Ir para o conteúdo
Navegação:

Mini-currículo: Nos mais de 20 anos em que atuei em Suprimentos, destaco minha visão holística da companhia, visando colher dados para bons negócios. Sempre busquei informações externas sobre o produto, tais como oscilação de preço das commodities, regime tributário, restrições governamentais etc. Através de ferramentas como RFI e RFP, sempre procurei analisar também não só as propostas técnicas dos fornecedores, mas também pontos fortes e frágeis da estrutura geral da empresa. Internamente, me unia com os requisitantes afim de entender a necessidade e também os nossos pontos potenciais e pontos frágeis. Com essa riqueza de dados reunidos, realizei excelentes negócios pontuais e contratos de fornecimento que frequentemente geravam redução de custos para a companhia. Implantação de nova fábrica e novas áreas fabris, troca de matriz energética, troca de sistema (SAP), terceirização da Logística interna, foram alguns dos projetos dos quais coordenei.

Dados Pessoais

Data de Nascimento:
(45 anos)
Sexo:
Masculino

Endereço

Cidade:
Jundiaí - SP

Linha do Tempo


Dados Profissionais

Faixa Salarial:
De 7.001 até 8.000
Trabalha Atualmente:
não

Experiências Profissionais

Administrador (2018 - 2020)

Cargo:
Administrador
Período:
até
Área de Atuação:
Compras (Administração)
Nível Hierárquico:
Gerência (Profissional)
Empresa:
Bubblekill Franquia
Segmento:
Comércio Varejista
Porte:
Microempresa - até 19 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Como franqueado da marca de chás e bebidas Bubblekill, exerci meus conhecimentos para administrar 2 lojas com 4 colaboradoras cada, exercendo todo controle logístico dos produtos, além de efetuar as negociações dos contratos de manutenção, conservação e fornecimento de produtos pela franqueadora. Como membro do Conselho de franqueados, apoiei a franquia nos processos de importação dos produtos, bem como controle de estoques.

Analista de Suprimentos SR. (1994 - 2018)

Cargo:
Analista de Suprimentos SR.
Período:
até
Área de Atuação:
Compras (Administração)
Nível Hierárquico:
Profissional especializado com curso superior (Profissional)
Empresa:
Correias Mercúrio
Segmento:
Mineração, Metalurgia e Siderurgia
Porte:
Grande - acima de 500 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Sólido conhecimento na área de Suprimentos, bem como da importância estratégica dos negócios para margens da companhia. Experiência de 20 anos envolvendo aquisição de improdutivos, MRO, serviços diversos, matéria-prima do segmento de fabricação de borracha, importação e negociação de grandes contratos. A capacidade de atuação em gestões diversas proporcionou a diversificação de função prática, sendo responsável por coordenações tais como: liderança de equipe e coaching para implantação de sistema (SAP), coordenação para estudo e aplicação de redução de custos com desenvolvimento de fontes alternativas de fornecimento em toda cadeia de suprimentos, coordenação de projeto ambiental, estudos de mercado para implantação de estratégias de compras, análise de custos, desenvolvimento de procedimentos de compras e coordenação de suprimentos, desenvolvimento dos KPIs para controle de performance do departamento, desenvolvimento de métodos de avaliação de fornecedores, coordenação e controle de equipe de suprimentos para implantação de nova planta e processos multiplanta. Viagens internacionais, fornecedores, congressos, cursos, além de coordenação de suprimentos em projeto de nova planta no norte do Brasil. Coordenação do Departamento de Suprimentos fazendo a interface com Logística, PPCP e todos as demais áreas da companhia.

