Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: Carreira desenvolvida na área de Qualidade e Meio Ambiente, com abrangência em saúde, segurança do trabalho e sustentabilidade em empresas do ramo de serviços ambientais, metroferroviário e logística fluvial;

Implantação de projetos incentivados e programas de sustentabilidade como GRI, Leis Rouanet, Audiovisual, Incentivo ao Esporte, etc;

Experiência em liderança de equipe, planejamento, controle de cronogramas, gestão do orçamento (real x orçado), implantação e manutenção de licenciamento (municipal, estadual e federal);

Habilidade na implantação de sistema de gestão integrada, com foco em Qualidade (ISO 9.001/ 2015), Meio Ambiente (ISO 14.001/ 2015) e Saúde/ Segurança (OHSAS 18.001 - ISO 45.001);

Interlocutor com os órgãos licenciadores e agentes financiadores, visando à mitigação de perdas e sustentabilidade do negócio, alinhado com a segurança empresarial da companhia;

Conhecimento de Software SAP, no que tange aos módulos Módulos de CO/ MM/ PM/ SD e Key User nos módulos de DMS e QM, com

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileira
Data de Nascimento:
(41 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Portal do Morumbi
Cidade:
São Paulo - SP
País:
Brasil
CEP:
05639090

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 6.001 até 7.000
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Consultor de Qualidade e Meio Ambiente (2019)

Cargo:
Consultor de Qualidade e Meio Ambiente
Período:
até
Área de Atuação:
Logística/ Suprimentos (Suprimentos)
Nível Hierárquico:
Especialista (Informática)
Empresa:
Quality Way - Consultoria Empresarial
Segmento:
Consultorias Empresariais
Porte:
Pequena - entre 20 e 99 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Gerenciamento de rotinas de implantação de sistema de gestão integrada de qualidade (ISO 9.001/ 2015) e meio ambiente (ISO 14.001/ 2015);

Desenvolvimento, revisão, treinamento e adequação dos procedimentos, instruções e formulários, em atendimento aos requisitos normativos;

Follow up diário da evolução da implantação ao PMO do Projeto;

Destacando à obtenção da Certificação por organismo independente (Fundação Vanzolini), empresa de logística fluvial no Brasil.

Coordenador de Meio Ambiente (2009 - 2019)

Cargo:
Coordenador de Meio Ambiente
Período:
até
Área de Atuação:
Transportes (Suprimentos)
Nível Hierárquico:
Supervisão / Chefia (Profissional)
Empresa:
Viaquatro e Viamobilidade - Grupo CCR
Segmento:
Transporte de Passageiros
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Gerenciamento das rotinas de atendimento e manutenção dos requisitos do contrato financiamento internacional, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), referente aos quesitos ambientais, sociais (responsabilidade), saúde e segurança, destacando a internalização dos relatórios trimestrais de conformidade ambiental e social: aproximadamente R$ 200k de economia/ ano, total de economia R$ 1.000.000 no período de 2012 a 2016;

Representante ambiental e segurança do trabalho junto à Comissão de Intermediação (CMCP - Governo do Estado) entre Cia. do Metropolitano e Concessionária, bem como com os demais órgãos licenciadores;

Implantação, planejamento, organização e controle do projeto de internalização do gerenciamento de resíduos (equipe, equipamentos e fornecedores), liderando equipe com 09 colaboradores por período de 08 anos, destacando uma economia aproximada de R$ 250k de economia/ ano, totalizando economia de R$ 1.500.000 no período de 2013 a 2018;

Experiência nos trâmites de licenciamento ambiental, saúde e segurança do trabalho (Federal, Estadual e Municipal),

CETESB, IBAMA, MTE, COBOM, vigilância sanitária, polícia civil, federal, exército, destaque para a internalização da obtenção e Manutenção dos licenciamentos ambientais, bem como por exemplo: produtos químicos controlados e outorga de poço artesiano e vigilância sanitária para abastecimento alternativo de água para consumo humano;

Ênfase de resultado financeiro, para a internalização dos relatórios anuais de conformidade ambiental, junto à CETESB: Aproximadamente R$ 40k de economia/ ano, com total de economia R$ 280.000 no período de 2012 a 2018;

Gerenciamento das rotinas de implantação e manutenção de sistema de gestão integrada (qualidade, meio-ambiente, saúde e segurança do trabalho), com relevância para a elaboração de macroprocesso, políticas, metas, banco de indicadores, procedimentos, instruções, formulários, controle de documentos, análise críticas, não conformidades, bem como atuando no planejamento, organização, realização e acompanhamento das auditorias interna e externa, atento na identificação de oportunidades de melhoria, com foco em preparar treinamentos, capacitar e manter o quadro de auditores internos;

Mapeamento, levantamento, planejamento e organização de matriz de aspecto/ impacto e perigos/ riscos, de acordo com as diretrizes definidas, bem como, atuando no levantamento e mapeamento de risco, apoiando na realização de simulados, com destaque no desenvolvimento, planejamento, organização e realização dos relatórios pré e pós-simulados;

Conhecimento dos programas de segurança e saúde (PCMSO, PPRA e CIPA), bem como implementação das NR's aplicáveis e dimensionamento de SESMT;

Experiência em projetos incentivados e programas de sustentabilidade, no que tange aos aspectos econômicos, sociais/ culturais e ambientais, por meio das melhores práticas do mercado, destacando GRI - global report iniciative, CDP - carbon disclosure project; GEE – gases do efeito estufa; ISE - índice de sustentabilidade empresarial, etc.

