Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: -ATUALMENTE EXERÇO NA EMPRESA SOLL SOLUÇÕES FINANCEIRAS, A FUNÇÃO DE CONSULTOR CONTÁBIL/TRIBUTÁRIO E AUDITOR INTERNO;

-DE MAI 2012 A JAN 2016 ATUEI NOS SUPERMERCADOS GUANABARA, COMO GERENTE DE CONTABILIDADE (PF) COM A RESPONSABILIDADE DE PROJETAR, IMPLANTAR E EXECUTAR A CONTABILIDADE E FISCAL PRÓPRIOS, JÁ QUE ANTES ESSAS ATRIBUIÇÕES ERAM TERCEIRIZADAS.

-DE FEV 2008 A ABR 2012 ATUEI NA FREITAS SERV. CONTÁBEIS LTDA, GERENCIANDO A CONTABILIDADE E O FISCAL DE DIVERSAS EMPRESAS DA CARTEIRA DE CLIENTES, CUJAS EMPRESAS ERAM DE PEQUENO, MÉDIO E GRANDE PORTE

-DE JULHO DE 2004 a FEV 2008 ATUEI NA CONTABILIDADE DA CARVALHO HOSKEN S.A. ENG. E CONSTRUÇÕES, COM ATRIBUIÇÕES DE COORDENADOR DE CONTABILIDADE, RESPONSÁVEL PELA ROTINA COTIDIANA E DE RESULTADOS FINAIS (ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS, APURAÇÃO DO LUCRO REAL, DIPJ, DCTF, DACON, PANEJ. TRIBUTÁRIO, ETC.

-ATUEI 2 ANOS COMO CONTADOR TRIBUTARISTA E ASSISTENTE DE CONTROLADORIA INTERNACIONAL PARA A PETROBRAS, EM SUA SEDE, COMO TERCEIRIZADO;

-ATUEI 11 ANOS COMO CONTADOR GERAL DO GR. SEVERIANO RIBEIRO (ATUAL KINOPLEX), DO RAMO DE CINEMAS E COMÉRCIO VAREJISTA;

-ATUEI DOIS ANOS COMO CONTADOR DA SETA SERV. TEC. MINERAIS LTDA., COM OBJETIVO DE SONDAGEM PARA MINERAÇÃO, SUBSIDIÁRIA DA BP MINERAÇÃO, MULTINACIONAL INGLESA;

-ATUEI VÁRIOS ANOS NAS ÁREAS CONTÁBIL / FISCAL / PATRIMÔNIO / FINANCEIRA DO GR. SOUZA CRUZ, DO RAMO DE FABRICAÇÃO / COMERCIALIZAÇÃO DE FUMO E CIGARROS E COMÉRCIO EXTERIOR;

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileira
Data de Nascimento:
(65 anos)
Estado Civil:
Divorciado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Taquara/Jacarepagua
Cidade:
Rio de Janeiro - RJ
País:
Brasil
CEP:
22715-190

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 5.001 até 6.000
Trabalha Atualmente:
sim

Experiências Profissionais

Contador Geral (2012 - 2016)

Cargo:
Contador Geral
Período:
até
Área de Atuação:
Contabilidade (Financeira)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Casas Guanabara Comestíveis Ltda. (supermercados Guanabara)
Segmento:
Comércio Varejista
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Fui contratado para elaborar, implantar e executar o projeto de criação de um Dpto. de Contabilidade, Tributário e Fiscal próprio, com uma equipe de profissionais qualificados de, aproximadamente, quarenta pessoas, todas avaliadas e recrutadas por mim) uma vez que, o Grupo GB (quatro empresas), até a minha contratação, ou seja, mais ou menos cinquenta anos de existência, sempre atuou com contabilidade e escrituração fiscal terceirizadas.

