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Mini-currículo: À

Setor de RH, Gestão de Pessoas,

Assunto: Mensagem de apresentação

Certo do meu enquadramento no perfil solicitado, bem como de atender pela formação e capacitação o objeto da vaga anunciada, e entender que as experiências citadas no nosso CV estão aderentes com os requisitos exigidos, e na certeza de poder pelo desafio proposto agregar valor como profissional, desde já nos disponibilizamos para a participação no processo de recrutamento e seleção.

À disposição para os desdobramentos que possam advir,

Atenciosamente,

José Candido Pessoa de Melo;

email: @*******.***;

Fone(s): 55-**-********7 / *********

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Executa análise crítica, tendo alta consciência de custos na busca constante do melhor valor para o negócio.

Tem Visão global, empreendedora, inovadora, criando diferenciações, promovendo a competitividade e lucratividade.

Elabora estratégias com resultados financeiros e desenvolvimento do negócio e de pessoas.

Executa “Startups” de negócios fazendo a gestão de pessoas e empresas, estabelecendo alianças.

Forma, desenvolve, motiva e dirige equipes multidisciplinares buscando e gerenciando recursos.

Formação generalista obtida com os cursos de Engenharia Elétrica, Gestão e Produtividade (com ênfase em Gestão de Negócios) e Engenharia de Produção, associados a experiência de anos em posições desafiadoras nos diversos segmentos de negócios, obtendo resultados comprovados proporcionando uma visão holística da gestão.

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileiro
Data de Nascimento:
(64 anos)

Endereço

Cidade:
Recife - PE
País:
Brasil

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
Não informado
Trabalha Atualmente:
sim

Experiências Profissionais

Consultor em Gestão Estratégica (2015 - atual)

Cargo:
Consultor em Gestão Estratégica
Período:
até Atual
Área de Atuação:
Administrativo/ Operacional (Administração)
Nível Hierárquico:
Diretoria (Profissional)
Empresa:
Grupo Eqm
Segmento:
Consultorias Empresariais
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Formação generalista obtida com os cursos de Engenharia Elétrica, Gestão e Produtividade com ênfase em Gestão de Negócios e Mestrado em Engenharia de Produção, associada com a experiência de anos em posições desafiadoras nos diversos segmentos obtendo resultados devidamente comprovados que nos proporcionaram uma visão holística da gestão e a capacidade de desenvolver e maximizar oportunidades, gerar soluções criativas e dirigir recursos de forma eficaz.

Consultor e Gerente na elaboração e implantação de Planejamento Estratégico – BSC; modelos e estratégias em gestão de negócios e empresarial com grande foco na área de suprimentos, comercial, administrativa, operacional e técnica; mapeamento de processos – modelo APE; plano diretor de tecnologia da informação – PDTI; CAA - controle, acompanhamento e avaliação por indicadores gerindo planos de ação para otimização de processos nas áreas suprimentos, comercial, instalação, comissionamento, operação, manutenção, produção, controle de qualidade e projetos; elaboração e realização de auditorias em Empresas com sistemas de gestão da qualidade NBR ISO 9001:2008 ou 2015; desenvolvimento de fornecedores segundo as exigências da norma ISO; realização de treinamentos internos e externos;

Avaliação e execução das ações inerentes a projetos de incremento tecnológico e aplicação de novas filosofias de gestão informatizada – SIG”s, envolvendo racionalização de fluxos de produção e/ou processos, redefinições de lay out industriais mediante a análise de fluxos operacionais, reavaliações de processos fabril (conforme a necessidade de mão de obra e equipamentos);

Experiência em gestão de empresas na definição e implantação de estratégias de alto desempenho nas áreas de suprimentos, comercial, administrativa, operacional e técnica visando a redução de custos, o desenvolvimento de equipes multidisciplinares, satisfação de clientes garantindo um alto retorno aos acionistas;

Criação e estruturação de Centro de Custos por Contrato – lucratividade por unidade produtiva – rateio / receitas / despesas / dotação;

