Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: Apresento expressiva carreira desenvolvida na área de Pesquisa e Desenvolvimento, Start-up e Comissionamento, Produção, Otimização, Engenharia e Manutenção , com destacada experiência em implantação e manutenção das normas de qualidade, desenvolvimento dos processos, controle, análise, manutenção, além de definição dos procedimentos operacionais, atuando com foco na otimização de processos e a busca da excelência. Descrevo abaixo algumas de minhas atribuições para que possa fazer uma análise inicial.

Sou, graduado em Engenharia Química, Química Industrial, Técnico Mecânico e pós - graduado em Engenharia de Processo - Termofluidodinâmica, realizei alguns cursos de aprimoramento profissional. Tenho disponibilidade para viagens e mudança de cidade.

Atualmente trabalho e resido em Zurique. No Brasil, trabalhei na Henkel como Coordenador de Manutenção e Engenharia. Anteriormente trabalhei na CCP Composites (grupo Total), como Coordenador de Produção e Engenharia e na White Martins Gases Industriais, Shell Química e Kraton Polymers do Brasil como Líder de Produção. Atuei ainda em Indústria Farmacêutica e Refinaria de Petróleo (PETROBRAS). Nessas empresas obtive importantes atividades dentre as quais destaco abaixo:

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileira
Data de Nascimento:
(45 anos)
Estado Civil:
Divorciado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Jardim de Faveri
Cidade:
Cosmopolis - SP
País:
Brasil
CEP:
13150-000

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 10.001 até 15.000
Trabalha Atualmente:
sim

Experiências Profissionais

Coordenador de Engenharia e Manutenção (2013 - 2015)

Cargo:
Coordenador de Engenharia e Manutenção
Período:
até
Área de Atuação:
Industrial (Industrial)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Henkel do Brasil
Segmento:
Químico e Petroquímico
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Planejar, organizar e supervisionar as atividades das Equipes de Manutenção e de Engenharia, visando assegurar o cumprimento dos objetivos definidos pela empresa. Elaborar, submeter e implementar projetos visando a redução de custo, maximização produtiva e de seguridade e meio ambiente, dentro do cronograma e budget estabelecido. Analisar e avaliar os aspectos econômicos do processo produtivo, no tocante a mão de obra e quantidade de materiais consumidos, visando identificar oportunidades ou alternativas que permitam a redução de custos. Estudar, desenvolver e/ou aperfeiçoar processos, equipamentos, ferramental etc, bem como estabelecer controles de processos, visando garantir melhor qualidade e maior produtividade. Acompanhar e controlar sistematicamente o desempenho da produção, por meio da análise de indicadores gerenciais apropriados, propondo os planos e ações necessários, visando assegurar o cumprimento das metas e objetivos estabelecidos. Responsável pela implementação de novos projetos e toda área Industrial. Atendimento à Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente; Manutenções corretivas, preditivas e preventivas. Garantia mensal da obtenção budget em Custo Fixo e Variável assim como controle exato de verbas em Capex. Responsável por elaboração de Forcast semestral e anual. Redução de custos em Energia, Insumos e principalmente Estoque de Matéria Prima. Viajens internacionais para tranferència de Tecnologias e Certificacoes de Premiacoes por Projetos Sustentáveis.

Coordenador de Produção e Engenheiro de Processo Sênior (2010 - 2013)

Cargo:
Coordenador de Produção e Engenheiro de Processo Sênior
Período:
até
Área de Atuação:
Administrativo/ Operacional (Administração)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
CCP Composites e Resinas do Brasil Ltda- Grupo Total
Segmento:
Químico e Petroquímico
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Planejar, organizar e supervisionar as atividades de produção dentro das especificações e padrões de qualidade estabelecidos, visando assegurar o cumprimento dos objetivos da empresa. Supervisionar a elaboração dos cronogramas de fabricação, visando garantir a melhor alocação da mão de obra, equipamentos e materiais. Analisar e avaliar os aspectos econômicos do processo produtivo, no tocante a mão de obra e quantidade de materiais consumidos, visando identificar oportunidades ou alternativas que permitam a redução de custos. Estudar, desenvolver e/ou aperfeiçoar processos, equipamentos, ferramental etc, bem como estabelecer controles de processos, visando garantir melhor qualidade e maior produtividade. Acompanhar e controlar sistematicamente o desempenho da produção, por meio da análise de indicadores gerenciais apropriados, propondo os planos e ações necessários, visando assegurar o cumprimento das metas e objetivos estabelecidos. Responsável pela implementação de novos projetos e toda área Industrial. Atendimento à Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente. Garantia mensal da obtenção budget em Custo Fixo e Variável assim como controle exato de verbas em Capex. Responsável por elaboração de Forcast semestral e anual. Redução de custos em Energia, Insumos e principalmente Estoque de Matéria Prima. Administração de crise. Viajens internacionais para transferência de Tecnologias e Treinamento em HMSO, difundindo nos sites do Brasil como coach.