Minha responsabilidade após a elaboração e implantação dos respectivos setores (Contabilidade cotidiana, Análises contábeis e fiscais, fiscal, Apuração dos impostos estaduais (ICMS, ICMS Substituição Tributária e Diferencial de Alíquotas), Federais (PIS/COFINS acumulados e não acumulados, CSLL pelo Lucro Real e Presumido e IRPJ pelo Lucro Real e Presumido), Retenções Tributárias e Parametrização/Preenchimentos/Processamento dos SPED's (ECD, ECF, Fiscal e Contribuições), era fazer a estrutura funcionar como planejado, ou seja, eficiente, segura, dinâmica, precisa e acima de tudo atualizada,

Obviamente, que no início de tudo encontrei muitas dificuldades, mesmo com apoio irrestrito da direção da empresa, isto posto, em primeiro lugar é importante frisar, que a empresa vinha há, cinquenta anos, com uma estrutura terceirizada, totalmente, ultrapassada, principalmente, em termos de dados, informações, análises contábeis e apurações tributárias, o que resultou em prejuízos relevantes para a empresa, por ocasião de fiscalizações. Além disso, os demais Dptos. da empresa estavam acostumados a estrutura da contabilidade terceirizada, a qual não solicitava e nem cobrava às documentações necessárias e idôneas, razão pela qual, somente, com muitas conversas e reuniões consegui fazer com que eles entendessem a nova realidade, que a empresa estava adotando a partir de 2012.

Outra situação que consegui implantar na empresa, também, com grande dificuldade, em 2014, pois já estava obrigada, por lei desde 2011, foi a Auditoria Independente. Essa situação já era prevista, visto que a sociedade sempre foi majoritariamente familiar.

Esse foi o maior desafio profissional que a mim foi confiado.

Contador - Chefe (2008 - 2012)

Cargo:
Contador - Chefe
Período:
até
Área de Atuação:
Contabilidade (Financeira)
Nível Hierárquico:
Supervisão / Chefia (Profissional)
Empresa:
Freitas Serviços Contábeis Ltda.
Segmento:
Contabilidade/ Auditoria
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Breve Histórico da Empresa:

Empresa de consultoria contábil, tributária (fiscal), auditoria, controladoria, patrimônio e advocacia, tendo em sua carteira clientes de grande e médio porte, como por exemplo; Super Mercado Guanabara, Hypermarcas, entre outros.

FUNÇÃO:

Contador: Gerenciamento, Supervisão e Coordenação da Equipe responsável pela contabilidade integrada, análise de contas, conciliações, cálculo dos tributos diretos e indiretos, elaboração das obrigações acessórias fiscais, escriturações fiscais, Executor das demonstrações financeiras, publicações, Sepd Contábil e Fiscal e DIPJ’s, etc.

Supervisor Contábil (2004 - 2008)

Cargo:
Supervisor Contábil
Período:
até
Área de Atuação:
Contabilidade (Financeira)
Nível Hierárquico:
Supervisão / Chefia (Profissional)
Empresa:
Carvalho Hosken S/a. Engenharia e Construções
Segmento:
Construção Civil
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Breve Histórico da Empresa:

Empresa de grande porte bastante conceituada no ramo de incorporação imobiliária e construção civil. Utiliza o sistema ERP Mega.

FUNÇÃO:

Sub-Contador (Supervisão e Coordenação de Equipe) (Função imediatamente abaixo da Gerência Geral Contábil e Financeira do Grupo)


Outras Experiências Profissionais

De Julho/2016 até Janeiro/2019, atuei como Consultor Conábil e Fiscal, para às empresas Soll Soluçõe Financeiras Ltda, pertencente ao Grupo da Città Telecom e Para a Rio Mix Indústria e Comércio de Bebidas Ltda, pertencente ao Grupo Guaracamp de bebidas não alcoólicas.

-PERSONAL SERVICE e HOLPE CONSULTORIA (Contador terceirizado prestando serviços para a ”PETROBRAS” em sua sede, nas áreas tributária/contábil/controladoria) nov/2002 até jun/2004.