Definição e implantação de modelo Organizacional na busca da minimização dos custos e maximização dos lucros em Empresas;

Mercado– análise do desempenho de produto e/ou serviço e da concorrência nos diversos segmentos considerando os nichos de mercado, o ciclo de vida dos produtos, o aspecto cultural regional para a devida customização, outros;

Economia – analise e pareceres econômico/financeiro do produto/serviço visando a sua penetração mercadológica nos vários nichos, lucratividade, pay-back, outros;

Produto – definição de estratégias para prospecção de novos clientes estabelecendo metas para os produtos, se pertinente, customizadas por filiais regionais; análise do custo financeiro de operacionalização; pós-vendas e fidelização do cliente;

Experiência em compra de empresas; gestão de contratos de grande porte; planos de expansão de empresas; negociações, outros;

Análise da viabilidade e execução da Terceirização dos processos empresariais caracterizados como meios.

Estudos, Simulações, Projeções, Análises do Desempenho do Produto no

Mercado Regional e Nacional;

Analise dos Limites Operacionais – Medidas de Adequação.

Desenvolvimento e implantação de estratégias de negócios; definição, estabelecimento e acompanhamento de metas dentro de cada negócio;

Mapeamento de novas oportunidades de negócios, por meio do estudo de demanda, estudos de viabilidade técnica, análise do mercado, estruturação de projetos e relacionamento com os “stakeholders”, partes interessadas;

Participação desde a identificação de oportunidades e avaliação da viabilidade econômico-financeira até a negociação de parcerias; negociação de contratos e apoio técnico para a implementação de projetos;

Trabalho em parcerias com consultorias externas, contratadas para a elaboração de estudos específicos pontuais, visando assegurar a confiabilidade dos estudos de viabilidade técnica e econômico-financeira de novos negócios;

Desenvolvimento, customização e execução do Planejamento Estratégico para o devido acompanhamento dos “Busines Plan” - Plano de Negócios fornecendo informações para as áreas pertinentes da empresa;

Promover a sinergia dos envolvidos nos trabalhos criando valor nas oportunidades de negócios por meio do desenvolvimento das atividades de forma integrada com equipes internas, parceiros, entidades governamentais e fornecedores;

Tornar objetivo único a todos os que participam das equipes multidisciplinares definindo diretrizes e atendendo metas e objetivos de cada projeto, através da aplicação do PDCA;

Participar e se cercar de assessoramento especializado no cumprimento das exigências legais, mediante experiência na legislação local (tributaria, consumidor, etc.), no sentido de viabilizar negócios;

Assessorar devidamente as funções hierárquicas da empresa para apresentação de resultados de projetos através de estudos de negócios para a análise e aprovação;

Pela experiência adquirida contribuir para o desenvolvimento das políticas comerciais da empresa em seus diversos segmentos, pelo direcionamento e conhecimento das práticas de mercado, visando a manutenção e crescimento da operação em conjunto com as Diretorias inerentes;

Promover a “network” através de contatos com Diretorias das empresas clientes no intuito de identificar oportunidades de melhoria nos produtos / serviços prestados ou solução de eventuais problemas contratuais ou operacionais, por meio de manter a satisfação do cliente e projetar uma imagem positiva da empresa no mercado;

Penetração no Setor de Açúcar, Álcool e Energia, com largo conhecimento da cadeia o que resultou em consultorias na gestão de custos industriais e agrícolas;

Elaboração e implantação de programas para o aumento de Produtividade e implantação da gestão pela Qualidade Total, mediante a aplicação de modernas técnicas de gestão, formando e gerenciando equipes, tendo alcançado com êxito o certificado ISO 9001, em várias empresas, refletindo a redução de Custos, otimização de processos, redução dos volumes dos estoques de materiais e potencialização de mão de obra;

Formação e vivência em treinamentos na NR-10 (básico e complementar), NBR ISO 9001, Just-in-Time, 5 S’s, MASP, Administração participativa, Planejamento Estratégico – BSC, outros;

Auditorias nacional e internacional nas áreas de gestão, planejamento estratégico – BSC, controle de qualidade e projetos;

