessoal e crescimento profissional dos colaboradores da equipe.

-Participação no lançamento de mais de 10 novos modelos das Marcas no Brasil e na Argentina.

Responsável da Engenharia Avançada (2008 – 2010)

-Inovações, patentes e análises de viabilidade dos pré-projetos prospectados para “LATAM”.

-Estudos analíticos, integração e experimental da definição dos atributos do veículo, objetivos da qualidade, competitividade e prestações ao cliente consumidor, entregando um “Business Case” para tomada de decisão em 'Comitê Técnico – Econômico de Plano Produto do Grupo PSA'.

Especialista de Produto – Missão Internacional (2006 – 2008)

-Expatriado na planta da Argentina Bs.As.

-Desenvolvimento de Produtos e implementação de métodos de melhoria contínua dos Processos para manter as operações eficientes, lucrativas da manufatura e que também produzam a mais alta qualidade das peças desde os fornecedores.

Engenheiro de Produto da ALTRAN Consulting (JUL 2003 A FEV 2006)

-Prestador de Serviços de Engenharia na planta de Resende/RJ da PSA Peugeot – Citroën, responsável pelo desenvolvimento de novos produtos e implantação de novos processos para atender o 'Projeto de Nacionalização Mercosul'.

-Identificação de oportunidades de nacionalização e solução de problemas, visando aperfeiçoar o produto e a produção, melhorar a rentabilidade e atender às necessidades dos clientes.

-Interface com as áreas de Concepção, Marketing e Manufatura (Design to Cost) para melhorar a produtividade e a qualidade do Produto com soluções de Engenharia e desenvolvimento de fornecedores alternativos no Mercosul.

-Apresentações técnicas para a Liderança Sênior e planejamento / execução do desenvolvimento dos produtos até a qualificação na planta de Produção.

Gerente de Projetos (1998 - 2003)

Cargo:
Gerente de Projetos
Período:
até
Área de Atuação:
Engenharia/ Outros (Engenharia)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
SMP - Peguform do Brasil Automotive
Segmento:
Automotivo
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Gerente de Projetos (2001 - 2003)

-Atendimento das contas “OEMs” dos clientes Renault-Nissan, Peugeot-Citroën e Audi-VW, resultando expressivas margens financeiras “ROI” (CAPEX) de US$10M para o desenvolvimento dos Projetos, com Qualidade, Custos e Prazos.

-Desenvolvimento de novos negócios com o cliente PSA, responsável pela negociação e concretização do Projeto por meio do desenvolvimento de tecnologia anteriormente inexplorada para os Painéis de Portas do Citroën C3. Elaboração da estratégia que foi consolidada com sucesso resultando o aumento de 10% do market share.

-Precificação (CDB) para retorno “RFQ”, desdobramento das especificações técnicas com detalhes no “BOM”, suporte nos estudos "supplier-chain" para decisões "make-or-buy".

-Ações para melhorar as experiências dos clientes na aquisição e no pós-venda, suporte aos clientes para gerar confiança, fidelização e garantir um fluxo de receita constante dos negócios.

-Visitas a clientes e a potenciais clientes, mapeando necessidades, aprofundando suas demandas, a fim de levar ao conhecimento interno na companhia e criar planos para atender às suas expectativas (CRM).

-Elaboração do escopo do Projeto, com base nos resultados esperados e nas restrições para sua realização, planejamento dos recursos e apoios necessários para o desenvolvimento, identificando riscos, análises e planos de contingência.

Coordenador de Projetos - Engenharia de Aplicação (2000 – 2001)

-Planejamento e Desenvolvimento de documentos dos Projetos e Produtos, com dados sobre os detalhes técnicos, especificações, prazos e estimativa de custos, avaliação dos processos, necessidades e levantamento das informações para interpretar às necessidades dos clientes.

Técnico de Metrologia – Controle da Qualidade (1998 – 2000)

-Controle das peças, análises de não conformidades, calibração e aferição, validação dos Produtos para submissão de amostras iniciais PAPP (ISO/ IEC 17025/ IATF 16949).