Atuação Resumida:

-Atualizava e analisava as novas informações imputadas nos Sistemas Tributários da Cia, visando à obtenção de resultados precisos e ágeis, sanando qualquer dado incorreto, sujeito à geração de prejuízos. Analisei as fontes tributárias dos contratos de prestação de serviços, envolvendo valores extremamente relevantes (IRRF, ISS, INSS, IPI, PIS/COFINS/CSLL, nota fiscal, etc.), antes de liberá-los para pagamento e elaboração de pareceres a respeito. Fui membro do grupo de profissionais da área tributária, que realiza palestras sobre assuntos tributários para diversos Órgãos/Setores da Cia., principalmente a respeito de retenção para o INSS e responsabilidade solidária incidentes nas prestações de serviços e/ou obras de construção civil.

De novembro/2003 até junho/2004 executei a consolidação das Demonstrações Contábeis ( Balanço / Resultado / Doar / Fluxo de Caixa / Mutações do PL ) em BR GAAP e US GAAP das coligadas / controladas sediadas na Argentina, além da elaboração das análises ( horizontais / verticais / índices de Balanço ) e dos comentários a respeito das variações relevantes dessas Demonstrações.

FUNÇÕES: Analista Tributário, Contador Tributário e Contador Assistente de Controladoria

-EMP. CINEMAS S. LUIZ S.A. (Grupo Severiano Ribeiro) nov/1990 até fev/2002

Breve Histórico do Grupo:

-Grupo especializado em exibição cinematográfica, além das atividades de Propaganda, Publicidade, Administração de Imóveis e Comércio Varejista em diversas capitais do Brasil.

A organização possui 14 empresas de porte diferenciado, além de ter sido integrante de dois Consórcios empresariais. Administrava aproximadamente 1000 funcionários. Sediada no RJ, com diversas filiais em diferentes estados da federação, controlava cerca de 200 salas de exibição. Utilizam, atualmente, o sistema integrado da RM Sistemas (WINDOWS).

FUNÇÃO: Contador Geral do Grupo e mais as atribuições da Gerência de Relações com o Mercado junto a CVM (Função imediatamente abaixo da Diretoria Financeira / Administrativa)

OBS.: Empresa auditada pela BOUÇINHAS & CAMPOS

-SETA SERVIÇOS TÉCNICOS MINERAIS LTDA. (Grupo BP Mineração) jan/1989 até out/1990

Breve Histórico da Empresa:

-Subsidiária integral da multinacional inglesa BP, cujos objetivos principais eram a sondagem para pesquisas minerais de terceiros e industrialização e comercialização de peças diamantadas.

FUNÇÃO: Contador (Função imediatamente abaixo do Diretor Financeiro)

-GRUPO SOUZA CRUZ- abr/1971 até nov/1988

Breve Histórico do Grupo:

-Capital majoritário de origem inglesa com especialização em diversos segmentos, sendo de maior relevância a fabricação e comercialização de cigarros/fumo, inclusive a exportação. Utilizava o sistema integrado GL Milleniuns.

ÚLTIMA FUNÇÃO: Coordenador Contábil (Função imediatamente abaixo da Gerência de Contabilidade)

OBS.: O Grupo auditado pela DELOITTE TOUCHE TOHMATSU


Formação Acadêmica

Pós - Graduado em Auditoria e Controladoria Pela Ucam,

Curso:
Pós - Graduado em Auditoria e Controladoria Pela Ucam,
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
A Ves do Mestre (universidade Cândido Mendes-rj)
Período:
até

Bacharel em Ciências Contábeis

Curso:
Bacharel em Ciências Contábeis
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Moreaes Junior - RJ (atualmente Faculdade Makenze)
Período:
até

Técnico em Contabilidade

Curso:
Técnico em Contabilidade
Nível do Curso:
2º Grau / Técnico
Instituição:
Centro Educacional Coelho Neto
Período:
até

Outros Cursos

-Participação em projetos de implantação na contabilidade e fiscal dos sistemas integrados Alterdata, RM Sistema, Prosoft e Mega Sistema;

-Coordenação da implantação do sistema Sispro de controle patrimonial;

-Coordenador da elaboração de diversos projetos de implantação de departamento contábil/fiscal e projeto de reestruturação desse mesmo departamento;

-Participação em projeto de transformação societária de grande porte de limitada para sociedade anônima aberta;

-Participação na reestruturação societária de grupo econômico de grande porte, ou seja, cinco sócios, únicos quotistas, de uma sociedade operacional, resolveram constituir cinco empresas holdings, sendo uma para cada sócio (20%) da sociedade operacional, que substituiu seus sócios pessoas físicas, pelas cinco Holdings, visando uma melhor administração da sociedade principal.