Certificação de empresas na ISO 9000, 9001, 9004, 19011 (Gestão da Qualidade); ISO 14000, 14001 (Gestão Ambiental); ISO 22000; FSSC 22000; NR-10, outras, garantindo a continuidade pelo planejamento e follow-up dos processos para atender os requisitos legais e especificações dos produtos, promovendo o Kaizen - melhoria contínua na potencialização e redução de perdas;

Gestão da interface com os fornecedores e clientes, atendendo os requisitos para aprovação, implantação e avaliação;

Desenvolvimento de ações para preparação de mudanças na cultural organizacional observando os pontos críticos, definindo as ferramentas e acompanhando os resultados durante o processo;

Realização da interface com as áreas atendidas, assessorando e gerenciando os times e promovendo a multiplicação do conhecimento, bem como a criação de oportunidades de melhorias e aumento de desempenho;

Treinamento, Implantação e Gestão compartilhada nas ferramentas pertinentes aos 10 pilares - WCM de empresas com World Class Manufacturing, trabalhando as soluções de problemas e a melhoria contínua;

Treinamento, Implantação e Gestão compartilhada nas ferramentas PDCA, TPM, KAIZEN, MASP, APE, KPi(s), outras;

Definição, implantação e gestão em estratégias de alto desempenho nas áreas comercial, administrativa, operacional e técnica visando à redução de custos, o desenvolvimento de equipes multidisciplinares, a satisfação de clientes garantindo assim, um alto retorno aos acionistas;

Apuração, geração e disponibilização das informações por relatórios das áreas por suas análises gerenciais e as tomadas de decisões;

Elaboração de procedimentos POP’s e IOP’s com as definições de ações estratégicas, táticas e operacionais das áreas de gestão administrativa, financeira, controladoria, comercial e operacional;

Medição e Analise dos Limites Operacionais – Medidas de Adequação;

Implantação de governança corporativa, controles internos de processos, gerenciamento de riscos, e gestão de projetos;

Capacitação dos colaboradores em boas práticas de fabricação, armazenagem, distribuição, inspeção e controle de qualidade, característica e aplicação dos diferentes produtos da empresa;

Adequação pelas legislações vigentes da avaliação crítica dos riscos no negócio da empresa e necessidades de customização;

Conhecimentos como usuário em micro informática (Word, Excel, Power Point, outros);

Conhecimentos básicos do idioma inglês e Espanhol.

Gerente Norte/nordeste (1996 - 1998)

Cargo:
Gerente Norte/nordeste
Período:
até
Área de Atuação:
Comercial/ Vendas (Comercial e Vendas)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Sprecher Schuh
Segmento:
Eletroeletrônico
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: Empresa multinacional de grande porte no segmento de Equipamentos Elétricos / Eletrônicos de baixa, média e alta tensão.

RESULTADO OBTIDO: Como ENGENHEIRO RESIDENTE DE VENDAS NORTE / NORDESTE tendo desenvolvido as seguintes atividades:

1- Estrategicamente e estruturalmente ligado ao Diretor Nacional de Vendas onde foi responsável pela contratação e posteriormente a gestão compartilhada dos Representantes para todos os Estados do Norte e Nordeste (do Amazonas até a Bahia);

2- Elaboração de Projetos e Propostas de vendas junto aos Representantes para participação em Concorrências Nacionais e Internacionais ou vendas diretas;

3- Parceria no Gerenciamento dos Contratos Comerciais vigentes;

4- Estabelecimento anual das Metas de Vendas (customizadas por Estado) com os respectivos indicadores (kpi’s) para o acompanhamento dos resultados de todos os estados da região;

5- Treinamento em Técnicas de Negociação e Vendas para todos os Representantes;

6- Acompanhamento aleatório em Empresas Clientes de todos os estados quanto a qualidade do atendimento dos Representantes;

7- Gerenciamento quando solicitado e negociado com o cliente da Montagem, Diligenciamento, Comissionamento, Testes e Ensaios dos Equipamentos;

