Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: Carreira desenvolvida nas áreas de controladoria e finanças corporativas com experiência em segmentos industriais, serviços e gestão de operações. Reportando a conselhos e diretores a posição contábil, financeira, orçamentária e indicadores estratégicos. Com foco em resultado, possuo visão sistêmica e capacidade para desdobrar o planejamento ao dia a dia da operação. Experiência em gestão de projetos de implantação de ERP e planejamento estratégico. Facilidade de relacionamento, boa capacidade de comunicação e liderança das equipes trazendo-as a um patamar que entende o que está fazendo, facilitando o atendimento aos objetivos.

CRC ativo e disponível para trabalhar em outra cidade e estado.

Contador, com especialização em Estratégia e Mestrado em Contábeis.

Dados Pessoais

Nacionalidade:
BRASILEIRA
Data de Nascimento:
(58 anos)
Estado Civil:
Casado
Sexo:
Masculino

Endereço

Bairro:
centro
Cidade:
São Leopoldo - RS
País:
Brasil
CEP:
93010240

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
Não informado
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Administrativo e Financeiro (2012 - 2020)

Cargo:
Administrativo e Financeiro
Período:
até
Área de Atuação:
Administrativa (Administração)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Indústria de Plástico Herc Ltda.
Segmento:
Indústria
Porte:
Média - entre 100 e 499 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Sob minha gestão estavam contabilidade e financeiro, TI, expedição e até recentemente Comex. Mantinha relacionamento com bancos comerciais, assessoria jurídica e auditoria externa. Coordenava o processo de #orçamento anual e apresentava mensalmente aos acionistas uma detalhada análise dos resultados contemplando #cenários econômicos confrontando com as variações entre previsto vs realizado, fluxo de caixa, índices de liquidez, prazos médios, retorno do investimento e retorno do PL entre outras informações. Intensifiquei informatização melhorando compliance e desempenho – sistemas de vendas, suprimentos, custos gerenciais, sistemas de fretes, contabilidade, financeiro e orçamento. Em 2019 participei ativamente na troca do ERP Totvs para #SAP, tendo sido realizada em cinco (5) meses. Implantei o conceito de #dashboard para monitoramento dos principais indicadores da empresa, como vendas, inadimplência e margens de contribuição entre outras informações.

Algumas realizações:

• Implantação de custos gerenciais (margens de contribuição, base para elaborar PV) e redução do CF com implantação de orçamento empresarial.

• Implantação do módulo de suprimentos e recebimento automatizado de NFE.

• Aumento da produtividade do setor financeiro com implantação de 2ª via de boletos pelo portal pelo cliente.

• Automação de processos (criação de robôs para envio de mensagens para clientes, importações em andamento,).

• Aumento da produtividade do processo de devoluções com implantação de espelho de NFE para devoluções.

• Redução do custo de frete na ordem de 1% da RL com implantação de sistema de gestão de fretes.

• Redução do custo do processo de separação de produto pronto (logística) do principal produto com implantação de Kamban na ordem de 6%.

• Aumento da produtividade do setor comercial com implantação de acompanhamento dos pedidos de venda pelo portal e implantação de área para cliente onde ele pudesse verificar as últimas compras e reemitir DANFE quando necessário.

• Redução do tempo de lançamentos contábeis e melhora da assertividade com automação do modulo de importações - importações em andamento

• Implantação do SAP em 5 meses.

• Aumento da produtividade do setor contábil com disponibilização de memória de cálculo do imposto ST (substituição tributária) no portal.

Gerente de Operações da Filial RS (2009 - 2012)

Cargo:
Gerente de Operações da Filial RS
Período:
até
Área de Atuação:
Administrativo/ Operacional (Administração)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Gocil Serviços de Vigilância e Seg.a Ltda
Segmento:
Segurança Patrimonial
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: A gestão abrangia a área financeira, administração de pessoal, recrutamento e seleção, comercial, jurídico e a operação. Iniciei atividade em 2009 em meio a uma crise organizacional. Como resultados iniciais conseguimos estabilizar processos, reduzimos falhas de pagamentos de funcionários e retivemos clientes. Em relação à área Comercial, desenvolvi estratégia refletindo em aumento do volume da carteira e sua qualificação. Sob meu comando, estiveram diretamente 30 pessoas e indiretamente 850. A troca de diretores na matriz desdobrou-se em redução do tamanho das filiais e consequentemente o meu desligamento.

