Ir para o conteúdo
Navegação:

Dados Pessoais

Nacionalidade:
Brasileiro
Data de Nascimento:
(44 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
Conceição
Cidade:
Osasco - SP
País:
Brasil
CEP:
06140040

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 4.001 até 5.000
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Consultor (2019 - 2020)

Cargo:
Consultor
Período:
até
Área de Atuação:
Internet/ E-Commerce/ E-Business/ Web/ Web Designer (Informática)
Nível Hierárquico:
Outros (Profissional)
Empresa:
Instituto de Mudanças Climáticas (imc) – Governo do Acre
Segmento:
Órgãos públicos
Porte:
Pequena - entre 20 e 99 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Trabalhei na comunicação do IMC e do Programa REM/KfW com produtos

impressos, digitais e na gestão e hospedagem dos sites do IMC e do SISA. Apresentações PPT, folders, relatórios e brindes para participação em eventos climáticos internacionais. Mitigação de incidentes de segurança nos sites Wordpress da instituição e cards para redes sociais.

Gerente de Tic (2011 - 2019)

Cargo:
Gerente de Tic
Período:
até
Área de Atuação:
Informática /TI / Engenharia da Computação (Informática)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Secretaria de Estado de Planejamento do Governo do Acre
Segmento:
Órgãos públicos
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Janeiro a Junho de 2019 | Terceirizado

Contratado pela Unidade de Gestão do PDSA /BID através da TÜV Rheinland para ajudar na construção do novo Sistema Integrado de Gestão, em janeiro estive diretamente envolvido na manutenção das atividades básicas de TIC da instituição e no Compliance da mesma, particularmente na guarda dos Dados durante o processo de transição de gestão. De fevereiro a abril retornei a minha função original na Instituição como Designer, produzindo apresentações e marcas ao mesmo tempo que participava das discussões de formatação do novo SIG, da organização das Oficinas de Planejamento Estratégico e da viabilização da estrutura tanto para a microinformática como para a infraestrutura com equipamentos e licenças, junto ao Proser/BIRD – trabalho que vinha tendo continuidade até o começo de junho. Após a aprovação da fusão da Seplan e da SGA na SEPLAG, apresentei às camadas superiores uma proposta de Protocolo de Integração para organizar a junção de serviços e recursos computacionais.

Março de 2011 a Dezembro de 2018 (gestão anterior)

Prestador de Serviço, terceirizado e Cargo comissionado

Inicialmente convidado para ser o diagramador residente, em novembro de 2011 passei a acumular a responsabilidade pela Divisão de tecnologia. Embora o trabalho como designer tivesse como carro chefe a confecção de apresentações e diagramação de projetos, diversos outros produtos eram desenvolvidos. Como responsável pelo setor de TI, iniciei a estruturação do setor a partir de um plano de metas e a articulação institucional interna para a viabilização do mesmo. Suporte ao usuário, guarda dos dados e monitoramento da rede compunham o portfólio básico do setor, ao qual agregamos um considerável arco de atividades como licitações, consultoria e monitoramento de ações relacionadas. Na gestão seguinte, a partir de 2015, já com a equipe fortalecida, tivemos o aprimoramento dos processos de Governança em TIC e a mudança de foco de área meio para área fim. Passamos a dividir espaço e tarefas com uma nova divisão que foi criada exclusivamente para desenvolvimento, além de mais uma divisão exclusiva para comunicação, com jornalista e designer residentes e profissionais agregados em períodos diversos para execução de projetos maiores.

Designer (2003 - 2011)

Cargo:
Designer
Período:
até
Área de Atuação:
Internet/ E-Commerce/ E-Business/ Web/ Web Designer (Informática)
Nível Hierárquico:
Diretoria (Profissional)
Empresa:
Seringal.com / Soluções para um Mundo Simples :: Escritório de Design
Segmento:
Internet
Porte:
Pequena - entre 20 e 99 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Desenvolvi diversos trabalhos usando tecnologias relacionadas à web desenvolvendo plataformas de gerenciamento de conteúdo e administrando infraestrutura, entre outras atividades em regime terceirizado para Agências ou diretamente para artistas, parlamentares, empresas, ONG's e instituições governamentais. Gerenciava e/ou hospedava domínios para diversos clientes de Rio Branco, São Paulo, Brasília e Cobija. Para todos os sites que confeccionei, ministrava treinamento na ferramenta utilizada. Eventualmente também ministrava aulas sobre MacIntosh, ferramentas web e de design. Também prestei consultoria continuada em TIC a praticamente todas as Agências, Gráficas e Produtoras da cidade, seja montando redes, migrando plataformas ou consertando e ajustando equipamentos.


Outras Experiências Profissionais

Departamento Estadual de Água e Saneamento - DEAS

Novembro de 2010 a janeiro de 2011

Trabalhei na área de TI da instituição com suporte ao usuário e manutenção de computadores. A principal tarefa foi iniciar o processo de migração para o Sistema Operacional Linux. Auxiliei também na retomada do site da instituição.

Secretaria de Comunicação do Estado do Acre

Janeiro a Dezembro de 2006

Contratado para cobrir a ausência de um funcionário do setor, participei da equipe que desenvolveu o novo site do Governo migrando para o modelo dinâmico, auxiliei em diversos níveis, setores do mesmo a se posicionarem na web, confeccionei hotsites estáticos, dirigi uma pequena equipe que migrou parte do conteúdo do antigo site para o novo e manteve o site antigo rodando em paralelo. Iniciei a discussão sobre as bases da atual agência de notícias do Acre como licenças x conteúdo gerado e discuti com o setor de TI de então a uniformização de ferramenta que foi depois indicada para o desenvolvimento de todos os websites governamentais e foi usada por 12 anos.