-FÓRUM SPED: ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL - ECD (SPED CONTÁBIL) PARA PJ's E ENTIDADES IMUNES E ISENTAS" - 4 horas (junho/2017)

-VI Encontro de Peritos Contábeis do Rio de Janeiro – 8 horas (julho/2017)


Conhecimentos Gerais

PRINCIPAIS CURSOS E ATUALIZAÇÕES:

- Reforma Tributária Gerencial (IR, ICMS, IPI, ISS), ICMS- Substituição Tributária;

- Introdução a Direito Tributário e Análise de Balanço;

- Conversão das Demonstrações Contábeis consolidadas em BR GAAP e US GAAP;

- Cursos de Windows, Word, Excel Avançado, Internet;

- Atualização da Legislação Tributária, Contabilidade Avançada / Custos e Auditoria;

- Legislação Previdenciária Aplicável à construção civil- (Em ago/04 - SINDUSCON - RIO);

- Planejamento Tributário, realizado pelo International Busines Communicications-IBC;

-Seminário de “GESTÃO DE PROCESSOS” realizado pela HGB Consultoria e Gestão;

-Treinamento em março/2008 sobre procedimentos Contábeis, Societários e Tributários concernentes a nova Lei das S/A’s, com 8 horas de carga horária, realizado pela Miguel Silva & Yamashita Advogados;

-Seminário em março/2008 sobre aos Impactos Contábeis e Tributários, concernentes a nova lei das S/A’s (Lei 11.638/07), com 8 horas de carga horária, realizado pela BKR – Lopes, Machado;

-Curso em março/2008 sobre procedimentos tributários, Fiscais e Contábeis, concernentes às legislações que instituíram a Nota Fiscal Eletrônica e o SPED, com 8 horas de carga horária, realizado pela Miguel Silva & Yamashita Advogados.

-Curso em março/2008 sobre Planejamento Tributário Nacional e Internacional -(Reorganizações Operacionais, Reestruturações Societárias, Offshores, etc, com 8 horas de carga horária, realizado pela COAD, apresentação Felipe Dutra.

-Curso Online em 17/11/09 sobre FCONT E RTT - Lucro Real e Lucro Presumido - Controle fiscal e contábil de transição e Regime Tributário de transição dos anos base 2008 e 2009 – Reflexos Tributários a partir de 2010.

-Atualizado sobre a instituição do elalur (Lalur eletrônico) pela IN RFB Nº 989/2010, a ser obrigatório para as PJs tributadas pelo Lucro Real, a partir de 2010, entrega até 30/06/2011.

-Curso de SPED Contábil e E-LALUR (disposições gerais e considerações) – CENOFISCO, realizado em 17/05/2011-8h/aula, Curso de especialização nos CPC’s/IFRS – 16 hs – J. Miguel Silva – jul/2011.

-Em 2012/2013/2014 diversos cursos concernentes aos Sped’s ECF, Fiscal, Contribuições e e-Social.

Projetos: Já reestruturei 100% do departamento de Contabilidade da Empresa de Cinemas São Luiz Ltda. (hoje conhecida como Kiniplex), onde na ocasião a empresa utilizava o sistema de mecanografia, quando então implantei com a ajuda dos profissionais de TI, sistemas de informática para todo o segmento do departamento, como o módulo contábil, fiscal, pessoal, custos, sendo todos integrados.

Também na Casas Guanabara Comestíveis Ltda, fui contratado para implantar todo o departamento contábil e fiscal, pois a empresa sempre teve esses segmentos executados na forma de terceirização externa, portanto, tanto a equipe de profissionais de contabilidade, foi avaliada e contratada por mim, assim como, a implantação de todos os sistemas de informática, contemplando todos os módulos integrados.


Idiomas

  • Português - Fluente
  • Espanhol - Intermediário
  • Inglês - Básico