Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: Profissional com carreira desenvolvida em empresas multinacionais e nacionais de grande porte nas áreas de Engenharia de Processos, Produção, Ferramentaria e Manutenção. Expertise em planejamento estratégico e orçamentário, gerenciamento de projetos, implantação de sistemas e metodologias, análise da causa raiz, padronização de produtos e aumento da produtividade. Domínio em técnicas de acompanhamento de indicadores (KPI´s), implantação do conceito Lean Manufacturing em linhas de produção, desenvolvimento e nacionalização de produtos. Vivência com prevenção de riscos, tratamento de não conformidades, gestão da qualidade, elaboração de planos de ação e relatórios gerenciais para controles internos e tomada de decisão. Conhecimentos da ISO 9000 e TS 16949, 5S, Ishikawa, POKA YOKE, PDCA, Pareto e 5W2H. CREA Ativo.

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileiro
Data de Nascimento:
(56 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Jabaquara
Cidade:
São Paulo - SP
País:
Brasil
CEP:
04347000

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 5.001 até 6.000
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Coordenador de Engenharia de Processos (2018 - 2019)

Cargo:
Coordenador de Engenharia de Processos
Período:
até
Área de Atuação:
Industrial (Industrial)
Nível Hierárquico:
Profissional especializado com curso superior (Profissional)
Empresa:
CSM Máquinas e Equipamentos para Construção Civil
Segmento:
Indústria
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Responsável pela coordenação da área de processos. Realização do balanceamento, Takt das linhas de produção, Lean Manufacturing, Layout, definição de equipamentos, Tryout e lote piloto. Atuação na implantação das rotinas de macrografia e melhorias contínuas de solda robotizada. Responsável pelo layout industrial, desenvolvimento de dispositivos para montagem de solda, otimização na produtividade de formas e betoneiras. Responsável pelas instruções de trabalho (IT), boas práticas de fabricação (BPF), padronização de produtos seriados e engenheirados.

 

Principais Resultados Alcançados: Planejamento estratégico de produção, análise da causa raiz, acompanhamento dos KPI´s com plano de ação, elaboração de crono-análise, redução de custos, padronização de produtos e aumento da produtividade.

Analista de Processos (2017 - 2018)

Cargo:
Analista de Processos
Período:
até
Área de Atuação:
Industrial (Industrial)
Nível Hierárquico:
Outros (Profissional)
Empresa:
Nathor Indústria e Comércio de Bicicletas
Segmento:
Indústria
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Atuação na implantação das rotinas de verificação da solda pelo processo de macrografia, implantação da célula de montagem da bicicleta Aro 26, assim como, dispositivos de montagem e processos produtivos, melhoria da produtividade nas linhas de montagens. Responsável pela cronoanálise, takt das linhas de produção, Lean Manufacturing, Layout, Tryout´s, lote piloto, redução de custos, solicitações de reposição / compra de equipamentos para a montagem.

 

Principais Resultados Alcançados: Responsável pelo aumento da produtividade da bicicleta Aro 20 em 62%. Coordenação da produção em diversas ocasiões, Lean Manufacturing, 5W2H, PDCA, Takt Time. Implementação do sistema de print apply na linha de montagem da bicicleta Aro 12.

Analista de Engenharia (2009 - 2016)

Cargo:
Analista de Engenharia
Período:
até
Área de Atuação:
Industrial (Industrial)
Nível Hierárquico:
Outros (Profissional)
Empresa:
Menegotti Indústrias Metalúrgicas
Segmento:
Indústria
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Responsável pela área de processos, takt das linhas de produção, Lean Manufacturing, Layout, definição de equipamentos, tryout, lote piloto, documentação da ISO, instruções de trabalho e mapeamento de processos. Atuação nas rotinas de solda manual e robotizada, montagem, pintura a pó e líquida, prensa dobradeira, corte laser, calandra e estamparia. Realização da coordenação da confecção / alteração de ferramentais de estamparia, montagem, solda e pintura. Responsável pela coordenação de compras, implantação e programação das 5 células de robô de solda para a linha de produção, atualização do parque fabril da empresa na compra de equipamentos, participação ativa em equipes para análise da causa raiz, MASP para solução de problemas e planos de ação. Responsável pelas auditorias com foco na identificação das necessidades de alterações / modificações para obtenção das certificações de qualidade. Aplicação dos conceitos PDCA, 5W2H, EAV e ISO 9000.

 

Principais Resultados Alcançados: Atuação no desenvolvimento e nacionalização de produtos, implantação do Lean Manufacturing na cadeia de fornecedores e linha de montagem. Redução em 30% o custo da tinta em pó, gerando uma economia da de R$ 600.000,00 ao ano. Coordenação do projeto de novo produto com redução do custo de fabricação em 15,2%.


Outras Experiências Profissionais

- 03/2007 - 03/2009 - 2 anos - Rhodes SA

- 02/2002 – 06/2006 – 4 anos e 5 meses – Wiest S/A, Coordenador de Engenharia

- 09/1999 – 08/2001 – 2 anos – Marcatto, Gerente de Vendas

- 03/1997 – 05/1999 – 2 anos e 3 meses – Cozinhas Berlim, como gerente de produção

- 04/1994 - 02/1997 - 2 anos e 11 meses – Marisol indústria do vestuário, como Analista de processos e logística

- 01/1990 - 10/1993 - 3 anos e 10 meses – Metalúrgica Carto Ltda, como Engenheiro de processos


Formação Acadêmica

Engenharia Mecânica

Curso:
Engenharia Mecânica
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Unip
Período:
até

Outros Cursos

NR12 – MENEGOTTI, 2015.

Curso de Pintura a Pó – WEG TINTAS, 2014.

Programação de Robôs de Solda – SUMIG, 2011.

Treinamento Sistema Corte Laser (Itália) – BLM, 2011.

Introdução a Tecnologia da Borracha – PROVEDA, 2009.

Gerenciamento de Projetos PMI – CANAL EXECUTIVO, 2008.

Treinamento de Ergonomia Industrial Aplicada – TEIA, 2008.

ISO 9000 – RHODES AS, 2008.

Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares – PPRPS, 2007.

ISO 9000 – QUALITY PROGRESS, 2005.

Takt Time – WIEST ESCAPAMENTOS, 2005.

Lean Manufacturing – WIEST ESCAPAMENTOS, 2004.

Processo de Aprovação de Peça de Produção – PPAP, 2004.

Programa Líder Delta – WIEST ESCAPAMENTOS, 2003.

ISO TS 16949 (Atual I ATF 16949) e Gestão da Qualidade Total – QUALITY PROGRESS, 2003.


Conhecimentos Gerais

Área industrial como solda robotizada e manual, sistema de corte a laser chapa e tubos, pintura líquida e a pó, montagem seriada ou não, injeção de plásticos, moldagem de borracha por compressão, manutenção de moldes plásticos, manutenção de ferramentas de estampagem, ferramentaria, compras, redução de custos, melhoria de produtividade, balanceamento de linhas de produção, cronoanálise, análise de custos de produtos, reengenharia, programação de robôs de solda, curvadeira de tubos, calandras, prensas dobradeiras e manutenção de equipamentos.


Idiomas

  • Inglês - Intermediário
  • Espanhol - Básico