Analista de Planejamento e Controle (2002 - 2008)

Cargo:
Analista de Planejamento e Controle
Período:
até
Área de Atuação:
Meio Ambiente/ Ecologia/ Engenharia de Meio Ambiente (Engenharia)
Nível Hierárquico:
Analista (Informática)
Empresa:
Cavo Serviços e Saneamento - Grupo Camargo e Correa
Segmento:
Outros Setores
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Gerenciamento de rotinas financeiras (centros de custos e projetos), no que tange a gestão do planejamento estratégico anual (real vs orçado), provisões de tendências trimestrais, conferência, coleta de dados e análise das despesas, bem como confecção de apresentação de resultados, por meio de tabelas e gráficos de performance para posicionamento à gestão (diretoria);

Gerenciamento da rotina de faturamento mensal da unidade, por meio da coleta de dados, conferência e emissão da NF-e (SAP e NF-eletrônica);

Atuação como representante do sistema de gestão integrada (ISO 9.001, 14.001 e 18.001), no que tange o monitoramento e controle do banco de indicadores, matrizes de aspectos/ impactos e perigos/ risco, matrizes de registros, lista mestra, tratamento de não-conformidades, análise crítica, desenvolvimento e revisão de procedimentos, instruções e formulários, garantido a eficácia do sistema nas auditorias internas e externas;

Execução do trâmite logístico/ técnico, no que tange a realização de transporte de produtos perigosos, em atendimento as legislações vigentes nas esferas Federais, Estaduais e Municipais, garantido o correto transporte dos resíduos;

Implantação e manutenção de gerenciamento de resíduos (coleta seletiva) em sites de clientes, visando à obtenção e manutenção das certificações ISO 9.001, 14.001 e OHSAS 18.001, pertinentes ao controle, monitoramento e emissão dos documentos referente aos resíduos Classe I "perigosos" e Classe II "comuns e recicláveis".


Outras Experiências Profissionais

Carreira desenvolvida na área de Qualidade e Meio Ambiente, com abrangência em saúde, segurança do trabalho e sustentabilidade em empresas do ramo de serviços ambientais, metroferroviário e logística fluvial;

Experiência em liderança de equipe, planejamento, controle de cronogramas, gestão do orçamento (real x orçado), implantação e manutenção de licenciamento (municipal, estadual e federal);

Habilidade na implantação de sistema de gestão integrada, com foco em Qualidade (ISO 9.001/ 2015), Meio Ambiente (ISO 14.001/ 2015) e Saúde/ Segurança (OHSAS 18.001 - ISO 45.001);

Implantação de projetos incentivados e programas de sustentabilidade como GRI, Leis Rounet, Audiovisual, Incentivo ao Esporte, etc;

Interlocutor com os órgãos licenciadores e agentes financiadores, visando à mitigação de perdas e sustentabilidade do negócio, alinhado com a segurança empresarial da companhia;

Conhecimento de Software SAP, no que tange aos módulos Módulos de CO/ MM/ PM/ SD e Key User nos módulos de DMS e QM, com ênfase no desenvolvimento e parametrização, bem como aplicação de treinamentos/ capacitação dos colaboradores.


Formação Acadêmica

Engenharia Ambiental

Curso:
Engenharia Ambiental
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Universidade Cruzeiro do Sul
Período:
até

Gestão e Educação Ambiental

Curso:
Gestão e Educação Ambiental
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Centro Universitário de Maringá
Período:
até

Direito

Curso:
Direito
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Universidade Paulista
Período:
até

Outros Cursos

Formação acadêmica Complementar:

Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho - Universidade Cruzeiro do Sul - Cursando com previsão de término em 2021;

MBA em Gestão Empresarial - Universidade Paulista - Concluído em 2011


Conhecimentos Gerais

Estação de Tratamento de Água e Esgoto - TEGA Eng. - São Paulo l 2017;

PDG – Programa de Desenvolvimento Gerencial - Outdoor Adventraining - São Paulo l 2016;

Auditor Interno Integrado ISO 9001;2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007 - SGS - São Paulo - 2016;

Legislação de Produtos Químicos - Realiza - São Paulo - 2015;

Formação Abordagem de Risco nas Normas de Sistema de Gestão - SGS - São Paulo - 2015;

Usuário Chave Módulos SAP DMS e QM - Grupo CCR - São Paulo - 2012;

Business Processes in Plant Maintenance (PM) - SAP - São Paulo - 2009;

Business Processes in Quality Management (QM) - SAP - São Paulo - 2009;

Business Processes in Document Management (DMS) - SAP - São Paulo - 2009;

Business Processes in Life-Cycle Data Management - SAP - São Paulo - 2009.


Idiomas

  • Inglês - Intermediário
  • Espanhol - Básico