Tecnico em Processo (2005 - 2010)

Cargo:
Tecnico em Processo
Período:
até
Área de Atuação:
Química/ Engenharia Química (Engenharia)
Nível Hierárquico:
Profissional especializado com curso superior (Profissional)
Empresa:
Gás Local Joint Venture Entre White Martins e Petrobrás
Segmento:
Químico e Petroquímico
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Start-up da 1ª. Planta de Gás Natural Liquefeito do Brasil, desde a terraplanagem até produto acabado na estocagem. Acompanhamento da obra a partir de cronograma pré definido, base de equipamentos, testes em tubulações (pneumáticos e hidrostáticos) , NR-13 testes em vasos de pressão, montagem dos equipamentos, PLC’s , instrumentação e controle e P&ID .Definição dos procedimentos operacionais, laboratoriais, planejamento de manutenção e implementação do Sistema de Gestão Integrada. Otimização do processo e garantia da confiabilidade operacional, mantendo o bom, correto e seguro andamento na unidade. Coordenador do Atuação Responsável – Responsable Care - ABIQUIM


Outras Experiências Profissionais

2000 a 08/2005– Kraton Pollymers do Brazil S/A – Paulínia/SP

Cargo:Líder de Produção: Controle de todo processo operacional da planta de Elastómeros SBS, SIS e SBIS, (Reator, Colunas de Destilação, Vasos Pressurizados, Secadores, Filtros, Sistema de Refrigeração, Tratamento de Água, Tratamento de Efluente, Cladeiras Flamutubular e Aquotubular), desde o recebimento de matéria prima ao produto final por controle supervisório SDCD. Controle de Qualidade do produto acabado por métodos Físico-Químico (Cromatografia Líquida e Gasosa) e Espectrofotometria. Implantação e Manutenção das Normas ISO 9000/14000, QS 18000 e OHSAS 8000. Redução de Custo (melhoria e adaptações do processo que elevaram a capacidade produtiva de 80 para 140% do projeto, mantendo o custo fixo ). Utilização do Six Sigma. Interface com Laboratório de Desenvolvimento.

1995 a 2000 – Shell Química do Brasil S/A – Paulínia/SP

Cargo: Operador de Processo Químico: Start-up da primeira planta de Elastómero do Brasil, execução de manobras de campo. Operador Mult Skill (Acumulava as funções de Operador de Processo, Mecânico Instrumentista e Analista Químico. Operação de Clarificadores e Abrandamento de água por Osmose Reversa. Execução de todas manobras na Área de Processo ( Recebimento de Matéria Prima a Granel, liberação de Bombas Centrífuga e de Deslocamento Positivo, assim como a manutenção nas mesmas, liberação de Vasos,, manutenção em instrumentos de Controle de vazão, pressão, nível, etc.

1994 a 1995 – Elanco Química Ltda. – Cosmópolis/SP

Cargo: Operador de Processo Químico: Responsável pela operação de produção de insumos farmacêuticos e agroquímico com produtos químicos na industrialização de antibióticos e demais, em diversas fases. Reatores Contínuos, semi contínuos e bateladas, centrifugação e secagem.

1993 – Refinaria do Planalto S/A PETROBRAS – Paulínia/SP

Cargo: Técnico Mecânico: Manutenção corretiva em turbinas, turbo geradores, bombas, compressores, caldeiras em diversos setores da Refinaria. Análise de Vibração, manutenção preventiva e preditiva. Desenvolvimento de desenhos mecânicos e controle de qualidade (metrologia). Acompanhamento de operaração de unidades de recebimento/estocagem, craqueamento e destilação do Petróleo


Formação Acadêmica

Engenharia Quimica

Curso:
Engenharia Quimica
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Universidade Metodista de Piracicaba
Período:
até

Mestrado em Engenharia de Processo Termofluidodinâmica

Curso:
Mestrado em Engenharia de Processo Termofluidodinâmica
Nível do Curso:
Mestrado
Instituição:
Unicamp
Período:
até

Quimica Industrial

Curso:
Quimica Industrial
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Universidade Metodista de Piracicaba
Período:
até

Outros Cursos

Liderança e Motivação de Equipes;

Auditor do Sistema de Gestão Integrada – Brtuv


Conhecimentos Gerais

Atuação Responsável do Sistema de Gestão Integrada – Responsable Care – ABIQUIM;

Análise Segurança do Trabalho;

E.E.S e ASPEN;

Desenho Técnico Mecânico – SENAI;

Métodos de Separação Cromatográficas - Shell

Segurança na Operação de Caldeiras e Vasos Pressurizados NR-13 – SENAI

Cromatógrafo Gasoso DANIEL – Emerson Process

Sistema Digital de Controle Distribuído;

Segurança em Laboratório;

Lean Six Sigma, 5S, MTP, O&M, RFT, OTIF e demais práticas e metodologias aplicáveis para Gestões.


Idiomas

  • Inglês - Fluente
  • Espanhol - Intermediário
  • Alemão - Intermediário