Prefeitura Municipal de Rio Branco

Março de 2005 a Dezembro de 2007

Redesenhei o portal da Prefeitura a partir das diretrizes da secretaria de comunicação e Gerência de Tecnologia, co-dministradoras do mesmo, propondo uma nova abordagem para simplificar a navegação na página. Num segundo momento fui contratado para prestar suporte técnico, ajudar a alimentar e auxiliar na confecção das áreas reservadas aos demais setores.

Consórcio Social da Juventude

Fevereiro a Julho de 2005

Projeto ligado ao programa Primeiro Emprego do Ministério do Trabalho. Assessorei diagramando informativos, folders, cartaz e confeccionando a marca e a página web.

Também assessorei na definição, seleção e aquisição de todo o equipamento de informática para os laboratórios e área administrativa. Montei duas redes independentes e auxiliei na seleção de instrutores.

Secretaria de Modernização e Tecnologia da Informação

Julho a Dezembro de 2004

Trabalhei no desenvolvimento de interfaces para aplicativos web em Java e PHP desenvolvidos pela equipe de programadores da Secretaria para demais órgãos do governo - rodam na Intranet. Também fiz layouts para alguns sites que foram executados pelos funcionários do setor.

Assessoria de Imprensa do Governo do Acre

Agosto de 1999 a Dezembro de 2002

Trabalhei como webdesigner do primeiro site do governo do Acre. Embora não tivesse autorização para mudar o layout da mesmo pude efetuar mudanças que o tornou mais

prática e agreguei considerável conteúdo - a ponto de, em 2001 ser considerada pelo Jornal O Estado de São Paulo como o maior site governamental do país. Trabalhei também

confeccionando cartazes, informativos, folders e outros impressos para diversas secretarias de Estado, além de CDs multiplataforma e websites de toda espécie - temporários, especiais, comemorativos e institucionais.

Jornal A Semana, depois Diário da Tarde

1998 a 1999

Trabalhei como diagramador e administrador da rede local.

Secretaria de Estado de Saúde do Governo do Acre

1994 a 1996

Como Técnico Administrativo colaborei informalmente com diversos setores da Secretaria no início do processo de informatização da mesma.

OUTRAS EXPERIÊNCIAS

2002 - Ministrei aulas de introdução à informática a professores e funcionários da rede estadual de Educação no Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr;

2000-2005 - Consultoria e implantação de Sistemas de Automação e Redes em empresas e instituições em Rio Branco, Xapuri, Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija, na Bolívia;

1998-99 - Confeccionei e alimentei um site especializado em mp3. Na época, por ser uma tecnologia emergente e graças a alguns hacks, o site aparecia entre os primeiros nas máquinas de pesquisa o que me rendeu entrevistas em jornais de âmbito nacional e um emprego na área;

1996-1999 - Fazendo manutenção de computadores e redes para pessoas físicas e jurídicas e prestando serviços para a revenda local da Itautec (MicroDados) e a representante local do antigo BBS SCAM, depois Mandic – provedor de Internet;

1996 - Durante alguns meses editei um suplemento de Informática - 0&1, que era encartado, aos domingos, no jornal O Rio Branco. Graças ao sucesso do periódico eu

consegui meu primeiro emprego com carteira assinada;

1994-1997 - Trabalhei como diagramador freelance e suporte técnico para diversas Gráficas e Editoras de Rio Branco;

1993 - Foca, aprendiz de jornalista, na redação do jornal O Acre;

1990-1994 - Trabalhei como aprendiz de diagramador, ainda no processo manual, para diversos Informativos Sindicais;


Formação Acadêmica

Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação

Curso:
Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Ceuclar
Período:
até

Outros Cursos

:: CURSOS E WORKSHOPS

Janeiro de 2014

Oficina de Design de Apresentação La Gracia.

Compreensão & Roteiro;

Design Aplicado ao PowerPoint e Performance

Março de 2014

Workshop: Animação no PPT - La Gracia

Agosto de 2017

State of The Art Presentations - SOAP Apresentações - Como construir uma apresentação de alto impacto & Visual

A Estratégia por trás da Comunicação Visual

CONGRESSOS TIC

Edições de 2015 e 2017: Congresso de Informática de

Inovação e Gestão Pública – CONIP.


Conhecimentos Gerais

Por ter começado a estudar antes da hora e possuir um ensino fundamental sólido aprendi não somente a ser autodidata mas a gostar de estudar. Essa skill tem me diferenciado durante a carreira pois desde que comecei a trabalhar em editoras e jornais locais, por ter conhecimento em manutenção de hardware e software, já acumulava funções e um salário diferenciado. Quando cheguei no setor público, após a quase falência do setor gráfico na região, já estava estudando linux e já era conhecido das equipes pois tinha alguns sites pessoais como portfólio e havia editado um suplemento de informática para um jornal local. Tanto na Comunicação do Estado quanto da Prefeitura eu era contratado por uma, mas efetivamente trabalhava para duas: SECOM e TIC. Quando me retirei para meu projeto pessoal, a disposição para estudar me permitiu atuar também como consultor e/ou professor, repassando as novas tecnologias. O processo constante de reinvenção me levou de volta ao governo, desta vez para a SEPLAN do Estado onde comecei como designer, principalmente no desenvolvimento de apresentações e, logo depois, assumindo a gestão da TIC - depois liderando equipes. Mais recentemente, trabalhando como consultor para o Instituto de Mudanças Climáticas através do KfW, até por conta da equipe reduzida eu levei esse caráter bombril da minha carreira a extremos onde assessorava desde a diagramação de produtos impressos à mitigação de ataques aos sites da instituição


Idiomas

  • Inglês - Básico
  • Espanhol - Básico