Serviços Gerais (1988 - 1994)

Cargo:
Serviços Gerais
Período:
até
Área de Atuação:
Logística/ Suprimentos (Suprimentos)
Nível Hierárquico:
Outros (Profissional)
Empresa:
Farmazém Medicamentos Ltda
Segmento:
Comércio Varejista
Porte:
Pequena - entre 20 e 99 funcionários
Origem:
Nacional

Atividades: Das principais funções exercidas, destaco a Compra e Controle de Estoque de medicamentos e materiais cirúrgicos, além do controle logístico para abastecimento das 3 farmácias da rede. Relações Comerciais com a indústria de medicamentos, bem como toda cadeia de fornecimento do segmento de saúde.


Formação Acadêmica

Gestão Empresarial e Financeira

Curso:
Gestão Empresarial e Financeira
Nível do Curso:
Pós / Especialização
Instituição:
Fundação Getúlio Vargas
Período:
até

Administração

Curso:
Administração
Nível do Curso:
Graduação
Instituição:
Faculdades Padre Anchieta
Período:
até

Conhecimentos Gerais

Resumo da Experiência

- Gestor com 25 anos de ampla e diversificada atuação em segmentos de Manufatura, Commodities, Bens de Capital, Serviços, Farmacêutico e Alimentação

- Atuação como Analista de Suprimentos por mais de 20 anos com foco na área de Supply Chain que abrange Suprimentos, Importação, Logística e PPCP, incluindo desenvolvimento de Projetos tais como implantação de novas fábricas, novas áreas fabris e implantação de sistemas ERP.

- Extensa vivência nacional e internacional no desenvolvimento de fornecedores, em contato direto com inúmeros mercados, efetuando negociações, participando de feiras e eventos, viagens nacionais e internacionais, além de desenvolver estruturas de novas metodologias de fornecimento com o uso de ferramentas como outsourcing, break down, CLM e SRM em contratos, e-procurement, Strategic Sourcing dentre outras.

- Vasta experiência nas compras de matéria-prima no segmento de correias transportadoras / borrachas, MRO, CAPEX, OPEX, improdutivos, serviços, fretes, serviços de obras civis, transporte de funcionários, refeição, facilities, além da condução de BID´s e implantação de aperfeiçoamento de RFIs e RFPs para gestão das categorias.

- Vivência no processo de importação de matéria-prima, bem como com todo processo de gestão de freight forwarder, negociação de incoterms, e todo processo de desembaraço e nacionalização em sintonia com o MRP para controle de prazos.

- Forte habilidade de negociação, além da capacidade de desenvolvimento de equipes para projetos de redução de custos. Habilidade de liderança, capaz de promover e desenvolver pessoas.

Habilidades

- Absoluta preservação dos princípios éticos nos negócios;

- Forte habilidade de negociação com visão holística para os negócios, elencando sempre pontos fortes e frágeis em 3 esferas, sendo interna na companhia (Ex.: liquidez para pagamento X lote reduzido), externa no mercado

(Ex.: variação das commodities X preço fornecedor X preço concorrência) e externa governamental (Ex.: aumento de imposto X regime especial);

- Criatividade no processo de redução de custos conduzido por um ótimo relacionamento com os departamentos da companhia. Cito como exemplo a mudança da matriz energética de caldeiras que conduzi, onde a necessidade era redução de custos do óleo tipo BPF, mas implantamos o GN, que trouxe absurda redução no custo, adequação ambiental e eliminação de passivo trabalhista;

- Seletividade para com os produtos e serviços de modo à empenhar mais energia nos itens que trazem mais redução de custos para a companhia, e operacionalizar sob contratos e acordos de fornecimento os itens que tomam muito tempo e pouco significam nos gastos gerais;

- Forte habilidade de liderança participando ativamente do processo de compra junto à equipe;

- Por fim, destaco a capacidade de planejamento e implantação de projetos e processos, citando como exemplo o sucesso na implantação do SAP, cujo go-live além de não ter atraso ou reprogramação, foi um case de sucesso da SAP Brasil, e sobre o qual me orgulho por ter sido o principal key user à frente de MM com um excelente trabalho de saneamento de dados.


Idiomas

  • Inglês - Intermediário
  • Espanhol - Básico