Gestor Administrativo (2008 - 2009)

Cargo:
Gestor Administrativo
Período:
até
Área de Atuação:
Administrativo/ Operacional (Administração)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Cohre - Ong com Sede na Holanda
Segmento:
Entidades Filantrópicas
Porte:
Pequena - entre 20 e 99 funcionários
Origem:
Multinacional

Atividades: O Cohre é uma ONG registrada na Holanda, que tem suas atividades globais geridas por seu escritório em Genebra, Suíça. Eu era responsável pela elaboração do orçamento econômico e financeiro, emissão de relatórios de desempenho mensal com valores orçados versus realizados em moeda estrangeira e apresentação do status dos projetos para Genebra. Encerrei atividade para iniciar na Gocil. Posteriormente, o Cohre encerrou suas atividades no Brasil.


Outras Experiências Profissionais

FAPA – Faculdades Porto Alegrense: Professor Universitário (02/2008 a 07/2018)

Professor do curso de Administração, ministrando as disciplinas de:

- Administração Financeira de Longo Prazo;

- Finanças Internacionais (até 2010);

- Planejamento Estratégico;

- Orientador de TCC,

De 10/2006 a 08/2007 Bumer Ind. Comércio de Artigos Esportivos Ltda. (P.J.)

Superintendente Reporte: Investidores

Assumi a operação em meio a um projeto que tinha como objetivo um forte crescimento. Fui responsável por converter as ideias e ações já realizadas em um Plano de Negócios. Também fui responsável pelas atividades contábil, financeira, custos, faturamento e administração de pessoal.

Ao consolidar o Plano de Negócios, o estudo evidenciou um risco alto de viabilizar o projeto, ocorrendo a partir de então a suspensão.

De 06/2004 a 06/2006 Grupo Pedrozo: Vigilância, Portaria. (P.J.)

Diretor Executivo Reporte: Conselho

Atuei inicialmente com consultor e posteriormente como gestor interino na função de Diretor Executivo. Reestruturei os setores contábil, financeiro, custos, faturamento, administração de pessoal, gestão de contratos, informática e jurídico com significativos resultados para a empresa: em um ano, aumentou em 3% no resultado da empresa. Na operação, realizei alterações visando o fortalecimento dos processos e controles. Apresentava periodicamente relatórios gerenciais com os resultados obtidos ao Conselho Consultivo.

De 01/1997 a 12/2004

Consultorias com a Der Kontroller Assessoria Ltda.

Atividade de consultoria em gestão financeira e estratégica. Além das consultorias realizadas, prestei serviços para Sebrae e AGQ (Associação Gaúcha para a Qualidade).


Formação Acadêmica

Ciencias Contábeis - Financas Corporativas

Curso:
Ciencias Contábeis - Financas Corporativas
Nível do Curso:
Mestrado
Instituição:
Unisinos
Período:
até

Administração

Curso:
Administração
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Unisinos
Período:

Ciencias Contábeis

Curso:
Ciencias Contábeis
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Feevale
Período:
até

Outros Cursos

2020 Aperfeiçoam. Etica nas Empresas FGV

2020 Aperfeiçoam. Apresentação Sistema Tributario Nacional FGV

2005 Extensão Gestão Financeira UNISINOS

2005 Extensão Recuperação de Empresas Judicial e Extra Judicial C.R.A.- P.A.

2001 Aperfeiçoam. Plano de Negócio em Empresas SEBRAE

1998 Aperfeiçoam. Decisão e Gerenciamento de Crédito BRDE

1998 Aperfeiçoam. Análise, Decisão e Gerenciamento de Crédito BRDE


Conhecimentos Gerais

Tive a carreira desenvolvida na área de controladoria com experiência em gestão financeira e orçamento empresarial, contemplando avaliação econômica de projetos, planejamento de longo prazo e gestão do comex. Com experiência em apresentação de resultados para corpo diretivo e conselhos, possuo visão sistêmica com foco em resultados e habilidade para desdobrar o planejamento ao dia a dia. Possuo também grande capacidade de comunicação e liderança das equipes trazendo-as a um patamar que entende o que está fazendo, facilitando o atendimento aos objetivos.

CRC ativo e disponível para trabalhar em outra cidade e estado.

Contador, com especialização em Estratégia e Mestrado em Contábeis.


Idiomas

  • Inglês - Intermediário