Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: Graduado em Engenharia Química em 1984 pela Escola de engenharia Mauá e pós graduado em Gestão Empresarial e Tecnológica para a Indústria Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Principais competências:

- Sólida experiência no gerenciamento de equipes de engenheiros e técnicos atuando no controle e desenvolvimento de processos industriais na área de química, com foco em segurança de processo, otimização de desempenho, qualidade, apoio operacional na solução de problemas e desenvolvimento de produtos orientados ao cliente.

- Conhecimento profundo em processos de produção de polietilenos (baixa densidade, alta densidade e linear) e copolímeros EVA, com destaque para as tecnologias Phillips Loop-Slurry, Ineos Loop-Slury e Alta Pressão Autoclave & Tubular.

- Amplo conhecimento de processos químicos e petroquímicos em geral e sistemas de controle e automação industrial.

- Experiência na condução de projeto de grande porte de nova unidade petroquímica de produção de polietileno, incluindo comissionamento e partida de complexo petroquímico no exterior.

- Experiência em planejamento e controle de produção.

- Experiência em negociação de contratos de compra de energia elétrica e matérias-primas.

- Conhecimento de ferramentas da qualidade e técnicas estatísticas e condução de auditorias.

- Fluência em leitura, escrita e conversação em língua inglesa e espanhola.

- Domínio de ferramentas do MS Office, incluindo Excel avançado.

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileiro
Data de Nascimento:
(57 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Mooca
Cidade:
São Paulo - SP
País:
Brasil
CEP:
03124-010

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 10.001 até 15.000
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Consultor de Engenharia de Processo (2015 - 2016)

Cargo:
Consultor de Engenharia de Processo
Período:
até
Área de Atuação:
Química/ Engenharia Química (Engenharia)
Nível Hierárquico:
Supervisão / Chefia (Profissional)
Empresa:
Braskem / Rdcal Consulting
Segmento:
Químico e Petroquímico
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: - Condução do comissionamento, testes e início de operação da unidade de preparação de catalisadores de cromo, destinados à produção de polietileno de alta densidade.

- Planejamento e organização das atividades da área de engenharia de processos de polietileno, nas fases de comissionamento, partida e operação estável das unidades de produção.

- Apoio à operação inicial de duas linhas de produção de polietileno de alta densidade e uma linha de produção de polietileno de baixa densidade: identificação e solução de problemas.

- Definição de condições de processo e procedimentos operacionais orientados ao atendimento a requisitos de qualidade de produtos, segurança de processo e ambiental e rentabilidade.

- Apoio à condução de projeto de melhoria, resultando em maior operabilidade das linhas de produção de PEAD e minimizando a inserção de riscos de segurança de processo.

Gerente de Processo (2008 - 2010)

Cargo:
Gerente de Processo
Período:
até
Área de Atuação:
Química/ Engenharia Química (Engenharia)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Quattor
Segmento:
Químico e Petroquímico
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Gerenciamento de equipes de engenharia de processo, automação industrial, controle de qualidade e segurança industrial, em três unidades de produção de polietileno em São Paulo e Rio de Janeiro. Realizações principais:

- Estruturação de equipes e implementação dos processos de trabalho nas quatro disciplinas sob minha responsabilidade.- Implantação de processo sistematizado de análise de riscos de processo (Hazop / Lopa).

- Desenvolvimento do portfólio de produtos para as plantas industriais – definição de condições de processo para a obtenção de produtos orientados às necessidades dos clientes.

- Gestão de projetos de investimentos e ações de melhoria com foco em desempenho técnico/econômico, qualidade, segurança e desempenho ambiental.

- Apoio à operação das unidades industriais - análise de desempenho, identificação e solução de problemas, capacitação.

- Atualização tecnológica das unidades industriais, interagindo com licenciadores de tecnologias e outras referências internacionais de excelência.

- Estabilização operacional de duas novas unidades industrial de produção de polietileno, com foco em qualidade dos produtos, segurança de processo e desempenho econômico, em cenário adverso de escassez de matéria-prima.

- Estudos e definição das alternativas mais adequadas para o rearranjo das unidades de produção de polietileno em São Paulo no médio e longo prazos, buscando as configurações de máxima rentabilidade em diferentes cenários projetados.