8- Elaboração de relatórios e a implantação de mecanismos (planilhas de controle) de acompanhamento e avaliação dos Representantes por Estado;

9- Elaboração e Implantação da restruturação dos Processos Internos dos Representantes para a devida adequação no atendimento à SPRECHER SCHUH;

10- Treinamentos desenvolvidos por Programas para: Aumento da Satisfação dos Clientes, da Produtividade, do APE e CAA de Processos, das Projeções de Vendas;

11- Estudos, Simulações, Projeções, Análises do Desempenho do Produto no

Mercado Regional;

12- Analise dos Limites Operacionais – Medidas de Adequação em todas as regionais;

13- Analise dos Índices Financeiros globais e margens por Produtos por cada Estado;

14- Outros.

Gerente (1973 - 1989)

Cargo:
Gerente
Período:
até
Área de Atuação:
Engenharia Elétrica/ Eletrônica (Engenharia)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Chesf
Segmento:
Energia Elétrica
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: SÍNTESE DAS QUALIFICAÇÕES

20 anos de atuação em empresas de grande e médio porte em cargos de: Diretoria; Assessor de Diretoria; Gerência; Coordenação e Consultoria:

EM GESTÃO DE PROCESSOS nas áreas de;

Produção, Montagem, Comissionamento, Operação e Manutenção;

Controle e Qualidade, Projetos e Planejamento Estratégico – BSC;

implantação e treinamento (Know How) nas ferramentas pertinentes aos 10 pilares – WCM; acompanhamento e auditoria de empresas com World Class Manufacturing trabalhando as soluções de problemas; Implantação e gestão compartilhada nas ferramentas PDCA, TPM, LEAN MANUFACTURING, KAIZEN (Melhoria Contínua), MASP, APE, outras;

implantação e treinamento (Know How) da mão de obra técnica e líderes nos pilares do MPT e das ferramentas para monitoramento e consolidação;

Definição de estratégias alinhadas para garantir o MPT X PCIC;

Estabelecimento dos Kpi’s (indicadores) das áreas (gestão à vista);

Geração de relatórios sistemáticos para as Áreas e Diretoria nivelando sobre o andamento de implantação do MPT da indústria; planos de ação 5W2H;

Definição e implantação de estratégias de alto desempenho nas áreas operacional e técnica visando a redução de custos, o desenvolvimento de equipes multidisciplinares, garantindo um alto retorno aos acionistas;

Experiência junto a processos de certificação e órgãos certificadores nacionais e internacionais (experiência auditoria Nacional e Internacional);

Elaboração de procedimentos estratégicos e operacionais, POP’s e IOP’s em atendimento às Normas NR-10 (básico e complementar), NR-12; implantação e realização de Auditorias com definição de ações estratégicas na busca de soluções de não conformidades;

Estudos pelo uso do diagrama de árvores na busca do mapeamento processo/pessoas/atividades/ HxH, para a otimização da capacitação X dimensionamento X utilização;

Aplicação do MASP – Método de Análise e Solução de Problemas, em processos não conformes e a consequente elaboração de um plano de ação para acompanhamento e solução;

Definição dos KPIs “out comes” e “drivers” para os processos vitais e elaboração dos fluxos otimizados; análise dos Limites Operacionais – Medidas de Adequação;

EM GESTÃO DE SISTEMAS nas áreas de;

Montagem, comissionamento e manutenção de plantas industriais como fábricas de Tintas, Pilhas, Fiação e Tecelagem; 13 anos em montagem, manutenção e operação de Usinas Hidroelétricas.

Consultoria nas áreas técnica, fabril, manutenção, pátio de resíduos, ampliações e novas instalações.

Planos de investimentos na área patrimonial e de pessoas dos serviços de operação e manutenção das plantas, garantindo a maior disponibilidade dos equipamentos para obtenção das metas de eficiência da produção com segurança e qualidade atrelada, a custos reduzidos.

