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Mini-currículo: JOSÉ CARLOS S. LEITÃO FILHO

Rua Miguel Lemos 119/1001 Tels.: (**) ****-**** e (**) ****-****

Rio de Janeiro, RJ – 22071-000 *********@*****.***

OBJETIVO

Atuação executiva na Área de Marketing

PRINCIPAIS QUALIFICAÇÕES

• Profissional com 11 anos de experiência de gestão na área de Marketing, com ampla visão de negócios e grande conhecimento do processo de planejamento estratégico e tático.

• Grande domínio da Área Mercadológica nos aspectos de elaboração de pesquisas de mercado, avaliação da qualidade, com capacidade analítica para tratamento de dados visando o desenvolvimento de novos Produtos e Serviços.

• Competência na definição de estratégias para ampliar base de clientes e gerar crescimento em novos segmentos de mercado, através da melhoria e criação de novos serviços.

• Ampla experiência na gestão de Recursos Humanos voltada para a seleção, desenvolvimento e treinamento de profissionais que atuam na linha de frente na prestação de serviços.

• Vivência no setor de transporte de passageiros, inclusive em sistemas operados sob concessão, como a SuperVia e a CBTU.

• Capacidade de adaptação e atuação em ambiente diverso e adverso, com grande experiência na negociação com clientes, mídia, poder concedente e agências reguladoras, sendo um dos porta-vozes da empresa nos últimos quatro anos.

• Estilo de liderança voltado para a aproximação com as pessoas, buscando o entendimento e o melhor alinhamento na obtenção dos objetivos corporativos.

• Inglês fluente, francês intermediário e espanhol básico.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

SUPERVIA 1998 a 2010

Concessionária responsável pela gestão do Sistema de Trens Urbanos do Rio de Janeiro, empresa controlada por fundos de investimentos com um faturamento de R$ 296 MM.

Diretor Adjunto de Marketing e Recursos Humanos – mai/06 a jul/10

• Defini um Programa Plurianual de Ações Estratégicas para mudar a imagem da empresa, aumentar seu “market share”, lidar com o problema dos detratores e reduzir o “churning”, contemplando as seguintes ações

• Defini estratégia para ampliar a base de clientes e gerar crescimento em segmentos de mercados de baixa captação, através da melhoria e criação de novos serviços, além do estabelecimento de metodologia subsidiária ao processo decisório

• Estruturei a estratégia de marketing para a implantação do novo sistema de bilhetagem

• Estabeleci as estratégias para solucionar problemas relacionados à alta rotatividade da linha de frente, fraudes nas vendas, reclamações sobre atendimento e vendas, e desmotivação de certos setores

• Organizei internamente a realização de “Due Diligence” para diversos grupos de investidores no período de ”start up” da empresa.

• Coordenei junto às diversas áreas técnicas da empresa a coleta de dados de custos e de investimentos para a preparação de relatórios.

• Desenvolvi Planos Estratégicos de Transporte para o Business Plan da Empresa.

• Implantei uma metodologia para análise e acompanhamento de demanda de passageiros.

• Coordenei a implantação de ações de curto prazo para a melhoria da imagem dos serviços junto com consultoria internacional.

Dados Pessoais

Data de Nascimento:
(64 anos)
Sexo:
Masculino

Endereço

Cidade:
Rio de Janeirp - RJ
País:
Brasil

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
Não informado
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Consultor (2010 - atual)

Cargo:
Consultor
Período:
até Atual
Empresa:
Consultor
Segmento:
Logística / Armazéns
Porte:
Pequena - entre 20 e 99 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: • Participação como consultor para elaboração do Plano Estadual de Logística de Cargas para o Estado do Rio de Janeiro. Estudo de Mercado Potencial. Análise de Infraestrutura de Logística. Plano de Comunicação aos Stakeholders.

. Participação como consultor (junto a empresa Sysfer) no Estudo da Ligação Ferroviária entre Ambaí e Porto do Açu, no litoral norte do Rio de Janeiro, interligando as redes das Concessionárias MRS e FCA, para a Empresa LLX – Estudos de Demanda, Análise de Capacidade, Aspectos Regulatórios de Preços de Transporte em Concessões Ferroviárias.