Coordenador de Processo - Projeto de Nova Unidade (2005 - 2008)

Cargo:
Coordenador de Processo - Projeto de Nova Unidade
Período:
até
Área de Atuação:
Química/ Engenharia Química (Engenharia)
Nível Hierárquico:
Profissional especializado com curso superior (Profissional)
Empresa:
Polietilenos União/unipar
Segmento:
Químico e Petroquímico
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: - Participação ativa no processo de seleção da tecnologia de produção entre os principais concorrentes internacionais, incluindo análise comparativa de desempenho técnico e econômico e visitas a plantas em operação em diferentes países.

- Coordenação das atividades de engenharia de processo nas fases de definição de bases de projeto, análise do projeto de processo do licenciador de tecnologia (Chevron-Phillips), desenvolvimento das etapas de engenharia básica e engenharia de detalhamento junto a empresas de engenharia nacionais e internacionais.

- Coordenação e participação em atividades de transferência de tecnologia / treinamentos com empresa licenciadora da tecnologia do processo nos EUA.

- Participação ativa no processo de seleção de fornecedores internacionais dos equipamentos e sistemas mais críticos do processo de produção, e definição de bases de projeto e requisitos de suprimento junto aos fornecedores selecionados.

- Coordenação de trabalhos de preparação da planta, início de operação e análise de comprovação de capacidade.


Outras Experiências Profissionais

Outubro/1985 a Abril/2005.

Poliolefinas/OPP/Polietilenos União.

Cargos: Engenheiro de Processo Jr/Pleno/Sênior.

- Elaboração do programa de produção de unidade de polietileno, como resultado de informações e negociações envolvendo as necessidades dos clientes (demanda comercial), sequenciamento otimizado da produção (qualidade e custos), disponibilidade e situações circunstanciais do fornecimento de matérias-primas, planejamento de paradas de manutenção, etc.

- Condução de processo de avaliação técnico-econômica e seleção de fornecedores de energia elétrica, e negociação para elaboração de contrato de compra e venda de energia.

- Participação ativa no projeto de automação de unidades de produção de polietileno, incluindo definição de requisitos de desempenho, configuração das malhas de controle e intertravamentos de segurança e análise de desempenho.

- Implantação de projetos de melhoria das unidades de produção, incluindo equipamentos, sub-processos e analisadores de campo.

- Participação ativa no processo de implantação do sistema de qualidade na organização, com adequação dos procedimentos e práticas aos requisitos da norma ISO 9001 e condução de auditorias da qualidade internas e em fornecedores.

- Elaboração e implantação de sistema computacional de informações de produção, para geração de relatórios de análise gerencial e consolidação dos dados de desempenho das unidades de produção.


Formação Acadêmica

Getiq - Gestão Empresarial e Tecnológica para a Indústria Química

Curso:
Getiq - Gestão Empresarial e Tecnológica para a Indústria Química
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Ufrj - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Período:
até

Engenharia Química

Curso:
Engenharia Química
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Escola de Engenharia Mauá
Período:
até

Outros Cursos

- Certificação CQE - Certified Quality Engineer pela ASQ - American Society for Quality.

- Certificação CQA - Certified Quality Auditor pela ASQ - American Society for Quality.

- Auditor da Qualidade - ABCQ - Associação Brasileira de Controle da Qualidade

Curso de 96 horas e aprovação em exame teórico e prático – 1992

- Lead Assessor - David Hutchins International (UK) - IQA accredited

Curso de 40 horas e aprovação em exame teórico e prático.

- Controle Estatístico de Processo para Indústrias de Processo Contínuo

Fundação Carlos Alberto Vanzolini, USP.

- Treinamento em Processo de Produção de Polietileno Loop-Slurry - ChevronPhillips Chemical Corp. – Houston, EUA.

- Gerenciamento de Projetos - ESI / IIR – International Institute for Research.

- Liderança Situacional - CPB – Gemark.

- Configuração do Sistema PlantWeb Delta V & Controle Avançado de Processos - Emerson Process Management - Cursos com 80 horas no total


Conhecimentos Gerais

- Forte base conceitual em qualidade, tendo obtido certificações internacionais CQE (Certified Quality Engineer) e CQA (Certified Quality Auditor) pela ASQ - American Society for Quality.

- Domínio de ferramentas de informática, especificamente MS Excell, MS Word e MS PowerPoint, e sistemas EMS (SAP, Datasul).


Idiomas

  • Inglês - Fluente
  • Espanhol - Fluente
  • Português - Fluente