Treinamentos na NBR ISO 9000, PDCA, Modelo APE, Just-in-Time, 5S’s, MASP, Gestão por Resultados, Administração participativa, Planejamento Estratégico – BSC, Gestão Estratégica pelo WCM, TQC, MPT, outros.

Avaliação de projetos de incremento tecnológico e aplicação de novas filosofias de gestão informatizada – SIG”s, implantação e treinamento em PCM, outros ERPs envolvendo a racionalização de fluxos de produção e/ou processos, redefinições de lay out industriais mediante a análise de fluxos operacionais, reavaliações de processos fabril (conforme a necessidade de mão de obra e equipamentos) e Terceirização de Processos Empresariais.

Análise da viabilidade e execução da Terceirização dos processos empresariais caracterizados como meios.

Perfil de trabalho “hands on”.


Outras Experiências Profissionais

OUTRAS EMPRESAS:

MONASA CONSULTORIA E PROJETOS - SP

ECOL – EMPRESA DE ENGENHARIA DE MONTAGENS - SP

SPRECHER SCHUH - SP

NORDESTE SEGURANÇA DE VALORES - PE

PROSEGUR

KOBLITZ ENGENHARIA - PE

USINA UNIÃO E INDÚSTRIA - PE

USINA CUCAÚ E UTINGA – PE e AL

OUTRAS..........................

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL

Auditoria Internacional credenciada pelo INMETRO, solicitada pela PETROIL DO BRASIL S/A, através da MVM Certificadora realizada na CHINA, nas cidades de PINGDU, QINGDAO, BEIJIN E HONG KONG.

Produto/Serviço: PRODUÇÃO DE PNEUS

Fábricas: "GUANGMING TYRE GROUP CO., LTD".

“QIANLOU INDUSTRY PARCK, MINGCUN”.

Escopo da Auditoria:

Avaliação: Processos de Produção e Gestão da Qualidade;

Verificação: planejamento estratégico de produção; dos procedimentos de produção; da capacidade de produção; dos indicadores KPIs do processo de produção; do tratamento das não conformidades; dos planos de ação corretivas e/ou preventivas implantados; da avaliação da eficácia das ações; do gerenciamento dos Custos de produção; da Gestão econômica/ financeira do negócio, outros conforme as Normas.

Norma de Referencia: NIT-DICOR-044 e NBR ISO 9001:2000.


Formação Acadêmica

Engenharia de Produção

Curso:
Engenharia de Produção
Nível do Curso:
Mestrado
Instituição:
Ufpe
Período:
até Atual

Engenharia Elétrica

Curso:
Engenharia Elétrica
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Upe
Período:
até

Gestão e Produtividade

Curso:
Gestão e Produtividade
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Ufmg
Período:

Outros Cursos

IRCA - INGLATERRA

- AUDITOR DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

INMETRO - MVM

- AUDITORIA EM SISTEMAS DE GESTÃO

REALIZADO AUDITORIA INTERNACIONAL NA CHINA


Conhecimentos Gerais

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Executa análise crítica, tendo alta consciência de custos na busca constante do melhor valor para o negócio.

Tem Visão global, empreendedora, inovadora, criando diferenciações, promovendo a competitividade e lucratividade.

Elabora estratégias com resultados financeiros e desenvolvimento do negócio e de pessoas.

Executa “Startups” de negócios fazendo a gestão de pessoas e empresas, estabelecendo alianças.

Forma, desenvolve, motiva e dirige equipes multidisciplinares buscando e gerenciando recursos.

SÍNTESE DAS QUALIFICAÇÕES

Formação generalista obtida com os cursos de Engenharia Elétrica, Gestão e Produtividade (com ênfase em Gestão de Negócios) e Engenharia de Produção, associados a experiência de anos em posições desafiadoras nos diversos segmentos de negócios, obtendo resultados comprovados que nos proporcionaram uma visão holística da gestão e a capacidade de desenvolver e maximizar oportunidades, gerar soluções criativas e dirigir recursos de forma eficaz.


Idiomas

  • Inglês - Intermediário
  • Espanhol - Intermediário
  • Francês - Básico