• Pesquisa de Avaliação da Qualidade do Serviço nas empresas de transporte rodoviário de passageiros para a ANTT (junto as empresas NSXT/Transplan).

• Estudo de Demanda e Adequação de Capacidade para o sistema Mina-Ferrovia-Porto da Empresa Anglo Ferrous do Amapá (junto a empresa Sysfer).

• Estudo de Valoração dos Ativos e das Compensações Financeiras ao Poder Concedente relativos aos Trechos Ferroviários Concedidos com serviços descontinuados, e em processo de devolução (junto a empresa Sysfer).

• Sistematização do acompanhamento dos investimentos da concessionária SuperVia para a Secretaria de Estado de Transportes.

• Estudo do Trem Tipo / Dimensionamento de frota e tarifas de transporte para o transporte de minério de ferro – Centaurus Metals (junto a empresa Sysfer).

Diretor Adjunto de Marketing e Recursos Humanos (1998 - 2010)

Cargo:
Diretor Adjunto de Marketing e Recursos Humanos
Período:
até
Empresa:
Supervia
Segmento:
Transporte de Passageiros
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: • Defini um Programa Plurianual de Ações Estratégicas para mudar a imagem da empresa, aumentar seu “market share”, lidar com o problema dos detratores e reduzir o “churning”, contemplando as seguintes ações:

o Criei o Programa de Ambientação de Estações, com revisão da comunicação visual, implantação de novos postos de atendimento ao cliente e criação do conceito de áreas de convivência. Até jul/2010, foram implantadas 30 estações.

o Desenvolvi um programa de relacionamento com a implantação de visitas para crianças e adultos às instalações da empresa. Resultado: mais de 1.500 crianças visitam a empresa anualmente e são realizados cerca de 15 encontros anuais com clientes.

o Desenvolvi um programa de fidelização com incentivo às vendas de crédito em cartão moedeiro, criando promoções em datas especiais. Resultado: regularmente são realizadas cinco promoções ao longo do ano.

o Implantei processos de comunicação com clientes nas estações e a bordo dos trens para a veiculação de mensagens educativas e orientativas nos casos de contingências operacionais. Resultado: Criação de manual de mensagens padronizadas e redução para uma média de 5 minutos entre um problema e sua informação.

o Elaborei nova estratégia de treinamento e tratamento ao cliente com foco na humanização do serviço. Resultado: criação de uma campanha de comunicação baseada na valorização e autoestima dos indivíduos, tendo como tripé: os lugares, as pessoas e os profissionais.

o Defini as diretrizes para estabelecimento de um programa de educação ambiental (descarte, coleta e reciclagem de lixo), em parceria com ONG.

• Defini estratégia para ampliar a base de clientes e gerar crescimento em segmentos de mercados de baixa captação, através da melhoria e criação de novos serviços, além do estabelecimento de metodologia subsidiária ao processo decisório:

o Implantei rotinas de coleta e análise de dados, e pesquisa com clientes e não-clientes para avaliação da imagem e qualidade, a fim de aprimorar os serviços existentes e servir de diretrizes para o planejamento estratégico da empresa. Resultados: Alteração nos processos de vendas e ambientação das estações; novos serviços; revisão de rotinas de atendimento ao cliente.

o Desenvolvi novos serviços de transporte, gerando cinco novas linhas de operação e contribuindo para um crescimento médio anual acima de 10% a.a. desde 1999.

o Reformulei e alterei o nível de serviço de uma linha exclusiva de ônibus (Central–Carioca), que começou a operar com identidade própria e serviço diferenciado, passando de 75.000 passageiros/mês para 178.000 passageiros/mês.

o Desenvolvi um sistema integrado com mais de 100 linhas de ônibus, inclusive com o Metrô. Resultado: Passageiros integrados representam 24% dos embarques no sistema.