-Atuação nos programas de “Lean Manufacturing”, aplicando ferramentas PDCA, DMAIC, 8D, 5W2H, FMEA, KAISEN, WBS, Seis Sigma, entre outras, com resultados significativos na recuperação da produtividade, lucratividade, diminuição de refugos e consequente melhoria da competitividade da fábrica.

Técnico da Qualidade (1995 - 1997)

Cargo:
Técnico da Qualidade
Período:
até
Área de Atuação:
Qualidade (Administração)
Nível Hierárquico:
Profissional com ensino médio/profissionalizante (Profissional)
Empresa:
Randon - Alliedsignal Automotive
Segmento:
Automotivo
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: "Green-Belt", atuação na resolução de problemas, não conformidades na empresa e

nos clientes, auditorias internas, aumento da produtividade, eliminação de

desperdícios e refugos, redução de custos e, programas de melhoria continua.


Outras Experiências Profissionais

CHRIS – CINTOS DE SEGURANÇA AUTOMOTIVO - AGO 1997 A OUT 1997

TÉCNICO DA QUALIDADE – SAFETY SISTEMAS DE RETENÇÃO VEICULAR

Verificação da conformidade do produto, execução de testes físicos e químicos.

ECIL PRODUTOS DE MEDIÇÃO E CONTROLE - MAI 1994 A MAI 1995

TÉCNICO DE LABORATÓRIO INMETRO – SENSORES DE TERMOMETRIA

Execução e supervisão dos testes de termometria, perícia e liberação dos laudos RBC.


Formação Acadêmica

Administração de Empresas

Curso:
Administração de Empresas
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Uniesp - União das Instituições Educacionais de São Paulo
Período:
até

Eletrotécnica

Curso:
Eletrotécnica
Nível do Curso:
2º Grau / Técnico
Instituição:
CPS – Prof. Rubens de Faria e Souza
Período:
até

Outros Cursos

Cursos de Aprimoramento:

-Função Gerencial no Mundo Contemporâneo – FGV Online

-Project Management of Engineering Projects - TU Delft MOOC

-Electric Car Technology - Delft University of Technology MOOC

-CATIA V5 e Metrologia Tridimensional – T-Systems e Mitutoyo

-Formação Preços de Venda da Indústria de Autopeças – Sindipeças

-Mapeamento do Fluxo de Valor – WBS – Lean Institute Brasil

-Planejamento Avançado da Qualidade Produto – APQP – Quality Supply

-Green Belt Certification – AlliedSignal - Six Sigma Lean Excellence

-FMEA - Failure Mode and Effect Analysis – FAT – Faculdade Tecnologia

-Estágio – Programa Treinamento de Energia Elétrica – AES Eletropaulo

-Assistente Técnico de Eletricidade - CEETEPS Rubens Faria e Souza

Eventos 2019:

Electromobility & Smart Cities - WTW19 – Welcome Tomorrow Forum

C-MOVE – Congresso de Mobilidade e Veículos Elétricos Latino-Americano

Mobilidade Elétrica - CEBRI - Centro Brasileiro de Relações Internacionais

Apresentação Jaguar I-Pace 100% Elétrico – Open House Circle Aceleradora

Prêmios:

-Patents granted of (5) five innovations, 2017;

(1) Award PSA Group's the “Best Patent of the Year”.

-Internal Coach, 2015 and 2016 - granted by “HR Learn’in PSA University”.

-Commercial Expertise, 2001 – granded by “Peguform’s Board of Directors”.


Conhecimentos Gerais

Engenharia Automobilística; Processos Industriais; Operações; Produto; Comercial; Atendimento a Clientes; Gerenciamento de Projetos; Qualidade e Melhoria Contínua.


Idiomas

  • Inglês - Fluente
  • Francês - Fluente
  • Espanhol - Fluente