• Estruturei a estratégia de marketing para a implantação do novo sistema de bilhetagem:

o Desenvolvi uma família de cartões de passagens, criando um cartão moedeiro para vendas antecipadas (desenvolvimento de todo o ciclo de criação). Resultado: As vendas antecipadas atingiram 25% com cartão próprio e 42% com cartão de outra operadora.

o Defini as diretrizes de comunicação e informação aos clientes dos novos cartões, suas regras de uso e as mudanças no processo de vendas.

o Estabeleci regras de negócios para os cartões da SuperVia alterando os protocolos de acesso, reduzindo as fraudes no segmento de cartões gratuitos de 12% para 5,5%.

o Reduzi em cerca de 10% os custos de venda de passagem eliminando cerca de 60 pessoas na linha de frente.

• Estabeleci as estratégias para solucionar problemas relacionados à alta rotatividade da linha de frente, fraudes nas vendas, reclamações sobre atendimento e vendas, e desmotivação de certos setores:

o Redefini novos perfis de cargos para a linha de frente, implantei novos critérios e etapas de seleção, incluindo Pesquisa de Aderência Ética e uso de Predictive Index (PI). Resultado: Renovação de 67% do efetivo e 100% das novas contratações aderentes.

o Implantei processos e padronizei serviços, criei um novo programa de treinamento com foco no atendimento, vendas de passagens e prestação de informações. Resultados: Redução de: a) 8,5 para 2,1 em cada milhão de passageiros, das reclamações por problemas de atendimento; b) 5,8 para 1,8 por milhão nas reclamações sobre vendas.

o Implantei o Programa de Avaliação de Desempenho e Plano de Participação de Resultados, além de Planos Setoriais para os profissionais da linha de frente.

Gerente de Planejamento / Especialista de Planejamento - nov/98 a abr/06

• Organizei internamente a realização de “Due Diligence” para diversos grupos de investidores no período de ”start up” da empresa.

• Coordenei junto às diversas áreas técnicas da empresa a coleta de dados de custos e de investimentos para a preparação de relatórios.

• Desenvolvi Planos Estratégicos de Transporte para o Business Plan da Empresa.

• Implantei uma metodologia para análise e acompanhamento de demanda de passageiros.

• Coordenei a implantação de ações de curto prazo para a melhoria da imagem dos serviços junto com consultoria internacional.

• Dei suporte técnico para a área de marketing para realização de ações promocionais para a divulgação de novos serviços e nova marca da empresa.

Coordenador de Planejamento (1984 - 1998)

Cargo:
Coordenador de Planejamento
Período:
até
Empresa:
Flumitrens - Cbtu
Segmento:
Transporte de Passageiros
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: - Estudos de Viabilidade economico- financeira

- Pesquisas de Mercado

- Estudos Operacionais

- Análise e Desenvolvimento de indicadores de desempenho

- Modelagem de demanda

-


Formação Acadêmica

Mba Executivo

Curso:
Mba Executivo
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Coppead - Ufrj
Período:
até

Mestrado em Engenharia de Transportes

Curso:
Mestrado em Engenharia de Transportes
Nível do Curso:
Mestrado
Instituição:
Coppe- Ufrj
Período:
até

Engenharia Eletrica/telecomunicações

Curso:
Engenharia Eletrica/telecomunicações
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Puc-rio
Período:
até

Outros Cursos

Estatística para Planejamento - ICAT - UDF

Sistemas de Gestão - MUBARACK - consulting

Gestão em sistemas Ferroviários - IFIT - Bélgica


Conhecimentos Gerais

• Grande domínio da Área Mercadológica nos aspectos de elaboração de pesquisas de mercado, avaliação da qualidade, com capacidade analítica para tratamento de dados visando o desenvolvimento de novos Produtos e Serviços.

• Competência na definição de estratégias para ampliar base de clientes e gerar crescimento em novos segmentos de mercado, através da melhoria e criação de novos serviços.

• Ampla experiência na gestão de Recursos Humanos voltada para a seleção, desenvolvimento e treinamento de profissionais que atuam na linha de frente na prestação de serviços.

• Vivência no setor de transporte de passageiros, inclusive em sistemas operados sob concessão, como a SuperVia e a CBTU.

• Capacidade de adaptação e atuação em ambiente diverso e adverso, com grande experiência na negociação com clientes, mídia, poder concedente e agências reguladoras, sendo um dos porta-vozes da empresa nos últimos quatro anos.


Idiomas

  • Inglês - Fluente
  • Francês - Intermediário
  • Espanhol - Básico